
Trabalho de Projeto
Código
MF38
Departamento
Fisioterapia
Créditos
60
Professor responsável
Eduardo Brazete Cruz
Língua de ensino
Português/ Inglês
Objectivos
Esta Unidade Curricular decorre ao longo do segundo ano do curso de Mestrado em Fisioterapia e tem como objetivo desenvolver competências clínicas avançadas e competências de investigação. No módulo avançado de Educação Clínica, pretende-se que o estudante implemente um modelo de prática reflexivo e autónomo, e desenvolva a integração do conhecimento, as capacidades de raciocínio clínico e as competências técnicas específicas, na implementação de uma prática efetiva e centrada no utente, junto de utentes com condições específicas de origem músculo-esquelética. Relativamente ao módulo do relatório de investigação, pretende-se desenvolver a capacidade para conceber e implementar um projeto de investigação, capaz de contribuir para o desenvolvimento do conhecimento na área de intervenção (tratamento/ prognóstico/ diagnóstico) da Fisioterapia em utentes com uma condição específica de origem músculo-esquelética.
Pré-requisitos
Ramo condições músculo-esqueléticas
Conteúdo
Esta Unidade Curricular está dividida em dois módulos:
Módulo Avançado de Educação Clínica
- Elaboração do contrato de aprendizagem - Autoavaliação das necessidades de aprendizagem e planeamento dos objetivos e plano de atividades para o módulo;
- Prática clínica avançada em condições músculo-esqueléticas; Prática clínica suportada em conhecimento e compreensão de nível aprofundado; ilustrativa de níveis avançados de raciocínio clínico na interação, avaliação e tratamento de utentes; centrada no utente e que integre a melhor evidência científica disponível; adequada aos padrões de prática estabelecidos, particularmente na documentação das decisões tomadas.
Módulo Relatório de Investigação.
- Protocolo de investigação: Formulação da questão a investigar; Organização da revisão da literatura; Organização e conteúdos metodológicos; treino de instrumentação laboratorial;
- Estatística: A utilização do SPSS; Testes paramétricos e não paramétricos para amostras independentes; Testes para amostras emparelhadas; Regressão linear e logística.
Bibliografia
- Domholdt, E. (2000) Research Methods for Physical Therapists. New York, EUA: Butterworth-Heinmann.
- Fortin, M. F.(2000) O processo de investigação: da conceção à realização. 2a edição. Loures: Lusociência.
- Mann, C J Emmerg.(2003). Observational research methods. Research design II: cohort, cross sectional, and case-control studies. Med. J. vol. 20, pg. 54-60.
- Marôco, J. (2011). Análise estatística com o SPSS Statistics (5ª edição). Pero Pinheiro: ReportNumber.
- Pestana, M.; Gageiro, J (2000).- Análise de dados para ciências sociais. A complementaridade do SPSS.2ª edição. Lisboa: edições Silabo.
- Portney, L.G.; Watkins, M. P. (2009). Foundations of Clinical Research: Applications to Practice, 3rd Ed. Upper Saddle River: Prentice Hall, ISBN: 978-0-13-234470-8.
Software:
- SPSS® - Statistical Package for Social Sciences.
Método de ensino
Os métodos de ensino-aprendizagem incluem:
No módulo avançado de educação clínica a metodologia de ensino dominante é a aprendizagem em contexto de prática profissional e mentoria clinica. Neste contexto assume particular importância o estudo individual, fundamental para a reflexão individual do estudante e sua aprendizagem.
No módulo relatório de investigação, os métodos de ensino incluem seminários e aulas, aulas em formato de e-learning, treino laboratorial, estudo independente e acompanhamento tutorial individual.
Método de avaliação
A unidade curricular é avaliada através dos seguintes elementos:
Módulo avançado de educação clínica: Exame prático - avaliação e tratamento de 2 utentes, seguido de discussão.
Módulo - relatório de investigação: relatório de Investigação com discussão pública (40%+20%); artigo síntese do relatório de investigação (15%);
Para obter aprovação na unidade curricular, o estudante tem de realizar e obter aprovação (classificação mínima de 9,5 valores) em todas as atividades avaliativas.