
Pensamento Científico e Investigação
Código
101212
Unidade Orgânica
NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas
Créditos
2
Professor responsável
Professor Doutor Fernando Miguel Teixeira Xavier
Língua de ensino
Português e Inglês.
Objectivos
Procura-se transmitir aos formandos um conjunto de conhecimentos que por um lado lhes permitam estruturar conceptualmente as bases do pensamento científico tal como ele é perspetivado atualmente, e por outro lado os capacitem com uma visão atual sobre que é fazer investigação e o que é fazer um Doutoramento em Medicina.
Depois de uma abordagem epistemológica aos mecanismos de construção do pensamento científico, pretende-se que os formandos aprofundem os seus conhecimentos sobre as várias dimensões do método científico, nomeadamente no que se refere aos seus elementos-chave (observação, hipóteses, previsão, experimentação).
Procura-se que os formandos reforcem a sua capacidade crítica relativamente aos problemas da causalidade, da associação, da correlação e da inferência, em sentido lato.
Será discutido como escolher e planear o projeto de Doutoramento, como encontrar o supervisor adequado, e como estabelecer uma rede de contactos para apoiar projetos complexos.
Pré-requisitos
Conteúdo
- Conhecimento científico princípios gerais
- Características do pensamento científico
- Contributos históricos filosofia da ciência, epistemologia
- Método científico observação, descrição, experimentação, previsão
- Empirismo, acidente, hipóteses, modelos, teorias e leis
- Tipologia geral dos modelos de investigação
- A questão da causalidade: identificação de causas, correlação de eventos.
- Inferência estatística e inferência causal
- O que é a investigação biomédica e clínica
- Como funciona o sistema científico atual
- Apresentação e discussão de projetos
Bibliografia
Thomas Kuhn. A Estrutura das Revoluções Científicas, Porto Editora, 1998.
Método de ensino
Exposição efetuada pelos docentes (aulas teórico-práticas), trabalho de grupo, e testemunhos de investigadores de referência e de Doutorados que tenham terminado recentemente o Doutoramento em temas relevantes.
Método de avaliação
Os formandos serão avaliados através de três modelos complementares:
- Análise crítica de um trabalho publicado na literatura.
- Apresentação de um trabalho elaborado pelo (s) próprio(s) formando(s).
- Apresentação de um projeto de investigação na área do módulo.