NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Anatomia Patológica

Código

11118

Unidade Orgânica

NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

GOTH

Créditos

10

Professor responsável

Profª Doutora Ana Maria Felix de Campos Pinto

Língua de ensino

Português

Objectivos

A Patologia é a área médica que faz a ligação entre as ciências básicas e a prática clínica da Medicina. A Patologia investiga as causas (etiologia), estuda os mecanismos dos principais processos lesionais da doença (patogenia) e identifica a sua expressão morfológica.

Para o entendimento das alterações estruturais e funcionais das células, tecidos e órgãos, os Anátomo-Patologistas usam diversos métodos/técnicas, como são a histopatologia, a citopatologia, e as técnicas imunológicas, moleculares e bioquímicas, que lhes permitem formular um diagnóstico, orientar a terapêutica e ajuizar prognósticos.

O modelo de ensino proposto pretende transmitir conceitos e conhecimentos; estimular a curiosidade científica e o pensamento científico sobre problemas biomédicos; preparar e treinar os estudantes para efectuarem pesquisas originais clínicas e/ou laboratoriais

Objectivos gerais

São objectivos gerais desta disciplina que, no final do ano lectivo, o aluno seja capaz de:
1. Conhecer e compreender os princípios básicos das doenças (causas, mecanismos, processos lesionais);
2. Possuir capacidades de observação e dedução para saber identificar e interpretar as alterações morfológicas, os eventos tissulares, celulares e moleculares res-ponsáveis pelos diferentes tipos de patologia;
3. Utilizar adequadamente o vocabulário técnico anátomo-patológico;
4. Evidenciar capacidades de aprendizagem e de comunicação oral e escrita.

Pré-requisitos

Histologia e Embriologia

Conteúdo

AULAS TEÓRICAS

- A Anatomia Patológica
- Introdução ao Curso e ao modelo pedagógico
- Técnicas e métodos em Anatomia Patológica
- Causas de doença
- Lesões por agentes físicos, poluentes e químicos
- Adaptação celular: tipos e mecanismos
- Alterações adquiridas da diferenciação celular
- Acumulação intracelular I e II
- Patologia de organelos I e II
- Lesão celular
- Morte celular: oncose e apoptose
- Necrose; padrões e tipos morfológicos
- Calcificação patológica
- Inflamação. Inflamação aguda
- Inflamação aguda: tipos e expressões morfológicas
- Inflamação crónica: tipos e expressões morfológicas
- Inflamação crónica granulomatosa
- Patologia extracelular I e II
- Regeneração celular
- Reparação de feridas
- Doenças de auto-imunidade e imunodeficiências
- Imunopatologia do transplante e da resposta a tumores
- Comunicação científica em Medicina
- Aplicação clínica de reparação
- Alterações da Circulação: edema, hiperémia e congestão
- Hemostase e Trombose
- Obstáculos ao fluxo sanguíneo I e II
- Isquémia; Enfarte. Enfarte do miocárdio e cerebral.
- Choque Aneurismas; Hipertensão; Vasculites
- Neoplasias: conceitos gerais
- Epidemologia das neoplasias
- Neoplasias: etiopatogenia I e II
- Genes e neoplasias I e II
- Condições e lesões pré malignas
- Diagnóstico morfológico
- Progressão tumoral I e II
- Avaliação morfológica do prognóstico das neoplasia I e II
- Neoplasias malignas; características e principais tipos

AULAS PRÁTICAS

- Lâminas histológicas (L)
- Tutoriais (T)
- Autópsias (A)
- Macroscopia (M)
- Casos-problema (C)
- Artigo científico (Art)
- Modelo animal experimental (E)
- Hospital (H)
- Congresso (Pathology day)

Bibliografia

Livros de apoio:
- Kumar V; Abbas AB; Fausto N; Aster JC (2008). Robbins and Cotran Pathologic Basis of Disease. Saunders Elsevier, Philadelphia, 8th edition
- Underwood JCD (2009). General and Systematic Pathology. Churchil Livingston, Edinburgh; 5th edition

Material de apoio (estarão disponíveis no site do Departamento):
- Os sumários das aulas teóricas
- O Guia das aulas práticas
- Os pdf dos artigos científicos
- O atlas das lâminas histológicas
- Os casos clínicos-patológicos
- Material de estudo para a preparação das aulas teórico-práticas

Método de ensino

O ensino da disciplina inclui aulas teóricas e aulas práticas.

As aulas teóricas destinam-se a transmitir os conteúdos pedagógicos da disciplina, de um modo sintético. Pretende-se que estas aulas sejam uma introdução aos conceitos da doença e das suas expressões morfológicas. O ensino teórico quer também transmitir a importância da visão integradora dos aspectos clínicos, imagiológicos e morfo-lógicos, que permitem um diagnóstico anátomo-patológico.As aulas não pretendem substituir o estudo individual em livros de texto, onde os temas abordados são desenvolvidos. Serão leccionadas duas aulas por semana, cada uma com a duração de 50 minutos.

As aulas práticas são obrigatórias; e, por isso, será efectuado um registo das presenças dos discentes nestas aulas. É condição indispensável para a realização do exame final da disciplina ter frequentado, pelo menos, dois terços das aulas práticas. Aos alunos ao abrigo do esta-tuto especial (por exemplo, estatuto de trabalhor-estudante) aplicam-se as regras em vigor na Faculdade.

O curso prático pretende atingir os seguintes objectivos pedagógicos:
1. Iniciar os alunos no vocabulário próprio da denomina-ção das lesões e das doenças.
2. Demonstrar os principais padrões histo-patológicos referentes aos grandes grupos lesionais estudados (adaptação celular, lesão e morte celular, inflamação, doenças multissistémicas, alterações da circulação e neoplasias).
3. Demonstrar a correlação clínico-patológica através da integração de dados clínicos e laboratoriais com imagens de lesões macroscópicas e de alterações histológicas.
4. Promover o treino descritivo de lesões macro e micros-cópicas, sob uma forma organizada e hierarquicamente ordenada, e desenvolver capacidades de reconhecer padrões de alterações patológicas elementares.
5. Demonstrar os diferentes procedimentos técnicos e metodológicos que são usados no diagnóstico anátomo-patológico, como forma de transmitir o conhecimento e a integração da especialidade, no contexto do funcionamento hospitalar.
6. Ilustrar a importância da investigação científica e da pesquisa de informação no progresso do conhecimento médico.
7. Promover capacidades de iniciativa conducentes a trabalhos de pesquisa e dotar os alunos de aptidões na identificação, seleccionar, analisar fontes de informação.
8. Conhecer e saber utilizar metodologias de apresenta-ção de trabalhos científicos.

Método de avaliação

Em qualquer das provas de avaliação é necessário uma classificação igual ou superior a 9,5 valores para obter a aprovação na disciplina.

1. Avaliação prática (a nota corresponderá a 25% da nota final):
Esta nota será obtida do seguinte modo, excepto para os alunos que não têm frequência das aulas práticas ao abrigo de legislação especial (os alunos com estatuto de trabalhador-estudante ou equivalente tem um exame prático final diferente - valendo 25% da nota final, que se realizará na semana destinada à avaliação prática final).
- avaliação individual durante as aulas tutoriais (65%)
- avaliação da turma  do artigo científico
- a revisão crítica do artigo científico (2,5%)
- apresentação e discussão da crítica do artigo científico (2,5%)
- avaliação da turma - relatório do estudo experimen-tal (5%)
- avaliação individual por exame final das aulas prá-ticas (25%)

No caso dos alunos faltarem aos momentos de avaliação prática, são classificados com 0 (zero) valores; e esses elementos de avaliação entram para o cálculo da média final, (excepto nas situações previstas no Regulamento da Faculdade).

2. Avaliação teórica (a nota corresponderá a 75% da nota final):
- exame final escrito (perguntas de escolha múltipla) em Junho (1ª época e 2ª época) e em Setembro (época de recurso).
- haverá exame final oral, não obrigatório, para todos os alunos que o requeiram. A nota final na disciplina será correspondente a este exame final oral.

3. Melhoria de nota:
- Após inscrição nos Serviços Académicos, será feita por exame oral, nos dias destinados aos exames orais para a época correspondente.

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