NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Ginecologia e Obstetrícia (Estágio parcelar)

Código

11143

Unidade Orgânica

NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

MMIA

Créditos

6

Professor responsável

Profª Doutora Teresa Ventura

Língua de ensino

Português

Objectivos

O estágio profissionalizante de ginecologia/obstetrícia (6º ano), com a duração de 4 semanas e num contexto de maior responsabilização individual e de integração na equipa, tem como objectivos gerais proporcionar a aquisição de atitudes e competências em ginecologia e em obstetrícia, indispensáveis à boa prática médica.

Pretende-se que os alunos sejam integrados na prática clínica hospitalar de forma tutelada, acompanhando sempre que possível o tutor na sua actividade, observando e/ou realizando procedimentos fundamentais para o seu exercício profissional futuro. Os conhecimentos, capacidades e atitudes adquiridos ao longo do curso e principalmente na cadeira de ginecologia e obstetrícia do 4º ano, deverão ser aqui sedimentados e enquadrados na medicina da mulher.

Pré-requisitos

 

Conteúdo

Ginecologia

Alterações do ciclo menstrual: diagnóstico e terapêutica,

Rastreios em ginecologia,

Infecções ginecológicas comuns: diagnóstico e terapêutica,

Planeamento familiar,

Patologia mamária principal,

Menopausa,

Uroginecologia: incontinência urinária, prolapso UG

Obstetrícia

Aconselhamento pré concepcional,

Vigilância da gravidez normal,

Reconhecimento de gravidez de risco,

Patologias obstétricas na actividade hospitalar,

Interpretação de exames complementares,

Discussão de diagnósticos e terapêuticas,

Reconhecer sintomas e sinais de trabalho de parto

Bibliografia

Beckmann C et al (2014). Obstetrics and Gynecology, 7th Edition, Lippincot Williams & Wilkins (The American College of Obstetricians and Gynecologists). ISBN 978-1-4511-4431-4

De Cherney et Nathan (2012). Current Obstetric & Gynecologic Diagnosis & Treatment, 11st Edition, The Mc Graw-Hill Companies Inc, ISBN 978-0-07-174267-2

Monga A, Dobbs S (2011). Gynaecology by Ten Teachers, 19th Edition, Hodder et Stoughton Ltd, ISBN: 978-0-340-983-546

Baker P, Kenny L (2011). Obstetrics by Ten Teachers, 19 th Edition, Hodder et Stoughton Ltd, ISBN: 13: 978-0-340-98353-9

Graça LM et al (2010). Medicina Materno-Fetal. 4ª ed. Lidel- Edições Técnicas Lda. ISBN 978-972-757

SPEDM, SPD, SPOMMF, SPP (2011). Relatório de Consenso sobre a Diabetes e Gravidez

SPDC (2011). Consensos sobre contracepção

Sites recomendados:

Direcção Geral de Saúde www.dgs.pt

Sociedade portuguesa de contracepção www.spdc.pt

Organização Mundial de Saúde www.who.int/

Método de ensino

As modalidades pedagógicas a utilizar são acompanhamento no período de trabalho diário 9-13h (consultas, enfermaria, ambulatório, bloco, técnicas diagnósticas), frequência do serviço de urgência de Ginecologia/ Obstetrícia 12h por semana, integrado na equipa do tutor. Um Workshop por período de estágio (4 semanas): o aluno dispõe de 10 min para apresentar o seu trabalho, devendo a data ser definida no início. Elaboração de relatório final de estágio pelo aluno, que será avaliado pelo tutor. Os estágios deverão integrar-se nas diversas actividades assistenciais e de investigação do serviço, incluindo as reuniões semanais. O aluno deverá ser integrado de acordo com a respectiva norma vigente no serviço e ter conhecimento dos procedimentos administrativos inerentes à actividade clínica.Tendo em conta a vertente profissionalizante desta UC, o aluno deverá participar na realização de histórias clínicas, praticar técnicas e procedimentos, ter contacto com familiares e outros profissionais em temas de abordagem multidisciplinar. O registo destas competências/aquisições deve ser feito na caderneta de desempenho (log-book).

Método de avaliação

As modalidades pedagógicas a utilizar são acompanhamento no período de trabalho diário 9-13h (consultas, enfermaria, ambulatório, bloco, técnicas diagnósticas), frequência do serviço de urgência de Ginecologia/ Obstetrícia 12h por semana, integrado na equipa do tutor. Um Workshop por período de estágio (4 semanas): o aluno dispõe de 10 min para apresentar o seu trabalho, devendo a data ser definida no início. Elaboração de relatório final de estágio pelo aluno, que será avaliado pelo tutor. Os estágios deverão integrar-se nas diversas actividades assistenciais e de investigação do serviço, incluindo as reuniões semanais. O aluno deverá ser integrado de acordo com a respectiva norma vigente no serviço e ter conhecimento dos procedimentos administrativos inerentes à actividade clínica.Tendo em conta a vertente profissionalizante desta UC, o aluno deverá participar na realização de histórias clínicas, praticar técnicas e procedimentos, ter contacto com familiares e outros profissionais em temas de abordagem multidisciplinar. O registo destas competências/aquisições deve ser feito na caderneta de desempenho (log-book).

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