NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Diabetologia molecular e clínica

Código

11134

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

MC

Créditos

3

Professor responsável

Prof. Doutor João Raposo

Língua de ensino

Português

Objectivos

A prevalência da diabetes em todo o mundo, assim como em Portugal tem vindo a aumentar exponencialmente. Cerca de 35% da população Portuguesa tem diabetes ou está em risco de a desenvolver (“pré-diabetes”). A diabetes é uma prioridade da política de saúde em Portugal nas próximas décadas.

 

A diabetes é também um excelente modelo da abordagem multidisciplinar na doença crónica e da integração dos conhecimentos da investigação fundamental, clínica e epidemiológica. Cria-se assim a necessidade de que os alunos de Medicina recebam formação especifica em Diabetes pelo que se propõe-se uma  abordagem transversal da Diabetes.

 

  • Estimular-se-á o contacto clínico com pessoas com diabetes de diferentes grupos etários procurando-se a integração dos conhecimentos adquiridos com foco especial na área da comunicação com os doentes e família.
  • Procurar-se-á que os formandos adquiram competências na área dos diferentes níveis de prevenção com destaque para os programas de prevenção primária, programas de rastreio e avaliação da intervenção terapêutica na diabetes.
  • Pretende-se igualmente que os alunos adquiram os conhecimentos e competências na abordagem das doenças crónicas e modelos de organização de prestação de cuidados de saúde.
  • Os formandos serão expostos a conhecimentos sobre o problema de Saúde Pública que a diabetes representa, e discutirão as alterações moleculares, celulares e orgânicas na diabetes.
  • Será igualmente dado um foco aos aspetos do conhecimento em investigação fundamental, clínica (ensaios clínicos) e epidemiológica.

Pré-requisitos

 

Conteúdo

  • Classificação e diagnóstico da diabetes
  • Diabetes e Saúde Pública
    • As doenças não comunicáveis
    • Incidência e Prevalência de Diabetes em Portugal e no mundo
    • Níveis de Prevenção em Diabetes. Rastreios
    • Programa Nacional para a Diabetes
    • Organização de Cuidados de Saúde em Diabetes
  • Mecanismos moleculares da diabetes e sua integração com a clínica da diabetes
  • Diabetes e doença macro e micro vascular
  • Prevenção e controlo da Diabetes e suas bases moleculares:
    • Nutrição na Diabetes
    • Atividade física
    • Abordagens terapêuticas farmacológicas

 

 

  • Educação terapêutica na Diabetes
    • a pessoa com doença crónica: relação médico/doente
    • Ensino em grupo vs ensino individual
    • Ferramentas pedagógicas. Tecnologias e diabetes
    • Entrevista motivacional

Bibliografia

Método de ensino

Serão usadas aulas teórico-práticas para apresentação de casos clínicos e discussão inicial e final. São privilegiadas a observação de consultas individuais e de grupo de diabetologia em adultos e ambiente pediátrico, bem como consultas de outras especialidades.

No restante tempo serão utilizadas metodologias ativas: trabalhos de grupo, simulações (“role-play”).

 

Estando organizado como cadeira de opção de curta duração pretende-se organizar todos os conteúdos na resolução de casos clínicos que permitam colocação de hipóteses diagnósticas, escolhas terapêuticas e discussão de prognóstico realizando sempre a ligação entre as ciências fundamentais e a aplicação clínica e sua transposição para a Saúde Pública. São especialmente valorizados os aspetos de comunicação e troca de experiências entre a equipa clínica e a equipa de investigação.

 

Método de avaliação

A avaliação desta UC será efectuada de modo contínuo e terá em conta:

· assiduidade (é considerado necessário participar em 2/3 das atividades lectivas)

· avaliação contínua dos alunos (40% da avaliação total)

· relatório escrito de estágio que inclui a discussão dos casos clínicos apresentados, apreciação da vertente clínica observada, apresentação e discussão de necessidades de investigação na área da Diabetologia. Este relatório deverá ser submetido por via electrónica até ao sétimo dia após conclusão da atividade lectiva (60% da avaliação total).

 

Cursos