
Gestão Internacional
Código
1211
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
7,5
Professor responsável
Sónia Dahab
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
1. Analisar teoricamente o processo de internacionalização da empresa
2. Aplicar conceitos teóricos a estudos de caso e situações reais
3. Compreender as estratégias de internacionalização
Neste curso pretende-se que gestores futuros, que estejam à espera de trabalhar em ou com países em desenvolvimento, uma compreensão da atual realidade económica e que apresentem perspetivas futuras destas nações. O curso vai localizar vários desafios em desenvolvimento, que fazem face às nações pobres, focando-se no papel do setor privado e gestores de negócios, e ainda salientando as implicações para a performance corporativa. Não vai encobrir ao detalhe os desafios das operações internacionais corporativas.
Pré-requisitos
Precedências obrigatórias:
- 1200. Introdução à Empresa
Conteúdo
1. Globalização e Internacionalização de empresas
2. Aspetos culturais, políticos e legais do processo de internacionalização
3. Globalização e Responsabilidade Social da empresa
4. Comércio Internacional e fatores de mobilidade dos recursos produtivos
5. O papel do Governo no comércio internacional
6. WTO e Formação de Blocos Económicos, políticos e estratégicos
7. As estratégias das Multinacionais e novos modos de internacionalização as SME´s
8. Avaliação e Seleção do País/Mercado
9. Estratégias de exportação e importação
10. Investimento direto estrangeiro e formas/estratégias de colaboração
13. Formas de organização das empresas internacionais e modelos
14. Cadeia de suprimento global e novas formas de divisão do trabalho
15. Internacionalização e gestão de Recursos Humanos
Bibliografia
Método de ensino
Método de avaliação
-10% Participação individual em aulas (inclusivamente exercícios)
-20% Apresentação e discussão de casos
-35% Trabalho de grupo
-35% Prova final