
Documentação e Informação em Medicina
Código
101183
Unidade Orgânica
NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas
Créditos
2
Professor responsável
Professor Doutor Miguel de Oliveira Correia
Língua de ensino
Português
Objectivos
Esta UC visa responder a dificuldades sentidas pelos utilizadores da informação web relativamente à identificação, avaliação, seleção e acesso a fontes de informação relevantes para as suas necessidades e objetivos.
O objetivo principal desta UC é a de fornecer aos alunos um conjunto de competências em informação, no âmbito da literacia informacional em biomedicina reconhecidas como particularmente cruciais, num contexto académico e de aprendizagem ao longo da vida cada vez mais competitivo e internacionalizado.
Pré-requisitos
n/a
Conteúdo
2. Utilizar recursos eletrónicos em pesquisas biomédicas
3. Citações e referências bibliográficas
4. Publicação Científica e Bibliometria
Bibliografia
1. Find, search, evaluate & ethical use of biomedical information
Badke, W. Research strategies: finding your way through the information fog. 3. New York: iUniverse, 2008. Print.
2. Biomedical information retrieval in electronic resources
Kingsley K, Galbraith GM, Herring M, Stowers E, Stewart T, Kingsley KV. Why not just Google it?. BMC Medical Education. 2011; 11:17. Available from: http://www.biomedcentral.com/1472-6920/11/17
3. Citation and referencing
Kellum KK, Mark AE, Riley-Huff DA - Development, assessment and use of an on-line plagiarism tutorial. Library Hi
Tech. 2011; 29(4) 641-654. Available from: http://www.emeraldinsight.com/doi/full/10.1108/07378831111189741
4. Scientific Publishing and Bibliometrics
Thomson Reuters. Using bibliometrics: a guide to evaluating research performance with citation data. [Internet]. New York, NY: Thomson Reuters; 2010. Available from: http://ip-science.thomsonreuters.com/m/pdfs /325133_thomson.pdf.
Método de ensino
As aulas teóricas são predominantemente expositivas (apresentação oral em PPTe utilização da Internet). Nas aulas práticas serão resolvidos exercícios em Grupo e efetuadas estratégias de pesquisa em diversos recursos biomédicos. Nas aulas teóricas prevalecerá a interação entre conceitos e aplicação prática.
Método de avaliação
Os estudantes tem uma avaliação final que equivale a 100% da avaliação, trata-se de um teste (com questões de escolha múltipla e uma pergunta de carácter expositivo).