NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Gestão, Inovação e Empreendedorismo

Código

UC4_MC

Departamento

Área de Ensino de Cardiopneumologia da ESSCVP

Créditos

3

Professor responsável

Luís Manuel Dias Martins

Língua de ensino

Português / Inglês

Objectivos

1.Caracterizar as organizações de saúde

2.Diagnosticar uma organização de saúde.

3.Desenhar um projeto de mudança organizacional

4. Desenhar um projeto, com recurso ao MS Project, no domínio da inovação e empreendorismo na área da saúde.

 

Estes objetivos estão estreitamente articulados com as competências a desenvolver ao longo do semestre:

- Capacidade de compreensão das organizações de saúde.

- Capacidade de compreensão e síntese dos conceitos fundamentais subjacentes à realização de um diagnóstico organizacional

- Capacidade de realização de um diagnóstico numa organização de saúde

- Capacidade de realização de um projeto de desenvolvimento para a organização diagnosticada.

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

1.A dimensão institucional e de mercado das organizações de saúde

2.Estrutura organizacional: Burocracias mecânicas e profissionais

3.Cultura organizacional

4.Diagnóstico e mudança organizacional

5.Gestão da Mudança. Mudança Planeada e emergente

6.Projecto inovação organizacional /empreendorismo: Elaboração e Informatização.

Bibliografia

Cameron K.; Quinn R. (1999)-Diagnosing Changing Organizational Culture. Addison-Wesley

Cunha M., Rego A. (2003)- Como Gerir a Mudança não Planeada. Gestão Pura 1, pp84, 90

 

Harrison M, Shirom A(1999)-Organizational Diagnosis and Assessment. Sage Publications

Mintzberg, H. (1982). Structure et Dynamique des Organisations. Les Editions d´Organisation.

Porras, J. (1987). Stream Analysis. Addison-Wesley Publishing Company.

Schein, E.(1999)-The Corporate Culture. Survival Guide. Warren Bennis Book.

 

Weick, K., Quinn R (1999)-Organizational Change and Development Annual Review Psychology, pp 361-86.

 

Liu Y, Perrewé P.(2005) Another look at the role of emotion in the organizational change: A process model. Human Resources Management Review 15 (2005) 263-280.

Método de ensino

A metodologia é centrada na discussão de casos e no apoio aos alunos no desenho de um projeto concreto numa organização existente ou a criar.

Método de avaliação

 

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