
Comunicação Científica
Código
101207
Unidade Orgânica
NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas
Créditos
3
Professor responsável
Prof. Doutor Pedro Alberto Batista Brissos de Sousa Escada
Língua de ensino
Inglês (materiais de apoio, handouts das aulas, etc.) e português (exposições e discussão).
Objectivos
1. Descrever as características da comunicação eficaz.
2. Nomear as diferentes audiências e descrever os diferentes tipos de comunicação científica sob a forma escrita e sob a forma oral.
3. Selecionar o tipo de comunicação mais apropriado para a audiência a que se dirige.
4. Descrever as vantagens da comunicação eficaz com os doentes e reconhecer que os comportamentos positivos podem ser praticados e desenvolvidos.
5. Preparar adequadamente um manuscrito e submetê-lo para publicação numa revista científica de publicação periódica.
6. Preparar adequadamente uma comunicação oral ou um poster e a apresentá-los numa reunião científica.
7. Ser capaz de comunicar com eficácia através de mensagens eletrónicas, memorandos, relatórios, etc.
8. Preparar um curriculum vitae.
9. Enumerar os tipos de comunicação dirigidos a audiências não especializadas e reconhecer o papel dos jornalistas e o papel dos social media na comunicação da ciência e no ensino médico.
Pré-requisitos
n/a
Conteúdo
1. Comunicação eficaz.
2. Redação e publicação de artigos em revistas científicas com peer review.
3. Comunicação na prática médica.
4. Comunicações orais.
5. Comunicações em poster.
6. Correspondência e outros tipos de comunicação para o próprio e acerca do próprio. Curriculum vitae.
7. Comunicações com os jornalistas, nas redes sociais e com o público.
Bibliografia
1. Browner W. Publishing and presenting clinical research. Lippincott Williams & Wilkins, 2nd edition 2006. ISBN 978-07817-9506-7.
2. Donato H. Guia da comunicação médica em encontros científicos. Bial, 2014. ISBN 978-989-8483-17-1.
3. Fraser J, Fuller L, Hubter G. Creating effective conference abstracts and posters in biomedicine: 500 tips for success. Radcliffe Publishing Ldt, 2009. ISBN 978-184619-311-8.
4. Hall GM (Editor): How to write a paper. BMJ Books, Fourth Edition, 2008. ISBN 978-1-4051-6773-4.
5. Reekers JA. Presenting at medical meetings. Springer, 2010. ISBN 978-3-642-12407-5.
6. Rogers S. Mastering scientific and medical writing. A self-help guide. Springer, 2007. ISBN 103-540-34507-8.
7. Serrano P. Redação e apresentação de trabalhos científicos. Relógio D'Água, 2ª edição, 2004. ISBN 978-972-7083-00-8.
8. Zeiger M. Essentials of writing biomedical research papers. McGraw Hill, 2nd Edition, 1999. ISBN 0-07-154.
Método de ensino
Cada aula de 3 horas poderá incluir:
- Aula teórica de duração não superior a 50 minutos
- Aula teórico-prática com componente interativa
- Visualização e discussão de meios audiovisuais exemplificativos
- Exercícios baseados em cenários simulados
- Discussão dos temas apresentados e da documentação de apoio.
- Simpósio (apresentação de curtos trabalhos exemplificativos dos temas da unidade curricular)
- Questionários
- Além das 28 horas presenciais programadas, está previsto um mínimo de 1 hora semanal de estudo, exercícios ou questionários realizados em regime de e-learning.
Método de avaliação
A classificação final será obtida pela ponderação das seguintes classificações parcelares:
I - Assiduidade - 30%
II - Participação nas aulas e participação online - 20%
III - Teste de avaliação Intercalar - 20%
IV - Teste de avaliação Final - 30%.