
Introdução à pneumologia pediátrica
Código
11223
Unidade Orgânica
NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
MMIA
Créditos
3
Professor responsável
Prof. Doutor Paulo Coelho
Língua de ensino
Português
Objectivos
Aspectos normais da anatomia, função e desenvolvimento do aparelho respiratório nas diferentes idades pediátricas. Perceber as diferenças funcionais e estruturais entre o sistema respiratório pediátrico e o da idade adulta, bem como a forma como as mesmas são influenciadas por factores ligados ao crescimento, desenvolvimento, maturação física, fisiológica e comportamental. Diagnosticar as doenças respiratórias mais frequentes das idades pesiátricas. Solicitar e interpretar os exames complementares de diagnóstico (provas de função respiratória, polissonografia, broncoscopia, estudos imagiológicos, etc.). Conhecer as indicações, vantagens, limitações e possíveis erros de interpretação de cada exame. Terapêuticas apropriadas às diferentes patologias respiratórias, agudas ou crónicas, usando judiciosamente fármacos, técnicas de reabilitação respiratória, oxigénio e suporte ventilatório. Seleccionar, interpretar e avaliar criticamente a literatura científica da área respiratória na criança. |
Pré-requisitos
Conteúdo
Estrutura e função do aparelho respiratório, malformações, semiologia, estudos funcionais respiratórios, endoscopia da via aérea, imagiologia, infecções respiratórias, tuberculose, asma e sibilância, displasia bronco-pulmonar, fibrose quística, síndromas aspirativas, doenças restritivas, doenças da pleura e parede torácica, sono e patologia respiratória, reabilitação e desporto, terapêutica inalatória. |
Bibliografia
Pediatric Respiratory Medicine. 1st Ed. Eber, E; Mídulla, F Editors. European Respiratory Society 2013. Respiratory Pediatric Medicine. 2nd Ed. Taussig, Landau Editors. Mosby Elsevier. 2008. |
Método de ensino
Aulas teóricas e práticas. Sessões de revisão de literatura. Avaliação contínua. |
Método de avaliação
Aulas teóricas e práticas. Sessões de revisão de literatura. Avaliação contínua. |