NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Imagiologia e Anatomia Clínicas

Código

11123

Unidade Orgânica

NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

CMH

Créditos

8

Professor responsável

Prof. Doutor Rui Mateus Marques

Língua de ensino

Português

Objectivos

A cadeira de Radiologia e Anatomia Clínicas é uma disciplina das Ciências Morfológicas, complementar da Anatomia Humana Geral, da Anatomia Descritiva ou Sistémica, da Anatomia Regional Topográfica e dos Fundamentos de Neurociências, sendo lecionada em complemento com as respectivas cadeiras do primeiro e segundo ano. Está incluída no Mestrado Integrado de Medicina e pretende desenvolver e compreender os princípios fundamentais da organização de sistemas do corpo através de ilustrações de certas partes do organismo sem pretender abranger a totalidade do Corpo Humano. Recorrerá pois às várias técnicas de imagem para avaliação de diferentes regiões anatómicas.

 

Será disponibilizada aos estudantes sobretudo através de técnicas imagiológicas a aprendizagem e estudo específico de diversos aspectos da Anatomia Macroscópica relacionados com problemas clínicos concretos no sentido de os orientar para os estudos de matérias clínicas.

Em pormenor será efectuada a) uma revisão da anatomia do primeiro ano, b) uma aprendizagem das áreas do corpo onde os problemas clínicos surgem, c) diagnosticar problemas estruturais e efectuar procedimentos clínicos simples exigíveis aos estudantes, d) aprendizagem dos princípios funcionais e semiológicos das  técnicas de imagem, e) interpretação imagiológica da anatomia normal, suas variantes e dos principais síndromes patológicos e f) indicações de exames imagiológicos para avaliação de problemas clínicos comuns e em medicina de urgência.

 

Pré-requisitos

 

Conteúdo

A) Introdução à Imagiologia

 

Descoberta, história e produção dos Raios-X. Efeitos Secundários, Segurança e Doses de exposição em Imagiologia. Bases físicas das várias técnicas de imagem (Radiografia, Tomografia, Ecografia, Tomografia Axial Computorizada, Ressonância Magnética, Medicina Nuclear). Meios de Contraste.

Conceitos Semiológicos em Imagiologia, nomenclatura e terminologia, análise comparativa, vantagens e limitações dos vários métodos. Critérios de adequação. Protocolos.

 

Imagiologia da Anatomia normal, conceitos de normalidade, variantes do normal e sinais imagiológicos fundamentais dos processos patológicos. Avaliação por diferentes técnicas.

Processamento e tratamento computorizado de imagem e reconstrução tridimensional, acessos aos bancos de imagens.

 

Segurança Imagiológica em geral e relativamente à criança, grávida e puérpera. Outras complicações em imagiologia (Meios de Contraste, Intervenção, Ressonância Magnética, gestão de resultados e suas expectativas).

Imagiologia e correlação clínica com as principais síndromas patológicos.

 

B) Conceitos referentes a cada sistema, órgãos ou especificidades clínicas.

 

Imagiologia e Anatomia Clínicas do Tórax (aparelho cardiovascular e respiratório)

Imagiologia e Anatomia Clínicas do Abdómen e Pélvis (aparelho digestivo e urinário, medicina da mulher).

Imagiologia e Anatomia Clínicas da Cabeça e do Encéfalo.

Imagiologia e Anatomia Clínicas do Pescoço.

Imagiologia e Anatomia Clínicas da Coluna Vertebral.

Imagiologia e Anatomia Clínicas Osteoarticular e dos Membros.

Imagiologia e Anatomia Clínicas em Pediatria (integrada nos diversos sistemas).

Condições dispensando exames de Imagem.

Algoritmos de diagnóstico ou de procedimentos intervencionistas.

 

Imagiologia e Anatomia Clínicas do Tórax

Anatomia macroscópica e radiográfica no ser vivo incluindo apresentação em Radiologia, TAC e RM das principais estruturas. Aprendizagem da identificação de estruturas no ser vivo, numa dissecção de cadáver ou em imagens clínicas e definir as suas funções.

 

Anatomia clínica da parede torácica: Anatomia de superfície da parede torácica (identificação, observação e palpação). Linhas referenciais do tórax e definição de regiões anatómicas (supraclavicular, infraclavicular, interescapular, infra-escapular e campos pulmonares). Projecção à superfície das cúpulas diafragmáticas e foramina do diafragma.Exemplos de deformidades torácicas (tórax em tonel, tórax instável traumático, tórax em funil/pectus escavatum, pectus carinatum, tórax em quilha, cifo-escoliose torácica). Treino da descrição da localização de achados na parede torácica (alterações cutâneas, assimetrias). Importância dos conhecimentos anatómicos no trauma da parede torácica.

 

Pulmão, árvore traqueo-brônquica e pleura: projecção à superfície dos limites dos pulmões, lobos pulmonares, cissuras, pleuras, recessos pleurais e árvore tráqueo-brônquica. Sistematização da segmentação bronco-pulmonar. Alterações anatómicas associadas à mecânica respiratória (avaliação da normal expansão torácica e frequência respiratória). Interpretação das tonalidades das diferentes áreas de percussão torácica (em situação de normalidade) e transmissão do frémito vocal (em situação de normalidade). Interpretação elementar e exemplificação de alterações da tonalidade de percussão e transmissão do frémito vocal (derrame pleural, atelectasia, pneumotórax, pneumonia, enfisema). Aspetos anatómicos importantes do parênquima pulmonar e dos seus vasos, para a compreensão e interpretação dos exames de imagem normais e das principais entidades semiológicas (colapso pulmonar, infeções, afeções intersticiais, edema pulmonar). Importância dos conhecimentos anatómicos no reconhecimento semiológico e avaliação clínica de situações de derrame pleural, pneumotórax, pneumotórax hipertensivo e obstrução das vias aéreas. Princípios anatómicos e clínicos de localização e realização de uma drenagem pleural como medida de emergência para alívio de pressão pleural.

 

Localização dos lobos pulmonares em radiologia convencional e principais aspectos da radiografia de tórax P-A e Perfil; identificação dos lobos pulmonares, brônquios segmentares e fissuras pleurais em TAC. Divisão segmentar da árvore traqueo-brônquica, identificação dos lobos e segmentos pulmonares e das fissuras principais e acessórias em TAC. Aspectos anatómicos relevantes do parênquima pulmonar e dos seus vasos em Raios-X, TAC e RM. Semiologia imagiológica do colapso pulmonar, das infeções e afeções intersticiais, do edema pulmonar e das adenomegálias hilares. Condensações na pneumonia, broncopneumonia, afecções intersticiais e conceito de lóbulo secundário.

 

Mediastino, coração e grandes vasos: posição e função das principais estruturas mediastínicas e da drenagem linfática na circulação. Relação cardíaca com a sua função e avaliação clínica. Compreensão dos vasos de entrada e saída e efeitos da respetiva obstrução. Vascularização do miocárdio. Principais regiões do mediastino, seu conteúdo e repercussão clínica. Principais nervos com repercussão clínica (vago, frénico e laríngeo recorrente) e sua disfunção. Síndrome da VCS e do opérculo torácico. Imagiologia do mediastino (Radiologia Convencional, TAC e RM) e do esófago (Radiologia Convencional) Folhetos pericárdicos e imagiologia da patologia pericárdica, sistema de condução cardíaca e inervação do órgão. Anatomia dos vasos coronários e sua patologia. Grandes vasos mediastínicos, principais patologias (dissecção e aneurismas) e semiologia imagiológica. Importância da anatomia clínica na massagem cardíaca e desfibrilhação.

Glândula mamária: localização e anatomia da glândula e prolongamento axilar; estruturas vasculares, drenagem linfática. Reconhecimento das normais alterações anatómicas da mama: com o sexo, a idade e algumas patologias.Importância do conhecimento anatómica na compreensão da avaliação mamária (palpação mamária e auto-exame) e estadiamento do cancro da mama (noções básicas sobre gânglio sentinela).Importância do conhecimento anatómico na abordagem cirúrgica e oncoplástica da mama. Imagiologia mamária com enfoque em Mamografia, Ecografia e RM mamária. Classificação BI-RADS e algoritmos de diagnóstico.

Imagiologia e Anatomia Clínicas do Abdómen e Pélvis

 

Anatomia macroscópica do ser vivo e imagiológica, incluindo abordagem por Ecografia, TAC e RM; anatomia de superfície da parede abdominal e principais órgãos internos e abordagem cirúrgica do conteúdo abdominal. Conhecimento generalista das várias técnicas imagiológicas que permitem o estudo das estruturas abdominais e pélvicas. A Anatomia Imagiológica do abdómen e pélvis em imagem de radiografia simples, radiografia com contraste, Ecografia, TAC e RM.

 

Parede abdominal e pélvica: Anatomia de superfície da parede abdominal e região inguino-femoral (identificação, observação, palpação e percussão). Linhas referenciais do abdómen, definição de regiões anatómicas e projecção parietal dos vários órgãos contidos na cavidade abdominal. Conceitos de dor visceral, dor parietal, dor referida e dor irradiada e exemplificação de

situações de dor abdominal. Treino da descrição da localização de achados na parede abdominal (hematomas, alterações cutâneas, cicatrizes, circulação venosa colateral, assimetrias...). Importância dos conhecimentos anatómicos na definição, diagnóstico e abordagem cirúrgica das hérnias da parede abdominal ântero-lateral e posterior. Importância dos conhecimentos anatómicos na definição, diagnóstico e abordagem cirúrgica dos vários tipos de hérnias diafragmáticas. Importância dos conhecimentos anatómicos na definição, diagnóstico e abordagem cirúrgica das eventrações adquiridas ou congénitas. Definição genérica de ascite, sua pesquisa, interpretação semiológica básica e reconhecimento da importância do conhecimento anatómico na realização da paracentese. Anatomia de superfície da bacia (identificação, observação e palpação). Definição dos limites, estreitos, diâmetros e diferentes tipos de bacia. Treino da descrição da localização de achados na região perineal. Sistematização dos músculos, ligamentos, vasos e nervos do pavimento pélvico e seu contributo para a defecação, erecção e tonicidade do pavimento pélvico (efeito anti-prolapso). Conceitos de pontos fortes e pontos fracos do períneo. Importância dos conhecimentos anatómicos na definição, diagnóstico e abordagem das lesões do períneo no homem e na mulher (fístulas, abcessos, bartholinites, hemorroidas, hipospádias).

 

Peritoneu a cavidade peritoneal: avaliação imagiológica e implicações clínicas. Considerações anatómicas na disposição da ascite, na abordagem das paracenteses,  nas variantes anatómicas e possíveis hérnias internas associadas, fisiologia peritoneal e conceitos de bomba hepato-frénica. Principais cavidades e espaços peritoneais e foramen epiplóico, fundos de saco, áreas intra e extra-peritoneais do tubo digestivo. Mesos e epiplons, vascularização e inervação.

Retroperitoneu: sistematização, disposição relativa e relações das estruturas retroperitoneais. Reconhecimento da importância do conhecimento da anatomia no retroperitoneu na avaliação e abordagem de patologias com essa localização (hematoma do psoas, cólica renal, aneurisma da aorta abdominal, tumor da cabeça do pâncreas…).

 

Aparelho digestivo, urinário e genital. Compreensão da normal organogénese do tubo digestivo e suas glândulas anexas e reconhecimento da importância e aplicabilidade desse conhecimento na interpretação de situações clínicas decorrentes de alterações do normal desenvolvimento (fístulas esofágicas, agenesias, pâncreas em anel, volvo…). Reconhecimento da importância do conhecimento da anatomia na identificação e interpretação dos principais mecanismos anti-refluxo. Reconhecimento da importância do conhecimento anatómico na apresentação clínica, estadiamento e complexa abordagem cirúrgica dos tumores do estômago. Reconhecimento da importância e aplicabilidade do conhecimento anatómico na identificação, interpretação e complexidade cirúrgica da patologia do quadro duodeno-pancreático. Reconhecimento da importância e aplicabilidade do conhecimento anatómico na identificação, interpretação, diagnóstico (CPRE e CPRM) e abordagem cirúrgica da patologia das vias biliares (colecistite e litíase a diferentes níveis da via biliar).

 

Sistematização da segmentação hepática, treino da localização exata de lesões hepáticas e reconhecimento da importância do conhecimento anatómicos destas matérias na abordagem diagnóstica e cirúrgica do fígado. Identificação e sistematização dos principais shunts porto-cava. Reconhecimento da importância do conhecimento anatómico na interpretação e abordagem de algumas patologias do tubo digestivo (apendicite, doença diverticular, tumores do cólon, recto e canal anal…). Sistematização da vascularização arterial e venosa geral do intestino delgado, cólon e recto e reconhecimento da importância do conhecimento anatómico (interpretação de situações de isquémia mesentérica, diferentes níveis de ressecções cólicas, compreensão generalista dos principais locais de metastização de acordo o segmento intestinal onde se localiza a lesão primária…).

 

Compreensão da normal organogénese do sistema génito-urinário e reconhecimento da importância e aplicabilidade desse conhecimento na interpretação de situações clínicas decorrentes de alterações do normal desenvolvimento (ectopias renais, rim em ferradura….).Divisão anatómica com utilidade clínica do sistema urinário em porção alta e porção baixa. Definição, exemplificação da utilidade e aplicação do conhecimento anatómico na realização de biópsias renais e definição dos riscos que lhe são inerentes. Reconhecimento da importância do conhecimento da anatomia na identificação, compreensão anatómica da irradiação da dor e interpretação dos principais locais de obstrução das vias urinárias e diferentes abordagens possíveis. Reconhecimento da importância do conhecimento anatómico na realização de cistoscopias e identificação das principais referências anatómicas e obstáculos para a realização deste exame no homem e mulher. Identificação das principais diferenças da uretra masculina e feminina e reconhecimento da importância do conhecimento anatómico na algaliação/cateterização, com demonstração e simulação da técnica.

 

Compreensão da normal organogénese do sistema génito-urinário e reconhecimento da importância e aplicabilidade desse conhecimento na interpretação de situações clínicas decorrentes de alterações do normal desenvolvimento (ectopia testicular, útero bicórneo, hipospádias, varicocelo…). Reconhecimento da importância e aplicabilidade do conhecimento anatómico na interpretação de situações clínicas envolvendo o sistema genital masculino (varicocelo, torção do testículo, hematoma testicular, doença prostática…) Reconhecimento da importância e aplicabilidade do conhecimento anatómico na interpretação de situações clínicas e cirúrgicas envolvendo o sistema genital feminino (gravidezes ectópicas, prolapso uterino, lesões do ovário, miomas uterinos, endometriose, histerectomia…). Reconhecimento da importância e aplicabilidade do conhecimento anatómico na interpretação de situações clínicas envolvendo lesão traumática ou iatrogénica do baço e bases anatómicas para a realização de uma esplenectomia.

 

Anatomia radiológica do abdómen: conhecimento generalista das várias técnicas imagiológicas que permitem o estudo das estruturas abdominais e pélvicas. A Anatomia Imagiológica do abdómen e pélvis em imagem de radiografia simples, radiografia com contraste, Ecografia, TAC e RM. 

 

 

Imagiologia e Anatomia Clínicas da Cabeça e do Encéfalo

 

Ossos cranianos: referência do frontal, temporal, CAE, fossa mandibular etc. Suturas cranianas, fontanelas, datas de fusão e consequências de fusão prematura.

Fossas cranianas, localização e consequência de fracturas cranianas.

Alargamento da fossa pituitária e sinais de aumento de pressão intracraniana.

Meninges: relação entre a dura-máter e a membrana aracnoideia, cisternas.

Seios venosos e hematomas intracranianos e suas causas.

Consequências de hidrocefalia.

Conhecimento dos buracos cranianos e seus conteúdos.

Principais referências anatómicas e áreas funcionais cerebrais visíveis em TAC e RM e sua relação com o crânio e o seu traumatismo. Anatomia radiológica do encéfalo.

Localização e consequências da oclusão das principais artérias do encéfalo.

Inervação da face, anestesia local, facial, inervação muscular pelo nervo facial e lesão na paralisia de Bell e cirurgia parotídea.

Globo ocular e região orbitária: estruturas ósseas, músculos oculares externos, pálpebras e glândula lacrimal. Controlo dos movimentos e aumento da pressão intra-ocular.

Região temporal, ouvido interno, médio e externo - Exemplos variados de aspectos anátomo-clínicos e radiológicos relevantes.

Seios peri-nasais e fossas nasais, anatomia radiológica e por TAC e RM. Estudo dos meatos, trajeto de infeção e de drenagem na sinusite. Hemorragias nasais.

Conhecimento generalista das várias técnicas de imagem que permitem o estudo da cabeça. A Anatomia Imagiológica do Cabeça em imagem de radiografia simples e tomografia computorizada incluindo estudo sinusal. Radiografia simples: Incidência de perfil; Incidências bilaterais e simétricas (incidência de frente-alta, incidência fronto-suboccipital, incidência da base do crânio); Ortopantomografia maxilo-facial. TAC e RM.

Nota: A anatomia clínica referente aos conteúdos da cabeça e órgãos dos sentidos será proposta no âmbito da colaboração da Anatomia da UC de Neurociências do 1º semestre do 2º ano.

 

Imagiologia e Anatomia Clínicas do Pescoço

 

Anatomia de superfície da região cervical (observação e palpação). Sistematização das principais relações das várias estruturas da região cervical, sistematização dos diferentes planos anatómicos desta região. Definição e projeção topográfica das diferentes estruturas nos triângulos cervicais e na coluna cervical. Importância dos conhecimentos anatómicos na definição, diagnóstico e abordagem cirúrgica da patologia tiroideia (possíveis complicações da cirurgia tiroideia, lesões expansivas da glândula tiroideia e sintomas associados por compressão de estruturas adjacentes…). Através do conhecimento da drenagens linfáticas da cabeça e pescoço, da localização e da palpação dos vários nodos linfáticos, ser capaz de estabelecer inferência sobre a sede de patologia que determinem aumento dos nodos linfáticos do pescoço/região cervical. Compreender e interpretar imagens e/ou vídeos de exames laringoscópicos normais, reconhecendo as diferentes estruturas anatómicos e situações normal funcionalidade da laringe e de parésia das cordas vocais. Importância dos conhecimentos anatómicos nos procedimentos de entubação traqueal e naso-gástrica. Através do conhecimento dos sistemas venosos centrais da região cervical e supraclavicular, reconhecer a importância do conhecimento anatómico na avaliação do pulso jugular e nas orientações, planos abordados e riscos na colocação de acessos venosos centrais. Através do conhecimento da origem, disposição e relações do plexo braquial reconhecer a importância do conhecimento anatómico na avaliação e abordagem do síndrome do desfiladeiro escalénico e na realização de bloqueios anestésicos regionais deste plexo, reconhecendo as complicações que podem decorrer deste procedimento das relações anatómicas que se podem descrever com outras estruturas.

 

Vísceras cervicais – tiróide e exame cervical em ecografia, estudos contrastados do esófago e faringe, laringe em TAC e RM. Anatomia radiológica cervical – radiologia convencional das principais referências ósseas, Ecografia, TAC e RM.

 

Imagiologia e Anatomia Clínicas da Coluna Vertebral

 

Anatomia funcional da coluna vertebral (curvaturas fisiológicas, variantes morfológicas zonais, coluna como órgão estático e dinâmico) e identificação das principais diferentes da coluna vertebral nas diferentes idades (coluna do recém-nascido, alterações degenerativas normais do idoso…). Anatomia de superfície da coluna vertebral (observação e palpação).

Sistematização das principais relações da coluna vertebral (com os conteúdo do canal vertebral e com as estruturas adjacentes à coluna vertebral). Importância dos conhecimentos anatómicos na definição, diagnóstico e abordagem das alterações congénitas ou adquiridas das normais curvaturas da coluna (apresentação de exemplos…). Importância dos conhecimentos anatómicos na definição, diagnóstico e abordagem do torcicolo. Importância dos conhecimentos anatómicos na definição, diagnóstico e abordagem da lombalgia e aplicação do conhecimento anatómico às técnicas de correcção postural (na marcha, sentado, em pé, em carga…). Importância dos conhecimentos anatómicos na abordagem de lesões traumáticas da coluna cervical e na correcta aplicação do colar cervical.

 

NOTA: A anatomia clínica referente aos conteúdos do canal vertebral (medula espinhal, nervos espinhais e meninges) será proposta no âmbito da colaboração da Anatomia da U.C. de Neurociências do 1º semestre do 2º ano.

Anatomia radiológica da coluna vertebral - conhecimento generalista das várias técnicas imagiológicas que permitem o estudo da coluna vertebral. A Anatomia Imagiológica da coluna vertebral ou ráquis com diferentes métodos de imagem Radiografia simples: Incidência de frente (cervical, torácico, lombar e sacro-coccígeo). Incidência de perfil (cervical, torácico, lombar e sacro-coccígeo). Incidências oblíquas e sua importância clínica. TAC e RM.

Medula Espinhal e Meninges – avaliação por RM. Exemplos variados de aspetos anátomo-clínicos e radiológicos relevantes.

 

Imagiologia e Anatomia Clínicas do Membro Superior

 

Anatomia Imagiológica do membro superior - Conhecimento generalista das várias técnicas imagiológicas que permitem o estudo dos membros. A Anatomia Imagiológica dos membros com diferentes métodos de imagem.

Radiografia simples: Incidência póstero--anterior (clavícula, punho, mão); Incidência ântero-posterior (omoplata, articulação acrómio-clavicular, ombro, braço, cotovelo, antebraço); Incidência perfil (ombro, cotovelo, antebraço); Incidência axial para estudo do canal cárpico.

Identificação radiológica das principais estruturas anatómicas em radiologia convencional, TAC e RM: úmero, cabeça umeral, troquino, troquiter, goteira do TLPB, tróclea e côndilo umerais, epicôndilo, epitróclea, fossa olecraniana, cúbito, olecrânio, grande e pequena cavidade sigmoideias, cabeça cubital, apófise estiloideia do cúbito, radio, cabeça radial, tuberosidade bicipital, extremidade inferior. Identificação dos ossos do carpo, metacárpicos e dedos, principais interlinhas articulares e sombras de partes moles. Avaliação por ecografia e RM dos tendões da coifa dos rotadores, das variantes morfológicas acromiais na síndroma de conflito sub-acromial, tendão da longa porção do bicípite braquial e intervalo da coifa, recessos labrais fisiológicos, pontos fracos capsulares gleno-umerais na luxação anterior do ombro. Estudo ecográfico do cotovelo e punho e principais bolsas sinoviais.

Anatomia de superfície do membro superior (observação e palpação) com especial referência aos pontos das abordagens artroscópicas e de avaliação do traumatizado.Anatomia funcional do membro superior (sistematização geral das principais mecânicas articulares do membro superior, conceito de “coifa dos rotadores”…). Importância dos conhecimentos anatómicos dos pontos fracos das articulações na definição, diagnóstico e abordagem das luxações (o exemplo da articulação do ombro). Importância dos conhecimentos anatómicos das estruturas ósseas e suas relações na definição, diagnóstico, identificação de complicações e abordagem das fracturas (os exemplos da fractura da clavícula, fractura do úmero e fractura de Colles…). Importância dos conhecimentos anatómicos dos feixes vásculo-nervosos do membro superior na abordagem de lesões traumáticas, compressivas ou compartimentais que os envolvam (síndrome do canal cárpico, cotovelo de tenista, cotovelo de golfista, contractura de Volkmann, síndromes compartimentais…) e avaliação dos respetivos reflexos e/ou territórios de inervação. Importância dos conhecimentos anatómicos dos músculos e tendões do membro superior na abordagem de lesões características (dedo em gatilho, dedo de Mallet, contractura de Dupuytren…). Importância do conhecimento da drenagem linfática do membro superior e compreensão do linfedema pós-cirúrgico. Importância do conhecimento dos sistemas de drenagem venosa e reconhecimento da sua aplicabilidade na realização de punções venosas periféricas ou colocação de cateteres venosos periféricos. Compreensão da disposição relativa das diferentes estruturas anatómicas nos dedos e mão e reconhecimento da importância deste conhecimento na abordagem cirúrgica das lesões da mão, situações frequentes que requerem cuidada avaliação.

 

NOTA: Optou-se por uma visão abrangente encontrando exemplos para as diferentes áreas: osteologia, artrologia, vasos e nervos; pelo que não haverá uma abordagem exaustiva de revisão do aparelho músculo-esquelético do membro superior, já que este foi bastante trabalhado na UC de Anatomia – 1º semestre do 1º ano.

 

Imagiologia e Anatomia Clínicas do Membro Inferior

 

A Anatomia Imagiológica do membro inferior. Radiografia simples: Incidência antero-posterior (anca, coxa, joelho, perna tornozelo) Incidência de perfil (coxa, joelho, perna, tornozelo) Incidência dorso-plantar e planto-dorsal oblíqua (pé). Ecografia, TAC, RM e Artroscopia (breve referência – articulação do joelho) Osteo-artrologia e miologia – Identificação por radiologia convencional e TC das seguintes estruturas (com relevância nas possíveis variantes anatómicas e principais implicações clínicas): fémur, cabeça, pequeno e grande trocânter, linha áspera, tróclea femoral, côndilos, chanfradura femoral, tíbia, planalto tibial, espinhas tibiais, superficies pré e pós espinhais, tuberosidades interna e externa tibiais, tubérculo de Gerdy, tuberosidade rotuliana, superfície articular peronial superior, extremidade inferior, maléolo interno; perónio, cabeça, corpo, maléolo externo, astrágalo, calcâneo, escafóide, cuneiformes, metatársicos e dedos.Identificação por ecografia e RM das seguintes estruturas (com relevância nas possíveis variantes anatómicas e principais implicações clínicas): músculos e tendões peri-articulares da anca (entesopatia do grande trocânter), debrum coxal, conflitos fémoro-acetabulares, ligamentos cruzados e laterais do joelho, tendões da pata de ganso, trato ileo-tibial, popliteu, bicípite crural, semimembranoso, meniscos e recessos articulares do joelho com reflexões sinoviais. Ligamentos laterais da tibio-társica, lesões osteo-condrais, goteiras e tendões laterais do tarso, anteriores do tarso e tendão de Aquiles.

 

Anatomia de superfície do membro inferior (observação e palpação) com especial referência aos pontos das abordagens artroscópicas e de avaliação do traumatizado.

Anatomia funcional do membro inferior (sistematização geral das principais mecânicas articulares do membro inferior, conceito de “conflitos femoro-acetabulares”…). Exemplificação de testes clínicos básicos para aferir a integridade estrutural e funcional do aparelho múscullo-esquelético (teste da gaveta…). Importância dos conhecimentos anatómicos das articulações na definição, diagnóstico e abordagem das luxações e subluxações (o exemplo da articulação do tornozelo). Importância dos conhecimentos anatómicos das estruturas ósseas e suas relações na definição, diagnóstico, identificação de complicações e abordagem das fracturas (os exemplos da fractura do colo do fémur e fracturas da bacia). Importância dos conhecimentos anatómicos dos feixes vásculo-nervosos do membro inferior na abordagem de lesões traumáticas, compressivas ou compartimentais que os envolvam (hematomas, lesões de nervos periféricos…) e avaliação dos respectivos reflexos e/ou territórios de inervação. Importância dos conhecimentos anatómicos das estruturas músculo-esqueléticas do membro inferior na abordagem de lesões características (fasciite plantar, hallux valgus). Importância do conhecimento da drenagem linfática do membro inferior e dos confluentes dos grupos linfáticos nodais inguinais e inferência sobre a provável sede de patologias (infecção do pé diabético, infecções venéreas…). Importância do conhecimento dos

sistemas de drenagem venosa e reconhecimento da sua aplicabilidade na realização de punções venosas periféricas ou colocação de cateteres venosos periféricos e centrais. Importância do conhecimento dos sistemas de drenagem venosa e suas comunicações e aplicabilidade na interpretação e abordagem da patologia varicosa. Compreensão da disposição relativa das diferentes estruturas anatómicas nos dedos e mão e reconhecimento da importância deste conhecimento na abordagem cirúrgica das lesões da mão, situações frequentes que requerem cuidada avaliação.

 

NOTA: Optou-se por uma visão abrangente encontrando exemplos para as diferentes áreas: osteologia, artrologia, vasos e nervos; pelo que não haverá uma abordagem exaustiva de revisão do aparelho músculo-esquelético do membro inferior, já que este foi bastante trabalhado na UC de Anatomia – 1º semestre do 1º ano.

 

Imagiologia e Anatomia Clínicas do Sistema Circulatório

 

NOTA: Existem conteúdos referentes ao sistema circulatório incluídos nos vários capítulos já apresentados, sobretudo o sistema venoso e o sistema linfático encontram-se já amplamente apresentados nas regiões anteriormente sistematizadas. Pelo que se optará por listar sobretudo diferentes conteúdos (e complementares) em relação ao coração e sistema arterial.

Anatomia clínica do coração: Compreensão da normal organogénese do coração e grandes vasos e reconhecimento da importância e aplicabilidade desse conhecimento na interpretação de situações clínicas decorrentes de alterações do normal desenvolvimento (comunicações interatriais, comunicações interventriculares, transposição dos grandes vasos, tetralogia de Fallot…). Importância dos conhecimentos anatómicos dos aparelhos valvulares e compreensão genérica dos conceitos de prolapso, estenose e regurgitação. Descrição da vascularização do miocárdio e seu contributo para a interpretação de angiografias coronária.

Anatomia clínica dos vasos: Importância dos conhecimentos anatómicos da circulação sistémica arterial na definição, identificação, sistematização e palpação dos diferentes pulsos periféricos arteriais (caróticos, axilar, femoral, poplíteo….). Importância dos conhecimentos anatómicos da circulação sistémica arterial nos fundamentos gerais da técnica de angiografia e exemplos da sua

aplicabilidade como método de diagnóstico e terapêutico (rim, útero, intestino, pulmão, fígado…). Definição do conceito de território vascular e sua aplicabilidade na interpretação de situações de trombose, hemorragia ou compromisso parcial do fluxo (trombose da mesentérica, placas ateromatosas das artérias carótida, claudicação do membro inferior…).

Imagiologia cardíaca: diferentes técnicas de imagem na avaliação do coração (Radiologia Convencional, Ecografia, TAC, RM).

Importância da angiografia no estudo do sistema circulatório recorrendo a ecografia com módulo Doppler, Angiografia por subtração digital, Angiografia por TAC e RM. Anatomia imagiológica recorrendo às diversas técnicas disponíveis.

 

Imagiologia e Anatomia Clínicas em Pediatria e na Grávida

 

NOTA: Existem conteúdos referentes a estas temáticas incluídas nos vários capítulos já apresentados, pelo que se optará nesta aula para apresentar alguns exemplos característicos da idade pediátrica e da grávida.

Anatomia clínica em Pediatria: Sistema respiratório - Importância dos conhecimentos anatómicos do aparelho respiratório na compreensão nas fístulas congénitas esófago-brônquicas e esófago-traqueais e na aspiração de corpos estranhos. Sistema digestivo - Importância dos conhecimentos anatómicos do aparelho digestivo na compreensão das hérnias diafragmáticas congénitas, volvo, pinça mesentérica… Sistema urinário - Importância dos conhecimentos anatómicos do aparelho urinário na compreensão da ectopia renal, refluxo vesico-ureteral, hipospadias…Sistemas genitais - Importância dos conhecimentos anatómicos dos aparelhos genitais na compreensão da ectopia testicular, Imagiologia pediátrica: Aspectos técnicos em Radiologia Convencional, Ecogradia, TAC e RM. Preparação da criança. Anatomia imagiológica normal em Radiologia Convencional Osteo-articular, Torácica e do Abdómen. Estudos contrastados do tubo digestivo e do aparelho urinário. Exames do sistema esquelético (cartilagens de crescimento, metáfise, epífise), TAC, Ecografia e RM.. Imagiologia normal do andómen em Ecografia, RM e TAC. Quadros patológicos mais comuns: traumatismos, infeções pulmonares, tumores e anomalias congénitas. Ecografia obstétrica e RM fetalfístula vesico-vaginal…Sistema cabeça e pescoço - Importância dos conhecimentos anatómicos da cabeça e do pescoço na compreensão da amigdalite, fenda palatina…

Anatomia clínica na Grávida: Definição dos limites, estreitos, diâmetros e diferentes tipos de bacia e sua importância na avaliação da compatibilidade materno-fetal. Anatomia funcional do trabalho de parto. Importância dos conhecimentos anatómicos na realização de episiotomia e compreensão das eventuais complicações associadas a este procedimento.

 

Bibliografia

Anatomy for Diagnostic Imaging 3rd Ed. Ryan, Mc icholas,  Eustace, Saunders Elsevier, 2011.

Imaging Atlas of Human Anatomy by Jamie Weir, Peter H. Abrahams, Jonathan D. Spratt and Lonie R Salkowski, 4th Ed. Mosby Elsevier (2011)

Clinically Oriented Anatomy by Keith L. Moore, Arthur F. Dalley and Anne M.R. Agur 6th Ed. Wolters Kluwer / Lippincott Williams & Wilkins (2010)

Anatomia Humana dos Órgãos - J.A. Esperança Pina - Lidel, Edições Técnicas.

Anatomia Humana do Coração e Vasos - J.A. Esperança Pina - Lidel, Edições Técnicas.

Anatomia Humana da Locomoção - J.A. Esperança Pina, Lidel, EdiçõesTécnicas.

Anatomia Geral e Dissecção Humana - J.A. Esperança Pina, Lidel, EdiçõesTécnicas.

Atlas de Anatomia Humana - F. Netter (nas suas edições em língua inglesa, espanhola ou portuguesa).

Color Atlas of Ultrasound Anatomy by B. Block, 2th ed. Thieme (2012).

 

Sites de anatomia imagiológica: info-radiologie.ch; e-learningradiologie.com; radioanat.free.fr

Radiation exposure from medical diagnostic imaging procedures. http://www.hps.org/documents/meddiagimaging.pdf

 

Critérios de indicação de exames de imagem: ACR appropriateness criteria http://www.acr.org/secondarymainmenucategories/quality_safety/app_criteria.aspx

 

Inclui também o material de ensino apresentado nas aulas, sendo os três primeiros livros apresentados os mais importantes para estudo e aprendizagem.

 

Método de ensino

Os objectivos pedagógicos da Disciplina de Imagiologia e Anatomia Clínicas devem ser atingindos mediante a frequência das aulas teóricas e das aulas teórico-práticas/práticas as quais serão complementares e recorrerão a métodos pedagógicos diferentes.

 

1-Componente teórico

 

O componente teórico é constituído por aulas teóricas ministradas simultâneamente à globalidade dos alunos com aulas de 60 minutos em número de dez na primeira semana do curso e duas vezes por semana da 2ª à 12ª semana do curso (total de 32 horas). Cada aula terá um tema principal começando pela apresentação do sumário e terminando com esclarecimento de dúvidas surgidas durante a aula. Total de componente de aulas teóricas 32 horas.

 

Será utilizada iconografia ilustrativa da com recursos audiovisuais dedicada às várias técnicas imagiológicas atuais e às principais áreas anatómicas e com consequente relevância para os problemas clínicos mais comuns na prática clínica diária e na área de urgência médica. No final da

aula é apresentada uma síntese dos tópicos mais relevantes e são esclarecidas dúvidas ou questões consideradas relevantes pelos alunos.

 

Cada aula teórica deverá ser precedida de informação disponibilizada aos alunos incluindo a identidade do docente, os objectivos gerais e específicos da aula, um sumário ou conteúdo global e referências bibliográficas.

 

A organização do componente teórico é da incumbência do Regente.

A Avaliação do Ensino Teórico é monitorizada por questionários de avaliação do ensino téorico a serem preenchidos por todos os alunos on-line ou atráves de impressos disponibilizados também on-line. Ver capítulo de Informação da Qualidade de Ensino.

 

2-Componente Teórico-Prático

 

O componente teórico-prático complementa o componente teórico e constará do ensino e aprendizagem da Anatomia com aplicação à clínica e da Imagiologia recorrendo a casos clínicos reais e anónimos e sua representação iconográfica. Será efectuada a identificação e revisão das características anatómicas essenciais com recurso à análise dos princípios semiológicos das técnicas usadas e a sua correlação com os problemas clínicos e serão realizadas sessões práticas de apresentação e identificação de estruturas anatómicas recorrendo às diversas técnicas de imagem médica. Parte das aulas práticas (cerca de um terço) serão também realizadas em contexto de Anatomia Clássica podendo incluir Teatro Anatómico para avaliação das estruturas anatómicas em cadáver.

 

Os alunos serão distribuídos por 19 turmas com cerca de 16 alunos cada. Serão ministradas 39 horas de aulas práticas durante 13 de 14 semanas (da semana 2 à semana 14). No total o Curso consistirá de 32 h de aulas teóricas e 39 h de aulas práticas por turma. A proporção prevista das aulas entre a matéria de Anatomia e Imagiologia será de 33,3 para 66,6 % e a duração das aulas será de um ou mais períodos de 60 minutos com intervalos. Preferencialmente, mas não na totalidade, as aulas teórico-práticas serão lecionadas em turmas individuais.

 

As aulas decorrerão das 8.30 às 20.30h tendo como horário modelo o aprovado pela Comissão Pedagógica do 2º ano.

 

O número de horas de contacto será de 32 h teóricas e 39 horas teórico-práticas, total de 71 h de contacto.

 

Alguns parâmetros a ter em consideração na estruturação das aulas do Curso Teórico-Prático, por cada Docente, serão de entre outros:

a) – Ensino Tutorial aberto à participação dos discentes

b) – Trabalho informático com material de radiologia

c) – Trabalho de pesquisa bibliográfica

d) – Trabalho de Projeto

e) – Trabalho de auto-avaliação da aprendizagem

           

a) Ensino Tutorial aberto à participação dos discentes

Este será o método utilizado para no início das aulas práticas ser apresentada uma Revisão Teórica Sumária da Região Anatómica com especial enfoque nas características anatómicas com relevância clínica, proposta para trabalho nessa mesma aula. O teor da aula prática, e portanto desta abordagem tutorial, deverá constar do respetivo sumário, de acordo com o Programa da Unidade Curricular.

A gestão e distribuição do tempo da componente tutorial dependem da índole das matérias versadas, devendo contemplar um período de exposição das matérias pelo assistente e/ou alunos a que se segue um período para esclarecimento de dúvidas.

Será baseado em discussão de casos clínicos com relevância nos achados anatómicos chave, bem como na avaliação de diferentes exames de imagem para identificação das diferentes estruturas anatómicas.

Deverá ter-se em consideração, qual o incentivo a dar aos alunos, para que estes possam vencer a sua natural inibição em falar em grupo.

Deve o docente corrigir e guiar a participação dos discentes, adicionando novos elementos anátomo-radiológicos e clínicos decorrentes da sua experiência como Médico, sendo este contributo possível na medida em que todos os docentes da Unidade Curricular de Anatomia são dotados de atividade e diferentes graus de experiência da prática clínica e radiológica.

Deve o docente promover um ambiente que contribua para a criação de um espírito de entreajuda entre os alunos.

Assim, conseguir-se-á manter e estimular a motivação dos alunos ajudando-os a elevar, de modo crescente, o nível de conhecimentos em Anatomia.

 

 

b) Trabalho Informático com material de radiologia

Poderão ser utilizados computadores para abordagem de casos clínicos concretos com relevância nos achados anatómicos. Serão feitas sessões de grupo para análise e discussão anátomo-clínica.

Poderá também ser utilizado suporte informático para visualização dos exames de imagem úteis na avaliação dos casos clínicos, bem como para identificação de estruturas anatómicas distintas com recurso aos diferentes métodos de imagem.

Assim, a Unidade Curricular de Imagiologia e Anatomia Clínicas propõe-se concretizar nas suas atividades pedagógicas o reforço dos conhecimentos anatómicos com enfoque nos conceitos com maior relevância clínica, bem como dotar os discentes da capacidade de reconhecer as diferentes estruturas anatómicas recorrendo a diferentes métodos de imagem.

Para a prossecução deste objetivo no curso não basta o empenhamento, boa vontade e existência de recursos humanos e técnicos, é fundamental a existência de meios informáticos ajustados.

 

c) Trabalho de Pesquisa Bibliográfica

Tempo destinado ao treino na pesquisa bibliográfica sobre as principais revistas científicas indexadas relevantes na área em questão.

Pesquiza bibliográfica sobre um determinado assunto, com discussão e avaliação crítica de artigos publicados em revistas indexadas na área.

Estímulo à avaliação crítica e rigor científico na elaboração de um artigo.

O aluno deve recorrer às fontes bibliográficas recomendadas ou outros elementos de reconhecido valor científico que encontre nomeadamente na Biblioteca do Departamento de Anatomia, Biblioteca da Faculdade de Ciências Médicas ou sites de publicações na área do conhecimento médico ou das ciências morfológicas.

 

d) Trabalho de Projeto

A realização de trabalhos práticos por grupo de alunos, deve ser incentivada, pois representa uma modalidade de estudo em conjunto. Deverá o aluno incorporar-se num trabalho projeto a realizar em grupo o qual contribuirá para a avaliação final do aluno na Unidade Curricular. Este trabalho deverá ter por base a pesquiza bibliográfica efetuada sobre um determinado tema com recurso às publicações mais relevantes em revistas científicas indexadas na área. O trabalho pode ser apresentado sob a forma de póster ou apresentação multimédia ou outro suporte desde que previamente aceite pelo Corpo Docente. Os temas dos trabalhos serão comunicados na terceira semana da Unidade Curricular.

 

e) Trabalho de Auto Avaliação da Aprendizagem

Tempos de Ensino destinados à realização de atividades de Auto Avaliação dos conhecimentos e aprendizagem. Os alunos são desafiados a responder a perguntas  orais, que podem passar pela identificação de estruturas com diferentes métodos de imagem.

Assim, os alunos podem monitorizar os conhecimentos adquiridos ou não adquiridos através da resposta às perguntas, que procurarão aferir a capacidade que o aluno apresenta para atingir os vários objetivos previstos para Unidade Curricular e seus conteúdos programáticos.

Avaliação do Ensino Prático: Serão realizados Questionários para Avaliação do Ensino Prático, dirigidos a cada docente. Estes questionários encontram-se validados pelo Departamento de Educação Médica.

 

Método de avaliação

Na Imagiologia e Anatomia Clínica a avaliação do aluno deve basear-se em diferentes parâmetros que avaliem não só o seu nível real de conhecimentos mas ainda, as suas aptidões de raciocínio, adaptação a novas questões, aptidões na destrinça do essencial e do acessório bem como nas capacidades de facilmente identificar estruturas anatómicas com base em diferentes métodos de imagem.

 

Trata-se, ainda que indiretamente, de avaliar o futuro médico, pelo que as suas capacidades humanas e éticas deverão ser tomadas em linha de conta, sendo o aluno preparado desde os primeiros anos do curso para a abordagem do doente numa perspetiva científica e humana.

 

a) Avaliação prática

 

A avaliação prática é da responsabilidade dos docentes da componente prática e processar-se-á em todas as aulas práticas e pode passar pelos seguintes itens:

 

O aluno deve encarar a abordagem dos casos clínicos e radiológicos como um ato que implica preparação teórica, capacidade de análise, interpretação, discussão e conclusão. Aconselha-se o aluno a familiarizar-se com a interpretação Radiológica e Clínica da Anatomia pelo que as capacidades irão sendo desenvolvidas de forma gradual.

 

 A avaliação prática deve avaliar também as características globais do aluno, no que se refere não só ao seu nível de conhecimentos mas também à assiduidade e pontualidade, sua capacidade de dinamização do grupo de trabalho em que está integrado e relacionamento com os docentes e discentes, seu respeito e humanismo.

 

Incluída na avaliação prática encontra-se o trabalho projeto de Imagiologia a ser efetuado em grupo (cerca de três grupos por cada turma) relativo a um tema da literatura das especialidades. Este trabalho (já referido na secção VII-2-d) deverá ser apresentado oralmente de forma sucinta e clara, pelo grupo que o efetuou em cerca de 15 minutos, devendo o docente avaliar não só a qualidade da exposição e o rigor científico mas ainda o empenho, esforço postos no estudo e pesquisa bibliográfica para a realização do tema. A apresentação decorrerá nas semanas intermédias da Unidade Curricular, terá uma avaliação compreendida entre 0 e 20 valores (mínimo de 10 valores para aprovação na Unidade Curricular) e contará (incluindo a avaliação prática global das aulas de Imagiologia) com a ponderação de 20% para a avaliação final. Individualmente cada aluno poderá ter uma variação positiva ou negativa desta classificação até 20% de acordo com a sua participação nas aulas teórico-práticas. A avaliação prática da Anatomia decorrerá ao longo das aulas com uma classificação final de 0 a 20 valores (mínimo de 10 valores para aprovação na unidade curricular) e com uma ponderação de 10 % na nota final.

 

A avaliação prática não tem melhoria de nota para ambas as componentes de Imagiologia e Anatomia, no mesmo ano lectivo. Por outro lado tem a validade de dois anos para além do ano em que decorre, para possível integração com nota final associada a eventuais provas finais a realizar em ano lectivo posterior.

 

b) Prova Final

 

Será realizada em datas a definir, nos Anfiteatros ou outras instalações do Edifício-Sede da Faculdade Ciências Médicas – UNL e terá dois componentes:

 

Componente Oral (O): trata-se da apresentação oral (poster, apresentação multimédia e/ou outro suporte aceite) perante júri constituído pelo Corpo Docente da resolução de dois problemas clínicos colocados pelo mesmo (um problema na àrea de Anatomia e um problema na Área de Imagiologia), que será comunicado na terceira semana ou após conclusão da prova prática intermédia com aprovação. Esta componente oral será apresentada em grupo de alunos (três grupos por turma) num período de tempo de 15 minutos para cada problema, de modo sugerido pelo referido grupo e aceite pelo Corpo Docente. Esta avaliação é quantitativa, de 0 a 20 valores para cada um dos problemas clínicos, requerendo ambas um mínimo de 10 valores para aprovação final na Unidade Curricular, decorrendo nas duas semanas finais da mesma. As provas têm uma ponderação conjunta de 20% na classificação final.

 

Em caso de não aprovação ou perante falta presencial a cada uma desta provas/problemas clínicos, o aluno ou grupo de alunos deverão realizar nova avaliação referente aos conteúdos da Componente Oral da Prova Final de preferência antes da prova de Componente Escrita do Exame Final. A possibilidade de melhoria de nota da Prova Oral pode ser considerada mediante nova avaliação de preferência antes do exame escrito final da segunda fase.

 

Componente Escrito (E): trata-se de uma prova composta por perguntas de escolha múltipla, verdadeiro e falso, certo ou errado entre cinco hipóteses, legendas de imagens de anatomia normal ou com patologia e/ou resposta curta que procura aferir de forma geral os conhecimentos transmitidos na Componente Teórica e Revisões Temáticas da Componente Prática e outros decorrentes da aplicação prática destas. Esta avaliação é quantitativa, de 0 a 20 valores também requerendo um mínimo de 10 valores para aprovação na Unidade Curricular e com ponderação de 50% na nota final. Consistirá em teste de 80 perguntas a decorrer em 120 minutos. A apresentação a esta prova final requere assiduidade de dois terços das aulas teórico-praticas de Imagiologia e também de dois/terços das aulas teórico-práticas de Anatomia. A melhoria de nota do exame escrito da 1ª fase é possível em exame de 2ª fase.

 

Consulta de prova: as classificações do teste escrito devem ser publicadas até quatro dias úteis após a realização do teste escrito. A eventual consulta de prova escrita deverá ser solicitada ao Secretariado no dia útil após a publicação das notas no Moodle e deverá ocorrer entre o segundo e quarto dia útil após a publicação das classificações no Moodle. Este plano é válido para as provas de 1ª e 2º fase e da época especial.

 

A Classificação Final da UC decorrerá do somatório das três avaliações (Avaliação Prática, Prova Oral Final e Prova Escrita Final). Uma classificação inferior a 10 valores em cada uma das três provas acarreta a não aprovação na Unidade Curricular. De igual modo e com exeção dos casos previstos pela lei, a ausência de assiduidade a dois terços das aulas teorico-práticas de Imagiologia e de Anatomia é critério de não aprovação da Cadeira ou de não admissibilidade ao teste escrito final.

 

A assiduidade será comprovada pelo assinatura dos docentes na ficha individual de aluno das aulas ministradas aos mesmos e/ou com folhas de presenças coletiva incluindo a lista de alunos presentes em cada aula.

Os alunos repetentes estão dispensados da frequência das aulas no ano letivo de 2014-2015 se as tiverem frequentado com aproveitamento (dois terços de um ano letivo para ambas as áreas de Imagiologia e Anatomia) nos dois anos anteriores. Se um eventual aluno repetente pretender repetir a frequência das aulas, deverá informar o Secretariado da Unidade Curricular de preferência no início do ano lectivo. Em caso de não frequência ou de frequência inferior a dois terços em um dos dois anos anteriores o aluno deverá frequentar as aulas em falta para completar os dois terços referenciados no ano lectivo presente.

 

Alunos com estatuto de “estudante trabalhador” ou outro equivalente, sem frequência das aulas, têm de realizar a avaliação prática de Imagiologia e as provas orais finais de Anatomia e Imagiologia em molde semelhante aos restantes alunos, preferencialmente nos mesmos períodos de tempo, podendo o respectivo aproveitamento ser considerado requisito determinante para admissibilidade ao exame escrito final de 1ª ou 2ª época.

Datas de Exames: as estabelecidas pelo Conselho Pedagógico.

 

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