
Ginecologia e Obstetrícia (Estágio parcelar)
Código
11143
Unidade Orgânica
NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
MMIA
Créditos
6
Professor responsável
Profª Doutora Teresa Ventura
Língua de ensino
Português
Objectivos
O estágio profissionalizante de ginecologia/obstetrícia (6º ano), com a duração de 4 semanas e num contexto de maior responsabilização individual e de integração na equipa, tem como objectivos gerais proporcionar a aquisição de atitudes e competências em ginecologia e em obstetrícia, indispensáveis à boa prática médica. Pretende-se que os alunos sejam integrados na prática clínica hospitalar de forma tutelada, acompanhando sempre que possível o tutor na sua actividade, observando e/ou realizando procedimentos fundamentais para o seu exercício profissional futuro. Os conhecimentos, capacidades e atitudes adquiridos ao longo do curso e principalmente na cadeira de ginecologia e obstetrícia do 4º ano, deverão ser aqui sedimentados e enquadrados na medicina da mulher. |
Pré-requisitos
Conteúdo
Ginecologia Alterações do ciclo menstrual: diagnóstico e terapêutica, Rastreios em ginecologia, Infecções ginecológicas comuns: diagnóstico e terapêutica, Planeamento familiar, Patologia mamária principal, Menopausa, Uroginecologia: incontinência urinária, prolapso UG Obstetrícia Aconselhamento pré concepcional, Vigilância da gravidez normal, Reconhecimento de gravidez de risco, Patologias obstétricas na actividade hospitalar, Interpretação de exames complementares, Discussão de diagnósticos e terapêuticas, Reconhecer sintomas e sinais de trabalho de parto |
Bibliografia
Beckmann C et al (2014). Obstetrics and Gynecology, 7th Edition, Lippincot Williams & Wilkins (The American College of Obstetricians and Gynecologists). ISBN 978-1-4511-4431-4 De Cherney et Nathan (2012). Current Obstetric & Gynecologic Diagnosis & Treatment, 11st Edition, The Mc Graw-Hill Companies Inc, ISBN 978-0-07-174267-2 Monga A, Dobbs S (2011). Gynaecology by Ten Teachers, 19th Edition, Hodder et Stoughton Ltd, ISBN: 978-0-340-983-546 Baker P, Kenny L (2011). Obstetrics by Ten Teachers, 19 th Edition, Hodder et Stoughton Ltd, ISBN: 13: 978-0-340-98353-9 Graça LM et al (2010). Medicina Materno-Fetal. 4ª ed. Lidel- Edições Técnicas Lda. ISBN 978-972-757 SPEDM, SPD, SPOMMF, SPP (2011). Relatório de Consenso sobre a Diabetes e Gravidez SPDC (2011). Consensos sobre contracepção Sites recomendados: Direcção Geral de Saúde www.dgs.pt Sociedade portuguesa de contracepção www.spdc.pt Organização Mundial de Saúde www.who.int/ |
Método de ensino
As modalidades pedagógicas a utilizar são acompanhamento no período de trabalho diário 9-13h (consultas, enfermaria, ambulatório, bloco, técnicas diagnósticas), frequência do serviço de urgência de Ginecologia/ Obstetrícia 12h por semana, integrado na equipa do tutor. Um Workshop por período de estágio (4 semanas): o aluno dispõe de 10 min para apresentar o seu trabalho, devendo a data ser definida no início. Elaboração de relatório final de estágio pelo aluno, que será avaliado pelo tutor. Os estágios deverão integrar-se nas diversas actividades assistenciais e de investigação do serviço, incluindo as reuniões semanais. O aluno deverá ser integrado de acordo com a respectiva norma vigente no serviço e ter conhecimento dos procedimentos administrativos inerentes à actividade clínica.Tendo em conta a vertente profissionalizante desta UC, o aluno deverá participar na realização de histórias clínicas, praticar técnicas e procedimentos, ter contacto com familiares e outros profissionais em temas de abordagem multidisciplinar. O registo destas competências/aquisições deve ser feito na caderneta de desempenho (log-book).
Método de avaliação
As modalidades pedagógicas a utilizar são acompanhamento no período de trabalho diário 9-13h (consultas, enfermaria, ambulatório, bloco, técnicas diagnósticas), frequência do serviço de urgência de Ginecologia/ Obstetrícia 12h por semana, integrado na equipa do tutor. Um Workshop por período de estágio (4 semanas): o aluno dispõe de 10 min para apresentar o seu trabalho, devendo a data ser definida no início. Elaboração de relatório final de estágio pelo aluno, que será avaliado pelo tutor. Os estágios deverão integrar-se nas diversas actividades assistenciais e de investigação do serviço, incluindo as reuniões semanais. O aluno deverá ser integrado de acordo com a respectiva norma vigente no serviço e ter conhecimento dos procedimentos administrativos inerentes à actividade clínica.Tendo em conta a vertente profissionalizante desta UC, o aluno deverá participar na realização de histórias clínicas, praticar técnicas e procedimentos, ter contacto com familiares e outros profissionais em temas de abordagem multidisciplinar. O registo destas competências/aquisições deve ser feito na caderneta de desempenho (log-book).