
Dor
Código
11221
Unidade Orgânica
NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
MC
Créditos
3
Professor responsável
Prof. Doutor Jaime Branco
Língua de ensino
Português
Objectivos
Pretende-se que os alunos adquiram as seguintes competências: - identificar os doentes com dor; - compreender o doente com dor e as suas implicações; - tentar identificar a etiologia do quadro doloroso; - aplicar métodos de analgesia que permitam um controlo eficaz da dor; - avaliar a efetividade de um tratamento analgésico instituído; - entender a dor como fenómeno multidimensional e complexo. |
Pré-requisitos
Conteúdo
Aulas Teóricas (1h) 1) Dor, na literatura e na arte 2) Dor e Sociedade 3) Dor: definição, classificação e clínica 4) Anátomo-fisiologia do sistema nociceptivo e fisiopatologia da Dor 5) Abordagem interdisciplinar e ética da Dor 6) Dor Aguda, em diferentes contextos 7) Dor, o continuum para a cronicidade 8) Dor neuropática 9) Dor oncológica 10) Raquialgias 11) Os cuidados paliativos em Portugal 12) Dor e perturbações psico - afetivas 13) Dor no individuo idoso 14) Dor em idade pediátrica Aulas Teórico-Práticas (2h) 15) Metodologias e instrumentos de avaliação da Dor 16) História da Analgesia e Terapêutica farmacológica da Dor 17) Terapêutica não-farmacológica da Dor (Medicina Física e de Reabilitação, Estratégias psicológicas, Neuromodulação, Cirurgia; Abordagens não convencionais Seminários (4h) 18) Investigação sobre dor; Corpo Docente; Apresentação e Discussão de Artigos sobre dor 19) O doente com dor; Corpo Docente; Casos Clínicos sobre dor e discussão integrada; Televoto |
Bibliografia
A Dor e suas Circunstâncias. Jaime C Branco, Lidel-Zamboni Editores, 2013.
Dor Neuropática Diagnóstico e Tratamento, 2ª Edição. Pedro Soares Branco, Float Healthcare, 2015.
Pain: Clinical Updates - www.iasp-pain.org
Guide to Pain Management in Low-Resource Settings www.iasp-pain.org
Moore A, Edwards J, Barden J, McQuay H: Bandolier's Little Book of Pain,
Oxford University Press, 2013
Wall and Melzack´s Textbook of Pain, sixth edition, Elsevier, 2013
Método de ensino
A Unidade Curricular supõe o recurso a um total de 84 horas: 28h de contacto e 55h de pesquisa e estudo individual. As 28h de contacto são distribuídas em aulas teóricas, teórico-práticas e seminários.
As aulas teóricas visam a estruturação do conhecimento devendo as aulas teórico-práticas permitir a sua aplicação - desenvolvimento de questões que permitam elaborar diferentes histórias clínicas com colocação de hipóteses de diagnóstico, solicitação de exames complementares, proposta de plano terapêutico (com ênfase no empowerment do doente) e perspetivação do prognóstico. Os seminários têm como objetivo principal promover a discussão aberta das diferentes temáticas com confronto de várias perspetivas.
Na componente de investigação e estudo individual perspetiva-se a pesquisa de bibliografia e de sites indicados nas diversas aulas.
Método de avaliação
A avaliação da UC terá em linha de conta a assiduidade, a avaliação contínua baseada na participação nas aulas TP e Seminários e um exame final escrito.