
Ética e Biomedicina
Código
11131
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
GOTH
Créditos
3
Professor responsável
Profª Doutora Maria Alexandra Ribeiro
Língua de ensino
Português
Objectivos
· Enumerar, Enunciar e Identificar os princípios básicos da Bioética · Identificar os principais desafios éticos das Neurociências · Aplicar os princípios éticos na tomada de decisão médica quotidiana · Identificar as implicações éticas das mais recentes tecnologias na área da saúde · Enunciar o enquadramento ético e legal da investigação em animais e humanos · Enunciar os princípios éticos gerais da Investigação em Biomedicina e da Investigação Clínica · Identificar princípios éticos específicos da Investigação Clínica · Identificar as implicações éticas de situações concretas da Investigação Clínica |
Pré-requisitos
Conteúdo
FUNDAMENTOS DE BIOÉTICA: Origem, natureza e âmbito da bioética; Princípios da bioética; Teorias e Modelos em Bioética; Bioética Médica. NEUROÉTICA: Neurociências; Tratamento versus Aprimoramento; Principais Desafios ÉTICA & INVESTIGAÇÃO Investigação Animal (Bemestar animal; Reduce, Refine, Replace; Legislação, normas e diretrizes éticas nacionais e internacionais); Investigação em Biomedicina (Biotecnologia e Nanotecnologia; Células estaminais; Clonagem; Experimentação em embriões; Genética e Citogenética; Nanomateriais e NanoMedicina; Bancos de células ou produtos de origem humana); Investigação Clínica e Ensaios Clínicos (Princípios éticos específicos. Enquadramento ético e legal; Conflito de interesses; Uso de placebo; Ensaios em crianças e idosos). |
Bibliografia
Bioética, L. Archer, J. Biscaia e W. Osswald, Lisboa, Verbo, 1996, 406p. Novos Desafios à Bioética, L. Archer, J. Biscaia, W. Osswald, M. Renaud (coord.), Porto, Porto Editora, 2001. Bioética simples, W. Osswald e M. C. Patrão Neves, Lisboa, Verbo, 2007. Bioética e Vulnerabilidade, Ana Sofia Carvalho (coord.), Almedina, 2008, Investigação Biomédica. Reflexões Éticas, Paula Martinho da Silva (coord), CNECV, Gradiva, 2008. Ética em Cuidados de Saúde, D. Serrão e R. Nunes (Coord), Porto editora, 1998. Direitos do Homem e Biomedicina, Instituto de Bioética, UCP, Universidade Católica Editora, Lisboa, 2003, 224p. (Convenção de Oviedo do Conselho da Europa, 1997; comentada) Será facultada aos alunos bibliografia específica, quando considerado necessário. |
Método de ensino
Aulas teórico-práticas: Conteúdos teóricos leccionados pelo docente com recurso a apresentações em Power Point, e/o projecção de pequenos filmes; componente prática realizada com recurso à discussão de artigos seleccionados pelo docente, de estudo de casos e excertos de filmes.
Método de avaliação
Formas de avaliação: 1) Avaliação final mediante elaboração de uma Monografia (trabalho escrito, temático; máximo 8 páginas, espaço e meio, Times New Roman, pitch 12) sobre um dos temas abordados nas aulas. O tema da Monografia deve ser previamente apresentado e discutido com a com a Regente, a partir de uma lista fornecida, ou à escolha dos alunos. A Monografia deve ter a forma de artigo publicável (com resumo) e incluir uma análise/reflexão crítica sobre o tema apresentado; 2) Assiduidade e Participação.
A avaliação final normalizada para uma escala de 0-20. O não cumprimento da assiduidade mínima (menos de 5 aulas) inviabiliza a apresentação da Monografia e consequentemente a reprovação à unidade curricular.