NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Introdução à Sexologia Médica

Código

11203

Unidade Orgânica

NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

MMIA

Créditos

3

Professor responsável

Profª Doutora Fátima Serrano

Objectivos

A Sexologia é uma área integradora do conhecimento que abrange o estudo interdisciplinar da sexualidade. O objetivo global desta UC é fornecer aos alunos de Medicina uma formação que valorize os múltiplos aspetos da sexualidade humana, ajudando a preparar profissionais sensíveis à temática e mais habilitados a trabalhar na interdisciplinaridade para a promoção da saúde sexual.

Pré-requisitos

 

Conteúdo

História da sexualidade humana; Determinação e diferenciação sexual; Construção da identidade de Género; Papéis sexuais e orientação sexual; Imagem corporal e Sexualidade; Resposta sexual masculina e disfunções sexuais masculinas; Resposta sexual feminina e disfunções sexuais femininas; Saúde sexual e reprodutiva (contraceção, infeções sexualmente transmissíveis, planeamento familiar e sexualidade, gravidez na adolescência); Disforias de género; Parafilias; Sexualidade e grupos específicos (adolescência, menopausa, doente crónico, deficiência, infertilidade); Aconselhamento conjugal; Ética e sexologia médica.

Bibliografia

Basson R. Women's sexual dysfunction: revised and expanded definitions. CMAJ.2005 10;172(10):1327-33. http://www.hawaii.edu/hivandaids/Women’s_Sexual_Dysfunction_Revised_And_Expanded_Definitions.pdf

Gonçalves-Pereira M, Sampaio D. Trabalho com famílias em psiquiatria geriátrica. Acta Médica Portuguesa, 2011; 24(S4): 819-826. http://www.actamedicaportuguesa.com/pdf/2011-24/suplemento-4/819-826.pdf

Sexual Medicine - http://onlinelibrary.wiley.com/journal/10.1002/(ISSN)2050-1161

Sexual Medicine. Sexual Dysfunctions in Men and Women. Montorsi, Basson, Adaikan et al eds, 2010. www.icud.info/PDFs/SEXUAL-MEDICINE-2010.pdf

The Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorder  (5th ed)  DSM–5  American Psychiatric Association, 2013. 

Wedding D, Stuber M.L. Behavior Medicine. 5th Ed. Hogrefe Publishing, 2010.

 

Método de ensino

10  aulas teórico-práticas:  com carácter expositivo e debate dos temas essenciais da área da Sexologia. Cada aula corresponde a  2 sessões de 90 minutos.

2  Workshops: cada Workshop corresponde a 2 sessões de 90 minutos.

Os alunos serão divididos em grupos de 4 elementos.  Cada grupo apresentará uma exposição  oral  sob  a  forma  de  revisão bibliográfica de temas ou  crítica de artigos científicos selecionados, relacionado com os temas da UC, seguido  de discussão pelos alunos e por um painel de docentes. Todos os alunos deverão intervir no tema do seu grupo, pelo que a presença nesse Workshop é obrigatória.

 

Método de avaliação

A avaliação será feita de acordo com o regulamento em vigor para o mestrado integrado em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.

Classificação final da disciplina:  Avaliação teórica (60%) + Avaliação Workshop (40%)

Avaliação teórica: Teste de escolha múltipla com 30 questões  e duração de 30 minutos. Só pode ser admitido a exame teórico o aluno que tenha assistido a pelo menos 2/3 das aulas. Os alunos que desejem consultar o teste que realizaram,  deverão manifestar essa intenção na coordenação do secretariado da UC nas 24 horas posteriores à afixação dos resultados, para que seja marcada uma data nesse sentido.

Os exames realizam-se nas datas referidas no calendário de exames aprovado em Conselho Pedagógico. A  avaliação teórica da UC na 2ª época e na época especial poderá ser realizada por exame oral, ou eventualmente escrito em função do número de candidatos.

Avaliação do Workshop: Terá em conta parâmetros como a forma, clareza, objectividade, qualidade da discussão da apresentação,  e nível de conhecimentos teóricos sobre o tema apresentado.

 

Cursos