
Introdução à Medicina
Código
11106
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
SP
Créditos
3,5
Professor responsável
Prof. Doutor José Miguel Caldas de Ameida
Língua de ensino
Português
Objectivos
Nesta UC pretende-se familiarizar o aluno com as principais questões relacionadas com o exercício da medicina nos tempos actuais.
Os objectivos gerais da UC incluem a reflexão sobre os grandes objectivos da Medicina (promoção da saúde; prevenção, tratamento e reabilitação dos doentes) e as características específicas do trabalho médico a nível da clínica, da investigação, da saúde pública e da saúde mental; um primeiro contacto com serviços dos diferentes níveis dos cuidados de Saúde; uma exposição aos problemas do trabalho de equipa e da cooperação inter-sectorial na medicina actual; um primeiro contacto com as grandes questões da medicina actual (responsabilidade médica, custos dos cuidados, direitos humanos e saúde, etc); e o desenvolvimento de competências transversais necessárias à organização, sistematização e transmissão de conhecimentos.
Pré-requisitos
Conteúdo
I. Saúde e doença:
Relações entre normal e patológico, doença e sofrimento, doença e incapacidade, doença e pobreza, doença e morte.
II. Objectivos da medicina
Prevenção e tratamento das doenças, reabilitação dos doentes, promoção da saúde.
III. As grandes questões da medicina actual:
Medicina, ciência e tecnologia; cuidados médicos e factores económicos; medicina e globalização.
IV. O exercício da Medicina
1. Arte e ciência no exercício da medicina.
2. O médico e a prática clínica: Princípios e valores fundamentais; tratar doenças versus cuidar de doentes; o processo de diagnóstico e de decisão clínica.
3. O médico e a investigação em saúde,
4. O médico e as políticas de saúde.
5. O estudante de medicina e a preparação para a profissão médica
V. A profissão médica a nível da clínica
1. Características e desafios fundamentais do trabalho clínico
2. Aspectos específicos da medicina interna e da cirurgia
VI. A profissão médica a nível da investigação
1. Características e desafios fundamentais da investigação médica
2. Aspectos específicos da investigação bio-médica, investigação clínica e investigação epidemiológica e de serviços
VII. A profissão médica a nível da saúde pública
1. Características e desafios fundamentais da saúde pública
2. Contribuições do médico nos programas de saúde pública de nível local ou nacional
3. Contribuições do médico nos programas de saúde pública internacional
VIII. Determinantes da saúde
1. Causalidade e doença: Factores predisponentes, factores precipitantes e factores perpetuantes
2. Factores genéticos e factores ambientais
3. Determinantes sociais: educação, rendimento, trabalho e emprego, desigualdade social.
IX. Introdução à elaboração de relatórios e trabalhos científicos em Medicina
1. Pesquisa de literatura e sistematização da informação
2. Elaboração de trabalhos
3. Apresentação de comunicações
X. Introdução à relação médico-doente
1. Compreensão clínica, compreensão psicológica e compreensão situacional.
2. Comunicação verbal e não verbal. Capacidade de escutar e empatia.
XI. Os serviços de saúde: cuidados primários de saúde
XII. Os serviços de saúde: serviços hospitalares
XIII. Papel das organizações de doentes e de famliares
Bibliografia
· B. Alder, M. Porter, C. Abraham, E. Van Teijlingen, M. Porter. Psychology and Sociology applied to Medicine. An Illustrated Colour Text. 3rd edition. Churchill Livingstone, Elsevier, 2009
· R. Wilkinson & M.Marmot (Eds). Social determinants. The solid facts. WHO, Geneva, 2003.
· Rui Mota Cardoso. Competências Clínicas de Comunicação. Faculdade de Medicina do Porto.
(Estas referências serão complementadas por textos indicados nos sumários de cada aula).
Método de ensino
O ensino é efectuado através de aulas teórico-práticas e visitas a serviços de saúde. Através da plataforma Moodle, os alunos terão acesso aos sumários das aulas e a textos de apoio.
As visitas de serviços serão efectuadas em grupos de 6 alunos. Cada grupo passa uma manhã em serviços de saúde (serviço hospitalar ou centro de saúde). Numa outra manhã participa num seminário dedicado a uma apresentação e discussão do funcionamento dos serviços. Antes do exame final cada grupo terá que apresentar um relatório das visitas, de acordo com um template previamente definido.
Método de avaliação
a) Formas de avaliação: A avaliação dos alunos efectua-se através da conjugação dos seguintes elementos:
§ Assiduidade (20%)
§ Relatório das visitas a serviços de saúde (30%)
§ Exame escrito (50%)
b) Critérios de avaliação
A assiduidade será valorizada, contribuindo para 20% da nota final.
A Regência desta Unidade Curricular entende que a frequência das aulas teórico-práticas é fundamental para alcançar os objectivos educacionais propostos. Por esse motivo, a parcela da classificação final correspondente à assiduidade é proporcional ao número de presenças, não existindo regime supletivo para os alunos que não tenham assiduidade mínima (2/3 das aulas). As faltas justificadas serão analisadas caso a caso.
O exame escrito e o relatório das visitas contribuem, respectivamente, para 50% e 30% da avaliação final. O exame escrito inclui questões de escolha múltipla e uma questão de desenvolvimento. Os alunos que, por razões justificadas, não possam participar nas visitas aos serviços de saúde terão que elaborar um relatório de uma experiência equivalente devidamente validada pelo regente da UC.