
Metodologias de Investigação Laboratorial
Código
101211
Unidade Orgânica
NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas
Créditos
10
Professor responsável
Prof. Doutor Luís Miguel Nabais Borrego
Língua de ensino
Português
Objectivos
Pretende-se que os alunos tomem conhecimento de metodologias diversas e técnicas laboratoriais que sejam abrangentes e cuja diversidade permita desenhar estratégias de investigação para questões científicas concretas, com aplicação das técnicas laboratoriais com interesse translacional.
Pretende-se que possam adquirir a formação teórica mínima (aceite por lei) em ciências de animais de laboratório e um curso prático de experimentação animal, que permitirá completar a formação mínima exigida por lei para obter creditação para investigação no modelo animal.
No domínio laboratorial pretende-se que adquiram competências específicas e trabalhem «hands-on» com técnicas expeditas e modernas de Citometria de Fluxo, Epigenética, Proteómica, Genética Molecular e Anatomia Patológica.
Pré-requisitos
Conteúdo
Segurança e Boas Práticas Laboratoriais; Experimentação Animal; Citometria de Fluxo; Epigenética e Cancro; Proteómica Clínica; Genética Molecular: aplicação ao diagnóstico clínico; Anatomia Patológica Células, Tecidos e Doença.
Bibliografia
A Bibliografia considerada pertinente para cada Modulo será fornecida e/ou recomendada pelo responsável de cada Módulo.
Método de ensino
Serão ministradas aulas teóricas, teórico-práticas e práticas, com o apoio de métodos de suporte informático. As aulas de cariz prático, com auxílio de meios audiovisuais, terão ainda exemplificação de técnicas laboratoriais e execução pelos alunos. Em alguns módulos estarão ainda disponíveis modalidades de e-learning.
Método de avaliação
Cada módulo definirá critérios de avaliação a considerar (exames, participação nas aulas, capacidade de execução técnica, relatório). No caso de avaliação escrita, os procedimentos para consulta de prova, revisão, e eventual exame de recurso são definidos pelo responsável de cada módulo.
Os alunos terão de obter aproveitamento a todos os Módulos em que estejam inscritos. No caso de reprovação num dos Módulos, desde que aprovado na componente prática (quando aplicável), o aluno apenas terá que efetuar nova prova escrita até aprovação no respetivo Módulo. A aprovação final na UC depende da aprovação em todos os Módulos nos quais o doutorando se tenha inscrito.