NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Comunicação Científica

Código

101207

Unidade Orgânica

NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Créditos

3

Professor responsável

Prof. Doutor Pedro Alberto Batista Brissos de Sousa Escada

Língua de ensino

Inglês (materiais de apoio, handouts das aulas, etc.) e português (exposições e discussão).

Objectivos

1. Descrever as características da comunicação eficaz.

2. Nomear as diferentes audiências e descrever os diferentes tipos de comunicação científica sob a forma escrita e sob a forma oral.

3. Selecionar o tipo de comunicação mais apropriado para a audiência a que se dirige.

4. Descrever as vantagens da comunicação eficaz com os doentes e reconhecer que os comportamentos positivos podem ser praticados e desenvolvidos.

5. Preparar adequadamente um manuscrito e submetê-lo para publicação numa revista científica de publicação periódica.

6. Preparar adequadamente uma comunicação oral ou um poster e a apresentá-los numa reunião científica.

7. Ser capaz de comunicar com eficácia através de mensagens eletrónicas, memorandos, relatórios, etc.

8. Preparar um curriculum vitae.

9. Enumerar os tipos de comunicação dirigidos a audiências não especializadas e reconhecer o papel dos jornalistas e o papel dos social media na comunicação da ciência e no ensino médico.

Pré-requisitos

n/a

Conteúdo

1. Comunicação eficaz.

2. Redação e publicação de artigos em revistas científicas com peer review.

3. Comunicação na prática médica.

4. Comunicações orais.

5. Comunicações em poster.

6. Correspondência e outros tipos de comunicação para o próprio e acerca do próprio. Curriculum vitae.

7. Comunicações com os jornalistas, nas redes sociais e com o público.

Bibliografia

1. Browner W. Publishing and presenting clinical research. Lippincott Williams & Wilkins, 2nd edition 2006. ISBN 978-07817-9506-7.

2. Donato H. Guia da comunicação médica em encontros científicos. Bial, 2014. ISBN 978-989-8483-17-1.

3. Fraser J, Fuller L, Hubter G. Creating effective conference abstracts and posters in biomedicine: 500 tips for success. Radcliffe Publishing Ldt, 2009. ISBN 978-184619-311-8.

4. Hall GM (Editor): How to write a paper. BMJ Books, Fourth Edition, 2008. ISBN 978-1-4051-6773-4.

5. Reekers JA. Presenting at medical meetings. Springer, 2010. ISBN 978-3-642-12407-5.

6. Rogers S. Mastering scientific and medical writing. A self-help guide. Springer, 2007. ISBN 103-540-34507-8.

7. Serrano P. Redação e apresentação de trabalhos científicos. Relógio D'Água, 2ª edição, 2004. ISBN 978-972-7083-00-8.

8. Zeiger M. Essentials of writing biomedical research papers. McGraw Hill, 2nd Edition, 1999. ISBN 0-07-154.

Método de ensino

Cada aula de 3 horas poderá incluir:

- Aula teórica de duração não superior a 50 minutos

- Aula teórico-prática com componente interativa

- Visualização e discussão de meios audiovisuais exemplificativos

- Exercícios baseados em cenários simulados

- Discussão dos temas apresentados e da documentação de apoio.

- Simpósio (apresentação de curtos trabalhos exemplificativos dos temas da unidade curricular)

- Questionários

- Além das 28 horas presenciais programadas, está previsto um mínimo de 1 hora semanal de estudo, exercícios ou questionários realizados em regime de e-learning.

Método de avaliação

 A classificação final será obtida pela ponderação das seguintes classificações parcelares:

I - Assiduidade - 30%

II - Participação nas aulas e participação online - 20%

III - Teste de avaliação Intercalar - 20%

IV - Teste de avaliação Final - 30%.

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