NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Introdução à pneumologia pediátrica

Código

11223

Unidade Orgânica

NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

MMIA

Créditos

3

Professor responsável

Prof. Doutor Paulo Coelho

Língua de ensino

Português

Objectivos

Aspectos normais da anatomia, função e desenvolvimento do aparelho respiratório nas diferentes idades pediátricas.

Perceber as diferenças funcionais e estruturais entre o sistema respiratório pediátrico e o da idade adulta, bem como a forma como as mesmas são influenciadas por factores ligados ao crescimento, desenvolvimento, maturação física, fisiológica e comportamental.

Diagnosticar as doenças respiratórias mais frequentes das idades pesiátricas.

Solicitar e interpretar os exames complementares de diagnóstico (provas de função respiratória, polissonografia, broncoscopia, estudos imagiológicos, etc.). Conhecer as indicações, vantagens, limitações e possíveis erros de interpretação de cada exame.

Terapêuticas apropriadas às diferentes patologias respiratórias, agudas ou crónicas, usando judiciosamente fármacos, técnicas de reabilitação respiratória, oxigénio e suporte ventilatório.

Seleccionar, interpretar e avaliar criticamente a literatura científica da área respiratória na criança.

 

Pré-requisitos

 

Conteúdo

Estrutura e função do aparelho respiratório, malformações, semiologia, estudos funcionais respiratórios, endoscopia da via aérea, imagiologia, infecções respiratórias, tuberculose, asma e sibilância, displasia bronco-pulmonar, fibrose quística, síndromas aspirativas, doenças restritivas, doenças da pleura e parede torácica, sono e patologia respiratória, reabilitação e desporto, terapêutica inalatória.

Bibliografia

•        Pediatric Respiratory Medicine. 1st Ed. Eber, E; Mídulla, F Editors. European Respiratory Society 2013.

•        Respiratory Pediatric Medicine. 2nd Ed. Taussig, Landau Editors. Mosby Elsevier. 2008.

Método de ensino

Aulas teóricas e práticas. Sessões de revisão de literatura. Avaliação contínua.

Método de avaliação

Aulas teóricas e práticas. Sessões de revisão de literatura. Avaliação contínua.

 

Cursos