Nova School of Business and Economics

Estatística para Economia e Gestão

Código

1305

Unidade Orgânica

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Departamento

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Créditos

7,5

Professor responsável

Ana Amaro e Isabel Reis Dias

Língua de ensino

Português

Objectivos

No dia-a-dia, economistas e gestores são confrontados com processos de tomadas de decisão em contextos de incerteza. A Estatística oferece diversas ferramentas que permitem, através da utilização de dados estatísticos, medir essa incerteza, permitindo dessa forma tomar melhores decisões. A disciplina de Estatística para Economia e Gestão centra-se principalmente na Inferência Estatística cujo objetivo consiste em inferir acerca de caraterísticas particulares de uma dada população utilizando apenas dados amostrais, quer estes sejam observacionais ou experimentais.

Nesta disciplina pretende-se que os alunos aprendam a pensar de forma estatística. Por pensamento estatístico entende-se a compreensão da necessidade, das vantagens e das limitações de dispor de dados e a capacidade de conduzir um estudo estatístico nas suas várias fases, desde a formulação do problema, passando pela recolha de dados e análise estatística, até à interpretação dos resultados. Pretende-se que os alunos reconheçam que o mundo real é um sistema complexo de processos interligados entre si, que existe variabilidade em todos os processos, e que a compreensão e redução da variabilidade é um factor crítico para o sucesso. Reconhecer a omnipresença da variabilidade faz parte da essência da Estatística. O foco desta disciplina está virado para a compreensão de conceitos fundamentais, na capacidade de utilização de ferramentas básicas de inferência estatística na resolução de problemas reais, e na interpretação dos resultados. A matemática e a fundamentação probabilística dos resultados estatísticos serão utilizadas com o objetivo de obter uma melhor compreensão da aplicabilidade da inferência estatística ou quando se pretende identificar as condições em que a inferência estatística não é válida.

Pré-requisitos

Precedências obrigatórias:
- 1304. Análise de Dados e Probabilidade

Conteúdo

Inflação e Desemprego. Nesta disciplina serão cobertos os seguintes tópicos (em parêntesis são indicados os capítulos do livro de texto recomendado):
-Variáveis Aleatórias Contínuas e Distribuições (5)
-Estimação Pontual e por Intervalos (6, 7, 8)
-Testes de Hipóteses Paramétricos (9, 10)
-Testes de Hipóteses não Paramétricos (14)
-Regressão Linear (11, 12, 13).

Na página da plataforma Moodle, respetivamente à disciplina, estará disponível um calendário detalhado de todas as atividades e tópicos cobertos ao longo do semestre.

Bibliografia

Newbold, Carlson e Thorne, Statistics for Business and Economics, 7ª Edição, Pearson Education, 2010.

Método de ensino

A compreensão dos principais conceitos, ferramentas estatísticas e o desenvolvimento do pensamento estatístico consegue-se através da utilização de vários exemplos reais. Tanto nas aulas teóricas (duas aulas por semana) como nas aulas práticas (uma aula por semana) são apresentados e explorados diversos problemas e casos de estudo reais. Durante as aulas teóricas, são ainda focados em detalhe os diversos conceitos fundamentais da Estatística e a derivação matemática de resultados fundamentais. Nas aulas práticas são estudados diversos problemas e exercícios, sendo importante que os alunos participem na discussão dos problemas propostos apresentando a suas soluções, sugestões, questões e comentários. Em cada aula prática, os alunos devem formar grupos (máximo de 3 alunos por grupo) que irão trabalhar os vários problemas propostos ao longo da disciplina e ainda preparar o trabalho final de grupo.

Nalgumas aulas práticas, e de acordo com as instruções dos assistentes, os alunos deverão trazer um computador portátil (pelo menos um computador por grupo) para trabalharem em projectos que utilizam dados retirados da Internet ou bases de dados em Excel. Na página moodle da disciplina serão indicados "quizzes" de cada tópico da matéria a que todos os alunos deverão responder para efeitos de auto-avaliação dos seus conhecimentos. A página do Moodle da disciplina, disponibiliza ainda um fórum de discussão que os alunos deverão utilizar (respeitando as instruções lá indicadas) como ferramenta de aprendizagem adicional através da partilha de sugestões, questões, discussões, ou outros temas relevantes para a disciplina.

Método de avaliação

A nota final na disciplina é calculada de acordo com as seguintes ponderações:
- Avaliação contínua
- 1º teste intermédio obrigatório
- 2º teste intermédio obrigatório
- Trabalho de grupo obrigatório (instruções disponíveis no Moodle)
- Exame final obrigatório.

A qualidade da participação nas aulas e a resolução de trabalhos de casa: será tida em conta para subir, descer ou manter a nota final obtida das componentes anteriores.

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