NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Pensamento Científico e Investigação

Código

101212

Unidade Orgânica

NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Créditos

2

Professor responsável

Professor Doutor Fernando Miguel Teixeira Xavier

Língua de ensino

Português e Inglês.

Objectivos

Procura-se transmitir aos formandos um conjunto de conhecimentos que por um lado lhes permitam estruturar conceptualmente as bases do pensamento científico tal como ele é perspetivado atualmente, e por outro lado os capacitem com uma visão atual sobre que é fazer investigação e o que é fazer um Doutoramento em Medicina.

Depois de uma abordagem epistemológica aos mecanismos de construção do pensamento científico, pretende-se que os formandos aprofundem os seus conhecimentos sobre as várias dimensões do método científico, nomeadamente no que se refere aos seus elementos-chave (observação, hipóteses, previsão, experimentação).

Procura-se que os formandos reforcem a sua capacidade crítica relativamente aos problemas da causalidade, da associação, da correlação e da inferência, em sentido lato.

Será discutido como escolher e planear o projeto de Doutoramento, como encontrar o supervisor adequado, e como estabelecer uma rede de contactos para apoiar projetos complexos.

Pré-requisitos

 

Conteúdo

- Conhecimento científico – princípios gerais

- Características do pensamento científico

- Contributos históricos – filosofia da ciência, epistemologia

- Método científico – observação, descrição, experimentação, previsão

- Empirismo, acidente, hipóteses, modelos, teorias e leis

- Tipologia geral dos modelos de investigação

- A questão da causalidade: identificação de causas, correlação de eventos.

- Inferência estatística e inferência causal

- O que é a investigação biomédica e clínica

- Como funciona o sistema científico atual

- Apresentação e discussão de projetos

Bibliografia

Thomas Kuhn. A Estrutura das Revoluções Científicas, Porto Editora, 1998.

Método de ensino

Exposição efetuada pelos docentes (aulas teórico-práticas), trabalho de grupo, e testemunhos de investigadores de referência e de Doutorados que tenham terminado recentemente o Doutoramento em temas relevantes.

Método de avaliação

Os formandos serão avaliados através de três modelos complementares:

- Análise crítica de um trabalho publicado na literatura.

- Apresentação de um trabalho elaborado pelo (s) próprio(s) formando(s).

- Apresentação de um projeto de investigação na área do módulo.

Cursos