Nova School of Business and Economics

História Empresarial

Código

1209

Créditos

7,5

Professor responsável

Álvaro Ferreira da Silva

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

Este curso aborda a emergência e o triunfo da empresa moderna. Esta abordagem da história das empresas é feita segundo uma dupla perspetiva: uma análise comparativa sobre a evolução histórica da empresa desde a Revolução Industrial até à atualidade e um estudo das diferentes áreas funcionais da empresa, procurando usar a análise histórica como uma competência adicional para as tomadas de decisão no contexto empresarial.

Pré-requisitos

Conteúdo

- Introdução: as teorias da empresa
- Tradição e inovação: a empresa e a Revolução Industrial
- A emergência da empresa moderna (1850-1914)
- O triunfo do consumo de massas e as estruturas empresariais (1914-1973)
- A empresa numa perspetiva histórica: estratégias, funções e organização
- Estruturas empresariais e crescimento económico no século XX
- Estado e empresa
- Conclusão a empresa moderna: sumário e prospetiva.

Bibliografia

Método de ensino

Método de avaliação

Cursos