NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Infeção: Etiologia, Patogénese e Bases Terapêuticas

Código

11154

Unidade Orgânica

NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

MC

Créditos

7

Professor responsável

Prof. Doutor Paulo Paixão

Língua de ensino

Português

Objectivos

A Unidade de Infeção: etiologia, patogénese e bases terapêuticas, Unidade curricular da Área de Ensino e Investigação de Medicina Clínica do Mestrado Integrado em Medicina desta Faculdade, tem como objetivo principal iniciar os alunos no estudo das doenças infeciosas e seus agentes.

Os programas, teórico e prático, pretendem fornecer aos futuros médicos as ferramentas que lhes permitirão compreender a dinâmica da relação hospedeiro / parasita e orientar mais tarde, na sua prática clínica e de modo fundamentado, o diagnóstico, prevenção e terapêutica das doenças infeciosas. Para isso, os conteúdos a lecionar resultam da colaboração dos Departamentos de Microbiologia e de Farmacologia da FCM.

 Numa primeira fase, serão fornecidos conhecimentos básicos dos agentes de doenças infeciosas tais como características morfológicas, metabólicas e genéticas, mecanismos de virulência e patogenicidade, principais manifestações clínicas das doenças por eles causadas e respetiva epidemiologia.

Numa segunda fase, terão relevo particular os fundamentos do diagnóstico laboratorial das infeções mais frequentes (por grupo nosológico), a metodologia mais adequada, sua execução prática, interpretação e valorização dos resultados obtidos.

Transmitir-se-ão também conhecimentos sobre os diferentes grupos de antimicrobianos, espectro de ação, propriedades farmacodinâmicas e farmacocinéticas, principais indicações terapêuticas e mecanismos de resistência conhecidos.

 

Pré-requisitos

 

Conteúdo

Numa primeira fase, serão fornecidos conhecimentos básicos dos agentes de doenças infeciosas tais como características morfológicas, metabólicas e genéticas, mecanismos de virulência e patogenicidade, principais manifestações clínicas das doenças por eles causadas e respetiva epidemiologia.

Numa segunda fase, terão relevo particular os fundamentos do diagnóstico laboratorial das infeções mais frequentes (por grupo nosológico), a metodologia mais adequada, sua execução prática, interpretação e valorização dos resultados obtidos.

Transmitir-se-ão também conhecimentos sobre os diferentes grupos de antimicrobianos, espectro de ação, propriedades farmacodinâmicas e farmacocinéticas, principais indicações terapêuticas e mecanismos de resistência conhecidos.

 

Bibliografia

- Microbiologia Médica. Helena Barroso, António Meliço Silvestre, Nuno Taveira. 2014, Lidel.

- Medical Microbiology, Patrick Murray, Ken Rosenthal, Michael Pfaller. 7th edition, 2013, Elsevier Ltd.

 -“Mims”Medical Microbiology, Richard V. Goering, et al. 5th edition, 2013, Elsevier Ltd.

 

Método de ensino

As aulas teóricas, com a duração de 50 minutos, são ministradas pelos docentes da

Unidade curricular, em função das respetivas especializações. Revestem a forma de aula expositiva, em que se abordarão temas considerados fundamentais, fornecendo dados que orientem os alunos para um estudo individual mais detalhado. Os temas para as aulas teóricas são sobretudo de introdução à Microbiologia e de abordagem sistemática dos diferentes microrganismos e parasitas, de acordo com a taxonomia dos mesmos. Serão também nestas aulas que serão transmitidas noções sobre os diferentes grupos de antimicrobianos, espectro de ação, propriedades farmacodinâmicas e farmacocinéticas, principais indicações terapêuticas e mecanismos de resistência conhecidos.

 

As aulas teórico-práticas terão a duração de 2 horas, serão dirigidas a um grupo de alunos mais reduzido, sendo estudados 6 temas, ao longo do ano. Nesses temas serão abordados grupos nosológicos, pretendendo-se assim uma visão transversal e integradora dos conhecimentos sistemáticos adquiridos nas aulas teóricas. Embora breves descrições clínicas sejam efetuadas, para a integração deste conhecimento dentro da área médica, a ênfase nesta Unidade será na etiologia, epidemiologia no diagnóstico laboratorial das diferentes situações.

 

As aulas práticas, com duração de duas horas semanais, são organizadas em turmas com cerca de 8-9 alunos e orientadas por um docente. Na maior parte delas haverá uma breve abordagem teórica ao tema da aula, com participação dos alunos, que serão divididos por grupos para esse efeito, e que contará para a avaliação final. Será seguida da execução e/ou observação de demonstração de técnicas laboratoriais.

Nas primeiras semanas, os alunos são introduzidos na marcha geral do diagnóstico microbiológico e nas exigências do mesmo. Seguir-se-ão aulas que abordam o estudo particular de alguns microrganismos e o diagnóstico laboratorial de algumas das infeções mais frequentes.

 

 

 

 

Sempre que possível, os trabalhos práticos simulam casos clínicos reais, sendo fornecidos dados que permitam orientar e treinar o raciocínio sequencial de diagnóstico dos discentes, a interpretação e validação dos resultados e possíveis causas de erro.

 

Método de avaliação

1. Avaliação durante o período de aulas - 40%

      - Obrigatório: Frequência das aulas práticas (2/3 do total das presenças).

      - Média de dois testes de 20 perguntas (escolha múltipla), efetuados no início de

      uma aula prática, em dias assinalados no programa. A matéria avaliada nestes testes será comunicada com antecedência pelos respetivos docentes e poderá englobar matéria de aulas práticas, teóricas e teórico-práticas - 20%

      - Participação dos alunos nas aulas – 20%

          

Notas:

a) Os alunos com estatutos especiais não ficam dispensados do ensino prático. Deverão esforçar-se por frequentar as aulas práticas. Se não tiverem, no entanto, informação prática suficiente (que

 

 

 

inclui o nº mínimo de presenças), terão sempre de fazer uma avaliação extraordinária para acederem ao exame escrito final. (ver ponto 8).

 

 

b) Os alunos que tiverem nota média inferior a 9.5 na avaliação efetuada durante as aulas práticas, terão também de fazer este teste de reavaliação.

c) Alunos que obtiveram avaliação prática nos dois últimos anos letivos ficam dispensados do ensino prático. No entanto, para efeitos de cálculo da nota final, serão aplicadas as fórmulas de cálculo utilizadas nos anos respetivos no que se refere à avaliação prática.

 

2. Exame escrito final- 60% - Teste de 50 perguntas, escolha múltipla, com a duração de 75 minutos, em que o aluno será excluído se a classificação for inferior a 9.5 valores. Este teste é obrigatório para todos os alunos.  

 

3. Consulta da prova escrita

Para os alunos eventualmente interessados, terá lugar no dia útil a seguir ao exame escrito, entre as 15h 30m e as 17h 00m, na presença de um docente. O objetivo será a verificação de qualquer erro na aplicação da grelha de classificação ou na contagem das respostas certas. Esta consulta não se destina a prestar explicações sobre a matéria nem sobre o conteúdo das perguntas.

 
4. Exame oral  

Os exames orais iniciam-se no 2º dia útil após a data do exame escrito. Serão exclusivamente para os alunos que o pretendam fazer ou em situações excecionais ou imprevistas que se entenda necessário fazer. A classificação final nestes casos contará com a avaliação prática (40%) e com a classificação obtida nesta prova oral (60%).

(nota: este exame oral não é um exame de melhoria de nota, pelo que a reprovação no mesmo implicará a reprovação na Unidade)

 

5. Exame de época especial

O exame será escrito. O aluno será aprovado se a classificação for igual ou superior a 9.5 valores.

 

6. Exame para “melhoria de nota”

 

 

 

Para os alunos que o requererem no Departamento Académico: será efetuado nos mesmos moldes dos descritos nos pontos 2 e 4 e a classificação final será obtida da mesma forma.

 

Cursos