NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Ética e Biomedicina

Código

11131

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

GOTH

Créditos

3

Professor responsável

Profª Doutora Maria Alexandra Ribeiro

Língua de ensino

Português

Objectivos

·         Enumerar, Enunciar e Identificar os princípios básicos da Bioética

·         Identificar os principais desafios éticos das Neurociências

·         Aplicar os princípios éticos na tomada de decisão médica quotidiana

·         Identificar as implicações éticas das mais recentes tecnologias na área da saúde

·         Enunciar o enquadramento ético e legal da investigação em animais e humanos

·          Enunciar os princípios éticos gerais da Investigação em Biomedicina e da Investigação Clínica

·         Identificar princípios éticos específicos da Investigação Clínica

·         Identificar as implicações éticas de situações concretas da Investigação Clínica

Pré-requisitos

 

Conteúdo

FUNDAMENTOS DE BIOÉTICA:

Origem, natureza e âmbito da bioética;

Princípios da bioética;

Teorias e Modelos em Bioética;

Bioética Médica.

NEUROÉTICA:

Neurociências;

Tratamento versus Aprimoramento;

Principais Desafios

ÉTICA & INVESTIGAÇÃO

Investigação Animal (Bem–estar animal; Reduce, Refine, Replace; Legislação, normas e diretrizes éticas nacionais e internacionais);

Investigação em Biomedicina (Biotecnologia e Nanotecnologia; Células estaminais; Clonagem;  Experimentação em embriões; Genética e Citogenética; Nanomateriais e NanoMedicina; Bancos de células ou produtos de origem humana);

Investigação Clínica e Ensaios Clínicos (Princípios éticos específicos. Enquadramento ético e legal; Conflito de interesses; Uso de placebo; Ensaios em crianças e idosos).

Bibliografia

•        Bioética, L. Archer, J. Biscaia e W. Osswald, Lisboa, Verbo, 1996, 406p.

•        Novos Desafios à Bioética, L. Archer, J. Biscaia, W. Osswald, M. Renaud (coord.), Porto, Porto Editora, 2001.

•        Bioética simples, W. Osswald e M. C. Patrão Neves, Lisboa, Verbo, 2007.

•        Bioética e Vulnerabilidade, Ana Sofia Carvalho (coord.), Almedina, 2008,

•        Investigação Biomédica. Reflexões Éticas, Paula Martinho da Silva (coord), CNECV, Gradiva, 2008.

•        Ética em Cuidados de Saúde, D. Serrão e R. Nunes (Coord), Porto editora, 1998.

•        Direitos do Homem e Biomedicina, Instituto de Bioética, UCP, Universidade Católica Editora, Lisboa, 2003, 224p. (Convenção de Oviedo – do Conselho da Europa, 1997; comentada)

Será facultada aos alunos bibliografia específica, quando considerado necessário.

Método de ensino

Aulas teórico-práticas: Conteúdos teóricos leccionados pelo docente com recurso a apresentações em Power Point, e/o projecção de pequenos filmes; componente prática realizada com recurso à discussão de artigos seleccionados pelo docente, de estudo de casos e excertos de filmes.

Método de avaliação

Formas de avaliação: 1) Avaliação final mediante elaboração de uma Monografia (trabalho escrito, temático; máximo 8 páginas, espaço e meio, Times New Roman, pitch 12) sobre um dos temas abordados nas aulas. O tema da Monografia deve ser previamente apresentado e discutido com a com a Regente, a partir de uma lista fornecida, ou à escolha dos alunos. A Monografia deve ter a forma de artigo publicável (com resumo) e incluir uma análise/reflexão crítica sobre o tema apresentado; 2) Assiduidade e Participação.

A avaliação final normalizada para uma escala de 0-20. O não cumprimento da assiduidade mínima (menos de 5 aulas) inviabiliza a apresentação da Monografia e consequentemente a reprovação à unidade curricular.

 

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