
Reabilitação do Movimento
Código
MF28
Departamento
Fisioterapia
Créditos
5
Professor responsável
Ricardo Matias
Língua de ensino
Português/ Inglês
Objectivos
Esta unidade curricular tem por objetivo proporcionar aos estudantes a oportunidade de desenvolverem competências acerca de metodologias de avaliação biomecânica e da capacidade para as aplicar no âmbito da avaliação e intervenção junto de utentes com disfunções do movimento. A unidade curricular tem ainda como objetivo o desenvolvimento de competências avançadas para a construção e implementação de programas de exercício, no contexto das condições clínicas de natureza músculo-esquelética. No final da unidade curricular o estudante deverá demonstrar conhecimento e compreensão acerca de metodologias de avaliação biomecânica e da capacidade para as aplicar no âmbito de utentes com disfunções do movimento. O estudante deverá ainda demonstrar capacidade para estruturar programas de exercício especificamente direcionados para utentes com disfunções de natureza músculo-esquelética.
Pré-requisitos
Ramo condições músculo-esqueléticas
Conteúdo
- Princípios biomecânicos e respetiva aplicação na avaliação e intervenção em utentes com disfunções do movimento de natureza músculo-esquelética;
- Procedimentos subjacentes à recolha de sinais cinemáticos e cinéticos 3D em contexto laboratorial e clínico;
- Prática simulada - Recolha de sinais cinemáticos e cinéticos 3D em contexto laboratorial;
- Princípios teóricos para estruturação do exercício e respetiva aplicabilidade na intervenção em utentes com disfunções do movimento de natureza músculo-esquelética.
Bibliografia
- Richards, J; Biomechanics in Clinic and Research: An interactive teaching and learning course. Churchill Livingstone, 2008; 1 edition. ISBN: 978-0443101700
- Winter, D; Biomechanics and Motor Control of Human Movement. John Wiley & Sons, 2009; 4th Edition edition. ISBN: 978-0470398180
- Neumann D; Kinesiology of the Musculoskeletal System. Mosby, 2009. ISBN: 978-0323039895
- American College of Sports Medicine; ACSM's Guidelines for Exercise Testing and Prescription. Lippincott Williams and Wilkins, 2009. ISBN: 978-0781769020
- Swain, D & Leutholtz B; Exercise Prescription: A Case Study Approach to the ACSM Guidelines. Human Kinetics, 2007. 2nd Revised edition edition. ISBN: 978-0736066808
Método de ensino
Os métodos de ensino-aprendizagem incluem: aulas teóricas e seminários expositivos, aulas baseadas em casos clínicos, aulas em grupo tutorial, aulas práticas laboratoriais com demonstração e treino entre pares, e estudo independente.
Método de avaliação
A unidade curricular é avaliada através de um trabalho escrito (limitado a 2000 palavras) relativo à intervenção junto de um utente que apresente disfunção do movimento de natureza músculo-esquelética. Especificamente, os estudantes deverão incluir na sua intervenção um programa de exercício, considerando os resultados da avaliação efetuada e as recomendações mais atuais da literatura na área (100%)
Para obter aprovação na unidade curricular, o estudante tem que obter uma nota igual ou superior a 9,5 valores na atividade de avaliação.