
Global Health
Código
11135
Unidade Orgânica
NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
SP
Créditos
3
Professor responsável
Prof. Doutor Benedetto Saraceno
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Fornecer a formação básica necessária para discutir os principais determinantes dos problemas de saúde e a relação entre saúde e desenvolvimento político, social e económico, particularmente nos países com recursos limitados.
2. Assegurar uma base a partir da qual os estudantes poderão construir o seu próprio currículo em Saúde Global com os cursos existentes e os recursos oferecidos pela Universidade Nova de Lisboa
3. Enquadrar as atividades de ensino da unidade dentro de uma perspectiva das Doenças Não Transmissíveis e de Saúde Mental.
Pré-requisitos
Conteúdo
1. Introdução à saúde global
Introdução aos principais conceitos e princípios que regem a prática da saúde global, com ênfase em países com recursos limitados. Introdução aos principais determinantes dos problemas de saúde e à relação entre saúde e desenvolvimento político, social e económico. Análise dos papéis e funções dos principais actores institucionais na área da saúde global.
A referência principal será:
- Commission on Macroeconomics and Health (2001) Macroeconomics and Health: Investing in health for economic development. Report of the Commission on Macroeconomics and Health. WHO, Geneva.
2. Saúde Mental Global
Análise dos principais dados epidemiológicos globais sobre a carga das doenças mentais, neurológica e de abuso de substâncias. Discussão dos determinantes sociais da saúde mental e as relações entre saúde mental e desenvolvimento.
Lacunas existentes em termos de recursos humanos e financeiros, resultando em falta de tratamento. Obstáculos que impedem a melhoria dos cuidados de saúde mental a nível mundial.
Análise das especificidades e semelhanças de Políticas de Saúde Mental e modelos de organização de serviços a nível global.
A referência principal será:
- Horton, R (editor) (2007 Sept and 2011 Oct) Global Mental Health Series The Lancet.
3. Papel das Doenças Não Transmissíveis em Saúde Global
Discussão sobre o status actual das doenças não transmissíveis e apresentação de um guia de acção para reverter a epidemia existente, através do reforço de monitoramento e vigilância nacional e global, implementação de medidas baseadas em evidência para reduzir factores de risco como tabagismo, alimentação inadequada, sedentarismo e uso nocivo de álcool, e melhorar o acesso às intervenções custo-efectivas para prevenir complicações de saúde, incapacidades e morte prematura.
A referência principal será:
· World Health Organization. Global status report on noncommunicable diseases 2010, Geneva 2011.
4. Introdução à Diplomacia da Saúde: o exemplo da Estratégia Global para reduzir o uso nocivo do Álcool
O seminário incluirá uma introdução aos principais conceitos e princípios que regem a disciplina da Diplomaciada Saúde, um campo promissor para a investigação e a ação, que estabelece uma nova ponte entre a saúde global e a política externa. O seminário integrará a discussão da situação atual do uso nocivo de álcool, e uma análise dos processos diplomáticos que levaram à aprovaçãoda estratégiaglobal sobreálcool da OMS.
A referência principal será:
· WHO (2010) Strategies to reduce the harmful use of alcohol. Draft Global Strategy. WHO, Geneva
5. O conceito de Medicamentos Essenciais
O seminário definirá o conceito de Medicamentos Essenciais e discutirá o seu papel na melhoria da qualidade e efetividade dos Sistemas de Saúde. Os estudantes aprenderão a importância de ligar a escolha de medicamentos às necessidades de saúde prioritárias de uma população, à prevalência de doenças, à evidência de eficácia, à segurança e à análise comparativa de custo-efetividade.
A referência principal será:
· WHO Model Formulary. Geneva: WHO press; 2004.
6. Emergências Complexas e os seus efeitos na saúde mental da população
O seminário irá fornecer uma visão geral sobre os efeitos na saúde mental de emergências complexas (catástrofes naturais ou provocadas pelo homem, incluindo guerras). Serão discutidas intervenções custo-efetivas durante a fase de emergência aguda (quando as taxas de mortalidade estão substancialmente elevadas) e na fase de pós-emergência (quando as taxas de mortalidade estão razoavelmente controladas). Os estudantes irão conhecer intervenções sociais precoces e intervenções precoces em saúde mental. Serão apresentados e discutidos exemplos de emergências complexas.
A referência principal será:
· World Health Organization, Building Back Better: Sustainable Mental Health Care After Emergencies. WHO, Geneva, 2013
Bibliografia
1. Koplan, Jeffrey, T. Christopher Bond, Michael H. Merson, K. Srinath Reddy, Mario Henry Rodriuez, Nelson K. Sewankambo, and Judith N. Wasserheit, "Towards a common definition of global health," The Lancet 2009, 373 (9679) 1993-1995.
2. Institute of Medicine (IOM), Board on International Health, Americas Vital Interest in Global Health: Protecting Our People, Enhancing our Economy, and Advancing our International Interests, National Academy of Sciences, 1997.
3. Kaiser Edu, Global Healthhttp://www.kaiseredu.org/Issue-Modules/Global-Health/Background-Brief.aspx?p=1 Prepared by Grace Hunter and Usha Ranji of the Kaiser Family Foundation, 2009
4. Dentzer, Susan, The Devilish Details of Delivering on Global Health, Health Affairs, July/August 2009, 28 (4).
5. Ravishankar, Nirmala, Paul Gubbins, Rebecca J. Cooley, Katherine Leach-Kermon, Catherine M. Michaud, Dean T. Jamison, and Christopher J.L. Murray, Financing of Global Health: Tracking Development Assistance for Health from 1990 to 2007, The Lancet 2009, 373: 2119.
6. Gupta R, Hotez P. Rethinking global health training in North America. Medscape General Medicine. 2006; 8(3).
Método de ensino
No seu conjunto, as atividades serão organizadas através de aulas interativas:
Será obrigatória a presença em pelo menos 4 dos 6 seminários.
Método de avaliação
A avaliação dos estudantes será efectuada através de exame escrito. A assiduidade também será considerada na avaliação.