NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Documentação e Informação em Medicina

Código

101183

Unidade Orgânica

NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Créditos

2

Professor responsável

Professor Doutor Miguel de Oliveira Correia

Língua de ensino

Português

Objectivos

Esta UC visa responder a dificuldades sentidas pelos utilizadores da informação web relativamente à identificação, avaliação, seleção e acesso a fontes de informação relevantes para as suas necessidades e objetivos.

O objetivo principal desta UC é a de fornecer aos alunos um conjunto de competências em informação, no âmbito da literacia informacional em biomedicina reconhecidas como particularmente cruciais, num contexto académico e de aprendizagem ao longo da vida cada vez mais competitivo e internacionalizado.

Pré-requisitos

n/a

Conteúdo

 1. Localizar, pesquisar, avaliar e utilizar de uma forma ética a informação biomédica

2. Utilizar recursos eletrónicos em pesquisas biomédicas

3. Citações e referências bibliográficas

4. Publicação Científica e Bibliometria

Bibliografia

1. Find, search, evaluate & ethical use of biomedical information

Badke, W. Research strategies: finding your way through the information fog. 3. New York: iUniverse, 2008. Print.

 

2. Biomedical information retrieval in electronic resources

Kingsley K, Galbraith GM, Herring M, Stowers E, Stewart T, Kingsley KV. Why not just Google it?. BMC Medical Education. 2011; 11:17. Available from: http://www.biomedcentral.com/1472-6920/11/17

 

3. Citation and referencing

Kellum KK, Mark AE, Riley-Huff DA - Development, assessment and use of an on-line plagiarism tutorial. Library Hi

Tech. 2011; 29(4) 641-654. Available from: http://www.emeraldinsight.com/doi/full/10.1108/07378831111189741

 

4. Scientific Publishing and Bibliometrics

Thomson Reuters. Using bibliometrics: a guide to evaluating research performance with citation data. [Internet]. New York, NY: Thomson Reuters; 2010. Available from: http://ip-science.thomsonreuters.com/m/pdfs /325133_thomson.pdf.

Método de ensino

As aulas teóricas são predominantemente expositivas (apresentação oral em PPTe utilização da Internet). Nas aulas práticas serão resolvidos exercícios em Grupo e efetuadas estratégias de pesquisa em diversos recursos biomédicos. Nas aulas teóricas prevalecerá a interação entre conceitos e aplicação prática.

Método de avaliação

Os estudantes tem uma avaliação final que equivale a 100% da avaliação, trata-se de um teste (com questões de escolha múltipla e uma pergunta de carácter expositivo).

Cursos