
Intervenção Fisioterapia Disfunções Músculo-Esqueléticas do Quadrante Inferior
Código
MF16
Departamento
Fisioterapia
Créditos
8
Professor responsável
Eduardo Brazete Cruz
Língua de ensino
Português/ Inglês
Objectivos
Com esta unidade curricular pretende-se que o estudante aprofunde a compreensão dos mecanismos etiopatogénicos e fisiopatológicos das disfunções neuro-musculo-esqueléticas do quadrante inferior, desenvolva a capacidade de raciocínio clínico e diagnóstico diferencial, e desenvolva competências clinicas avançadas para a avaliação e tratamento das disfunções neuro-músculo-esqueléticas do quadrante inferior.
Pré-requisitos
Ramo condições músculo-esqueléticas
Conteúdo
Os conteúdos programáticos são enquadrados no raciocínio clinico e tomada de decisão, e incluem uma abordagem clinica integrada, com base nos conceitos e técnicas desenvolvidos por diferentes autores, incluindo a mobilização, a manipulação e o exercício, suportadas pelo conhecimento e compreensão aprofundados da anatomia clinica, das patologias clínicas e de outras disciplinas.
- Raciocínio Clínico e tomada de decisão. Raciocínio diagnóstico e Raciocínio Narrativo. Prática do raciocínio clínico nas disfunções músculo-esqueléticas do quadrante inferior;
- Mecanismos mecânicos e neurofisiológicos da terapia manual no tratamento da dor e das limitações do movimento e da função associadas às condições músculo-esqueléticas do quadrante inferior;
- Prática da avaliação e tratamento da dor e das limitações do movimento e da função (articulação, nervo e músculo) associadas às condições de natureza músculo-esquelética;
- Evidência dos efeitos da intervenção da fisioterapia.
Bibliografia
- Jones, M. and Rivett, D. (2004). Clinical Reasoning for Manual Therapists. Butterworth Heinemann.
- Butler DS, Moseley GL. (2003) Explain Pain. Noigroup Publication. Adelaide City West, South Australia.
- Petty, N.J. (2004) Principles of neuromusculoskeletal treatment and management: a guide for therapists. Churchill Livingstone, Edinburgh.
- McCarthy, C. (2010) "Combined Movement Theory". Churchill Livingstone. 2010.
- Mulligan, B.R. (1995) "Manual Therapy "Nags", "Snags" and MwMs". New Zealand: Plant View services.
- Richardson, C. Jull, G. Hodges, P. Hides, J. (1999)"Therapeutic Exercise for spinal Stabilization". Edinburgh: Churchill Livingstone.
Método de ensino
Os métodos de ensino-aprendizagem incluem seminários e aulas expositivas, aulas tutoriais em pequenos grupos baseadas na discussão de casos clínicos, aulas práticas laboratoriais com demonstração e treino entre pares, e estudo independente.
Método de avaliação
Os estudantes são avaliados através da entrega de um relatório clínico (limitado a 3500 palavras) que ilustre o seu raciocínio clínico, incluindo aspetos relativos às decisões de avaliação, seleção do tratamento, prognóstico, progressão do tratamento, resultados da intervenção e critérios de alta.
Para obter aprovação na unidade curricular, o estudante tem que obter uma nota igual ou superior a 9,5 valores na atividade de avaliação.