NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Dor

Código

11221

Unidade Orgânica

NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

MC

Créditos

3

Professor responsável

Prof. Doutor Jaime Branco

Língua de ensino

Português

Objectivos

Pretende-se que os alunos adquiram as seguintes competências:

- identificar os doentes com dor;

- compreender o doente com dor e as suas implicações;

- tentar identificar a etiologia do quadro doloroso;

- aplicar métodos de analgesia que permitam um controlo eficaz da dor;

- avaliar a efetividade de um tratamento analgésico instituído;

- entender a dor como fenómeno multidimensional e complexo.

 

Pré-requisitos

 

Conteúdo

Aulas Teóricas (1h)

1)      Dor, na literatura e na arte

2)      Dor e Sociedade

3)      Dor: definição, classificação e clínica

4)      Anátomo-fisiologia do sistema nociceptivo e fisiopatologia da Dor

5)      Abordagem interdisciplinar e ética da Dor

6)      Dor Aguda, em diferentes contextos

7)      Dor, o continuum para a cronicidade

8)      Dor neuropática

9)      Dor oncológica

10)   Raquialgias

11)   Os cuidados paliativos em Portugal

12)   Dor e perturbações psico - afetivas

13)   Dor no individuo idoso

14)   Dor em idade pediátrica

 

Aulas Teórico-Práticas (2h)

 

15)   Metodologias e instrumentos de avaliação da Dor

16)   História da Analgesia e Terapêutica farmacológica da Dor

17)   Terapêutica não-farmacológica da Dor (Medicina Física e de Reabilitação, Estratégias psicológicas, Neuromodulação, Cirurgia; Abordagens não convencionais

 

Seminários (4h)

 

18)   Investigação sobre dor; Corpo Docente; Apresentação e Discussão de Artigos sobre dor

19)   O doente com dor; Corpo Docente; Casos Clínicos sobre dor e discussão integrada; Televoto

Bibliografia

A Dor e suas Circunstâncias. Jaime C Branco, Lidel-Zamboni Editores, 2013.

•             Dor Neuropática – Diagnóstico e Tratamento, 2ª Edição. Pedro Soares Branco, Float Healthcare, 2015.

•             Pain: Clinical Updates - www.iasp-pain.org

•             Guide to Pain Management in Low-Resource Settings – www.iasp-pain.org

•             Moore A, Edwards J, Barden J, McQuay H: Bandolier's Little Book of Pain,

•             Oxford University Press, 2013

•             Wall and Melzack´s Textbook of Pain, sixth edition, Elsevier, 2013

•             Bonica´s Management of Pain, fourth edition, Lippincott Williams & WilKins, 2010

 

Método de ensino

A Unidade Curricular supõe o recurso a um total de 84 horas: 28h de contacto e 55h de pesquisa e estudo individual. As 28h de contacto são distribuídas em aulas teóricas, teórico-práticas e seminários.

As aulas teóricas visam a estruturação do conhecimento devendo as aulas teórico-práticas permitir a sua aplicação - desenvolvimento de questões que permitam elaborar diferentes histórias clínicas com colocação de hipóteses de diagnóstico, solicitação de exames complementares, proposta de plano terapêutico (com ênfase no empowerment do doente) e perspetivação do prognóstico. Os seminários têm como objetivo principal promover a discussão aberta das diferentes temáticas com confronto de várias perspetivas.

Na componente de investigação e estudo individual perspetiva-se a pesquisa de bibliografia e de sites indicados nas diversas aulas.

 

Método de avaliação

A avaliação da UC terá em linha de conta a assiduidade, a avaliação contínua baseada na participação nas aulas TP e Seminários e um exame final escrito.

 

Cursos