NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Especialidades Médicas e Cirúrgicas II

Código

11188

Unidade Orgânica

NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

MC e CMH

Créditos

15

Professor responsável

Prof. Doutor José Fragata

Objectivos

O ensino será praticado com uma enorme exposição e contacto no seio da realidade clínica, sendo o aluno tratado como mais um membro da equipa.

O ensino teórico formal (aulas de síntese) facultará a “espinha dorsal” enquadradora da formação dos alunos.

Definiram-se os objetivos da aprendizagem para cada especialidade, seguindo a orientação do quadro abaixo, e os locais de ensino foram selecionados mediante a sua capacidade para conferirem as competências e Skills assim definidos.

Os alunos disporão de um LogBook, que espelha os objetivos de aprendizagem, e onde registarão os contactos e Skills realizados. Esse LogBook é da maior importância e servirá para a avaliação prática final.

Deve ser notado que, em cada hospital, os alunos buscarão nas especialidades disponíveis adquirir o maior número de competências, de Skills e de contactos, treinando também as atitudes profissionais, que lhes for possível, registando-as sempre no seu log-book. O docente que coordena as atividades  pedagógicas em cada hospital zelará pela boa distribuição dos alunos e centralizará, com o apoio dos professores de cada  serviço, as atividades de avaliação prática, baseada na discussão de Log-Book, no final da rotação de cinco semanas.

Nas aulas teóricas, a decorrer na Faculdade, todas as sextas feiras entre as 15 e as 19 horas (no anfiteatro 1 ou 2) durante a rotação, será ministrado o ensino teórico – vide lista de temas– cobrindo toda a matéria teórica.

 

Pré-requisitos

 

Conteúdo

1: UROLOGIA:

1.      Oncologia Urológica:

·         Carcinoma da próstata

·         Carcinoma de células renais

·         Carcinoma células de transição

·         Tumor de células germinativas do testículo

 

2.      Urologia funcional:

·         Incontinência urinária feminina

·         Sintomas do aparelho urinário baixo e hiperplasia benigna da próstata

·         Disfunção sexual

 

3.      Urgências urológicas:

·         Hematúria

·         Escroto agudo

·         Cólica renal e litíase

·         Traumatologia

 

4.      Seminários interativos (30 a 45 minutos)

·         Exames complementares

·         Casos clínicos

·         Vídeo cirurgia

PROGRAMA de CIRURGIA MAXILOFACIAL

  1. Traumatologia craniomaxilofacial

·      Princípios biomecânicos do esqueleto craniomaxilofacial

·      Fraturas do esqueleto craniomaxilofacial

·      Os grandes esfacelos da face

·      Tratamento de emergência / urgência

·      Reconstrução facial

·      Sequelas

  1. Infeções no território oromaxilofacial

·      Infeções odontogénicas

·      Diagnóstico das infeções oromaxilofaciais

·      Princípios gerais da terapêutica das infeções odontogénicas.

·      Critérios de referenciação para um centro especializado

·      Profilaxia antibiótica em Cirurgia Oral e Maxilofacial

·      Prognóstico                      

  1. Tratamento cirúrgico de dentes não erupcionados

·      Dentes não erupcionados

·      Indicações e contraindicações de exodontia

·      Técnicas cirúrgicas

·      Complicações

 

 

 

 

  1. Cirurgia ortognática

·      Deformidades dentofaciais

·      Diagnóstico

·      Plano de tratamento

·      Princípios do tratamento cirúrgico

·      Técnicas cirúrgicas          

·      Complicações

·      Prognóstico

  1. Patologia cirúrgica da articulação temporomandibular

·      Métodos de estudo e de diagnóstico em patologia da ATM

·      Síndrome de disfunção temporomandibular

·      Luxação da articulação temporomandibular

·      Infeções articulares

·      Alterações do crescimento condilar

·      Anquilose temporomandibular

·      Tumores articulares

  1. Patologia cirúrgica das glândulas salivares

·      Patologia inflamatória

·      Patologia tumoral

·      Métodos de estudo e de diagnóstico

·      Tratamento

·      Prognóstico

  1. Malformações congénitas da cabeça e pescoço

·      Anomalias linguais

·      Quistos congénitos do pescoço

·      Fendas labiopalatinas

·      Craniossinostoses

  1. Quistos e tumores ósseos dos maxilares

·      Classificação de quistos dos maxilares

·      Considerações específicas

·      Tratamento

·      Prognóstico dos quistos dos maxilares

·      Tumores odontogénicos

·      Tumores e outras lesões não odontogénicos

9.      Cancro oral

·      Oncogénese

·      Tumores malignos da cavidade oral

·      Registo Oncológico Nacional

·      Lesões potencialmente malignas

·      História clínica

·      Exames auxiliares de diagnóstico

·      Tumores síncronos

·      Estadiamento: classificação TNM

·      Fatores tumorais de prognóstico

·      Consulta de grupo multidisciplinar: decisão terapêutica.

·      Tratamento: Cirurgia / Radioterapia / Quimioterapia

·      Cirurgia reconstrutiva

·      Prognóstico

10.  Cirurgia reconstrutiva da cabeça e do pescoço

·      Conceito de cirurgia ablativa / cirurgia reconstrutiva.

·      Reconstrução anatomofuncional.

·      Contexto cirúrgico, psicológico e ético.

·      Possibilidades.

·      Limitações.

·      Enxertos livres e retalhos pediculados.

·      Técnicas microcirúrgicas: retalhos livres.

Bibliografia

1:  Smith's general urology

Authors: Emil A. TanaghoJack W. McAninchDonald B. Smith

New York : McGraw-Hill Medical ; c2008.

2:  Campbell-Walsh Urology, 10th Edition

3: Guidelines da Sociedade europeia de Urologia

http://www.uroweb.org/guidelines/online-guidelines/

 

1.      Maxillofacial Surgery.

Peter Ward Booth and Stephen Schen

2007 (2ª edição), Churchill Livingstone

 

2.      Current Therapy in Oral and Maxillofacial Surgery.

Shahrokh C. Bagheri, R. Bryan Bell and Husain Ali Khan

2012, Elsevier Saunders.

 

3.      Oral and Maxillofacial Pathology.

Douglas D. Damm, Jerry E. Bouquot, Brad W. Neville and Carl M. Allen

2009 (3ª edição), Elsevier Saunders.

 

4.      Pediatric Oral and Maxillofacial Surgery,

Leonard B. Kaban, Maria J. Troulis.

Saunders, 2004

 

5.      Head and Neck Cancer: A Multidisciplinary Approach.

Louis B. Harrison, Merrill S. Kies and Roy B.

2014, Lippincott Williams & Wilkins

 

6.      Glândulas salivares humanas.

Arlindo Pereira de Almeida

2007, Lidel – Edições Técnicas, Lda.

 

NOTA: Serão fornecidos aos alunos textos dos temas considerados pertinentes.

 

1.  Doenças do Tímpano – 2003 Lidel

2. Patologia Nasosinusal – 2008 Circulo Médico

3.  Manual de Urgências ORL – 2009 Circulo Médico

4. Otites na Prática Clínica – 2010 Circulo Médico

5.  Introdução à Surdez – 2010 Universidade Católica

6.  Semiologia Médica – 2007 Lidel

7. Asma Brônquica – 2007 Lidel

8.  Terapêutica Médica - 2010 – Lidel

9. Patologia da Cavidade Bucal Faringe e Laringe na Pratica Clinica – 2011 – Circulo Médico

 

1: Manual de Angiologia e Cirurgia Vascular - 2ª edição

Editor: L. Mota Capitão (publicação do Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular do Hospital de Santa Marta).

2: Rutherford’s Vascular Surgery – 7ª edição

Editores: Cronenwett and Johnston

 

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA:

1: Procedimentos em Cirurgia Cardiotorácica

Coordenador:  J. Fragata, Lidel 2009

2: Manual of Perioperative Care in Adult Cardiac Surgery, 5th edition

Robert M. Bojar, Blackwell Publishing, 2011

 

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA:

 

1: Cirurgia, Patologia e Clínica

Alves Pereira,  2ª edição MCGraw Hill

2: Current Diagnosis & Treatment SURGERY

 Gerard M. Doherty, 13th edition, Lange Medical Books

 

1: Harrison’s Principles of Internal Medicine18th Edition,

Editor – in – Chief: Dan L. Longo, MD (Boston MA),  Mac-Graw

 

 

 

 

 

 

 

Método de ensino

1.    INFORMAÇÃO TEÓRICA: grau de entendimento que o aluno adquiriu sobre um tema (exemplo: manifestações clínicas de uma doença e implicações desta)

2.    Skills: habilidades técnicas que aprendeu pela prática (exemplo: auscultação cardíaca, algaliação, colocar uma sonda NG, suturar)

3.    COMPETÊNCIAS: capacidade para realizar uma dada função na esfera médica: (exemplo: colher anamnese, raciocínio diagnóstico, pedir exames…)

4.    ATITUDES: capacidade e prática relacional com colegas, doentes e equipa - como comunicação – mas também perfil ético e humano para a profissão

5.    CONTACTO: Atividades observadas, vivenciadas presencialmente, mas não realizadas (exemplo ver uma operação)

 

Método de avaliação

A Avaliação será realizada ponderando os resultados da avaliação prática, e teórica. A avaliação teórica consistirá num teste de escolha múltipla, ponderando o peso relativo de cada área da matéria.

Para a avaliação prática serão consideradas a análise e discussão final dos LogBooks e a assiduidade às aulas teóricas.

A nota final resultará da seguinte ponderação: 

§  Nota do teste final: 50 %

§  Nota prática:

·         LogBooks: 40 %

·         Aulas teóricas: 10 %

 

As classificações serão numéricas e de zero a vinte valores.

TESTE FINAL – Disciplina de EMC II

 

1)      A disciplina de EMC II tem como filosofia a integração de competências médicas e cirúrgicas e este princípio deverá estar traduzido também no modelo de teste de avaliação;

 

2)      O teste terá 100 perguntas, 10 por cada área de rotação clínica, para responder em 90 minutos + 30 minutos de tolerância;

 

3)      As perguntas deverão ser calibradas de modo a discriminar níveis de conhecimentos, integrando matérias de áreas clínicas afins. As perguntas poderão emanar de uma pequena história clínica fornecida;

 

4)      Os alunos deverão acertar pelo menos 50 respostas para serem aprovados, sendo que, será obrigatório acertar pelo menos 5 perguntas em cada secção (50%);

 

5)      A nota final incorporará assim os resultados obtidos em cada secção e se o aluno não obtiver o mínimo de 5 perguntas certas , numa ou mais áreas clínicas, deverá repetir a avaliação dessa área, e só dessa área, em prova oral para ser aprovado na disciplina;

 

6)      Melhorias de nota serão nos prazos legais, por repetição de todo o teste;

 

7)      A nota final será composta pela nota do teste (50%) + avaliação contínua baseada no Log Book (40%) + presença satisfatória nas aulas teóricas (10%).

 

 

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