
Saúde Global
Código
101190
Unidade Orgânica
NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas
Créditos
3
Professor responsável
Professor Doutor Benedetto Saraceno
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
Fornecer a formação básica necessária para:
1. Entender os principais determinantes dos problemas de saúde e a relação entre saúde e desenvolvimento político, social e económico, particularmente nos países com recursos limitados.
2. Assegurar uma base a partir da qual os estudantes poderão construir o seu próprio currículo em Saúde Global, com os cursos existentes e os recursos oferecidos pela Universidade Nova de Lisboa.
3. Enquadrar as atividades de ensino da unidade numa perspetiva das Doenças Não Transmissíveis e de Saúde Mental.
Pré-requisitos
n/a
Conteúdo
1. Introdução à saúde global
Introdução aos principais conceitos e princípios que regem a prática da saúde global (ênfase em países com
recursos limitados.
2. Saúde Mental Global
Análise dos principais dados epidemiológicos sobre a carga das doenças mentais, neurológicas e de abuso de substâncias.
3. Papel das Doenças Não Transmissíveis em Saúde Global
Discussão sobre a situação atual das doenças não transmissíveis e apresentação de um guia de ação para reverter a epidemia existente
4. Princípios, âmbito e definição de Diplomacia da Saúde: o exemplo da Estratégia Global para reduzir o uso nocivo do Álcool
Introdução aos principais conceitos e princípios que regem a Diplomacia da Saúde, nova disciplina que estabelece uma ponte entre a política e a saúde pública
5. O conceito de Medicamentos Essenciais
O seminário definirá o conceito de Medicamentos Essenciais e discutirá o seu papel na melhoria da qualidade
6. Emergências Complexas e os seus efeitos na saúde mental da população
Bibliografia
1. Commission on Macroeconomics and Health (2001) Macroeconomics and Health: Investing in health for economic development. Report of the Commission on Macroeconomics and Health. WHO, Geneva.
2. Horton, R (editor) (2007 Sept and 2011 Oct) Global Mental Health Series The Lancet.
3. World Health Organization. Global status report on noncommunicable diseases 2010, Geneva 2011.
4. WHO (2010) Strategies to reduce the harmful use of alcohol. Draft Global Strategy. WHO, Geneva
5. WHO Model Formulary. Geneva: WHO press; 2004.
6. World Health Organization, Building Back Better: Sustainable Mental Health Care After Emergencies. WHO, Geneva, 2013
7. Um conjunto de 300 slides será fornecido e publicado no Moodle.
Método de ensino
A Unidade Curricular será ministrada utilizando dois métodos:
a) Apresentação formal pelo professor
b) Discussões plenárias sobre temas específicos e controversos
Cada tema será introduzido por uma apresentação formal em PowerPoint. Esta apresentação será publicada na plataforma Moodle, juntamente com artigos científicos relevantes. Durante e após a apresentação será incentivada uma discussão plenária sobre os temas controversos.
Método de avaliação
Para admissão no exame será obrigatória a presença num mínimo de 4 de 6 Seminários. A avaliação dos alunos é feita através de um exame escrito. A avaliação de conhecimentos será feita através de um questionário de escolha múltipla, cujo conteúdo estará relacionado com o conjunto de 300 diapositivos disponíveis no Moodle.