
Comunicação, Liderança e Ética
Código
1458
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
3,5
Professor responsável
Laurinda Alves
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
Este curso aposta na consciência profunda da importância da Comunicação, seja individual ou entre pares, nas organizações, ou no círculo social alargado.
O objetivo é trabalhar as questões da Comunicação de forma a que os alunos percebam que a verdadeira liderança passa sempre pela maneira como se relacionam e como comunicam ideias e projetos, mas também como geram e multiplicam os talentos próprios e dos outros. Nesta lógica, a Ética e o envolvimento com a comunidade são temas fundamentais porque revelam a anatomia do sucesso, uma vez que tudo se torna verdadeiramente eficaz quando assenta numa ética escrupulosa e tem um impacto transformador na comunidade e, consequentemente, no mundo.
Pré-requisitos
Conteúdo
-Identificar os erros mais comuns na expressão verbal e não verbal;
-Desenvolver técnicas para comunicar melhor e com mais eficácia;
-Compreender a importância de ser simples e assertivo;
-Saber argumentar, debater ideias e defender pontos de vista;
-Melhorar a forma de comunicar projetos e iniciativas;
-Perceber o impacto da linguagem corporal;
-Potenciar a liderança e estimular o trabalho em equipa;
-Treinar competências que favoreçam o envolvimento com a comunidade;
-Debater questões e dilemas éticos.
Bibliografia
Método de ensino
-A importância da Comunicação e das Relações Interpessoais
-A anatomia do sucesso;
-A relevância do envolvimento cívico;
-O conceito de liderança de serviço aos outros e à comunidade;
-Aprender a debater ideias e a defender pontos de vista;
-Reforçar o auto-conhecimento, identificando os talentos próprios;
-Valorizar a escuta activa e a capacidade de dar e pedir feedback;
-Treinar o pitch de ideias e projectos, bem como o self-pitch;
-Clarificar intenções e acções para minimizar os equívocos na Comunicação;
-Interiorizar técnicas de entrevistas para primeiros e segundos empregos;
-Identificar e desenvolver competências para comunicar de forma mais eficaz e incisiva;
-Perceber a importância do body language e o seu impacto na Comunicação e Liderança;
-Aprender técnicas de debate, argumentação e síntese;
-Valorizar as questões éticas e promover o envolvimento da universidade com a comunidade;
Método de avaliação
-1 Teste Intermédio
-6 Desafios escritos
-Avaliação contínua
-Exame final oral (apresentação de projetos e pitches)