
Diabetologia molecular e clínica
Código
11134
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
MC
Créditos
3
Professor responsável
Prof. Doutor João Raposo
Língua de ensino
Português
Objectivos
A prevalência da diabetes em todo o mundo, assim como em Portugal tem vindo a aumentar exponencialmente. Cerca de 35% da população Portuguesa tem diabetes ou está em risco de a desenvolver (pré-diabetes). A diabetes é uma prioridade da política de saúde em Portugal nas próximas décadas.
A diabetes é também um excelente modelo da abordagem multidisciplinar na doença crónica e da integração dos conhecimentos da investigação fundamental, clínica e epidemiológica. Cria-se assim a necessidade de que os alunos de Medicina recebam formação especifica em Diabetes pelo que se propõe-se uma abordagem transversal da Diabetes.
- Estimular-se-á o contacto clínico com pessoas com diabetes de diferentes grupos etários procurando-se a integração dos conhecimentos adquiridos com foco especial na área da comunicação com os doentes e família.
- Procurar-se-á que os formandos adquiram competências na área dos diferentes níveis de prevenção com destaque para os programas de prevenção primária, programas de rastreio e avaliação da intervenção terapêutica na diabetes.
- Pretende-se igualmente que os alunos adquiram os conhecimentos e competências na abordagem das doenças crónicas e modelos de organização de prestação de cuidados de saúde.
- Os formandos serão expostos a conhecimentos sobre o problema de Saúde Pública que a diabetes representa, e discutirão as alterações moleculares, celulares e orgânicas na diabetes.
- Será igualmente dado um foco aos aspetos do conhecimento em investigação fundamental, clínica (ensaios clínicos) e epidemiológica.
Pré-requisitos
Conteúdo
- Classificação e diagnóstico da diabetes
- Diabetes e Saúde Pública
- As doenças não comunicáveis
- Incidência e Prevalência de Diabetes em Portugal e no mundo
- Níveis de Prevenção em Diabetes. Rastreios
- Programa Nacional para a Diabetes
- Organização de Cuidados de Saúde em Diabetes
- Mecanismos moleculares da diabetes e sua integração com a clínica da diabetes
- Diabetes e doença macro e micro vascular
- Prevenção e controlo da Diabetes e suas bases moleculares:
- Nutrição na Diabetes
- Atividade física
- Abordagens terapêuticas farmacológicas
- Educação terapêutica na Diabetes
- a pessoa com doença crónica: relação médico/doente
- Ensino em grupo vs ensino individual
- Ferramentas pedagógicas. Tecnologias e diabetes
- Entrevista motivacional
Bibliografia
- Textbook of Diabetes, Richard I. G. Holt, Clive Cockram, Allan Flyvbjerg, Barry J. Goldstein, Wiley-Blackwell, 2010
- Diabet Med. 2010 Aug;27(8):879-81.First diabetes prevalence study in Portugal: PREVADIAB study.Gardete-Correia L, Boavida JM, Raposo JF, Mesquita AC, Fona C, Carvalho R, Massano-Cardoso S
- Clinical Practice Recommendations of American Diabetes Association, disponível em http://care.diabetesjournals.org/content/35/Supplement_1
Método de ensino
Serão usadas aulas teórico-práticas para apresentação de casos clínicos e discussão inicial e final. São privilegiadas a observação de consultas individuais e de grupo de diabetologia em adultos e ambiente pediátrico, bem como consultas de outras especialidades.
No restante tempo serão utilizadas metodologias ativas: trabalhos de grupo, simulações (role-play).
Estando organizado como cadeira de opção de curta duração pretende-se organizar todos os conteúdos na resolução de casos clínicos que permitam colocação de hipóteses diagnósticas, escolhas terapêuticas e discussão de prognóstico realizando sempre a ligação entre as ciências fundamentais e a aplicação clínica e sua transposição para a Saúde Pública. São especialmente valorizados os aspetos de comunicação e troca de experiências entre a equipa clínica e a equipa de investigação.
Método de avaliação
A avaliação desta UC será efectuada de modo contínuo e terá em conta:
· assiduidade (é considerado necessário participar em 2/3 das atividades lectivas)
· avaliação contínua dos alunos (40% da avaliação total)
· relatório escrito de estágio que inclui a discussão dos casos clínicos apresentados, apreciação da vertente clínica observada, apresentação e discussão de necessidades de investigação na área da Diabetologia. Este relatório deverá ser submetido por via electrónica até ao sétimo dia após conclusão da atividade lectiva (60% da avaliação total).