
Medicina narrativa
Código
11214
Unidade Orgânica
NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
SP
Créditos
3
Professor responsável
Prof. Doutora Isabel Fernandes
Língua de ensino
Português
Objectivos
A UC visa dar formação sobre o papel, a importância e os limites das narrativas e da comunicação no encontro clínico, cruzando saberes (literatura, medicina, enfermagem, filosofia, ética) e procurando contribuir para práticas terapêuticas eticamente conscientes. Destinado tanto a estudantes, investigadores e profissionais da área da saúde como a estudantes e investigadores das Humanidades, tem como um dos seus objetivos primários a aquisição de conhecimentos relativamente ao recente conceito de Medicina Narrativa bem como dos respetivos métodos e práticas (Charon 2006; Hurwitz 2011). Através desses métodos e práticas (close reading, close listening, creative / reflective writing, etc.) a UC propõe-se ainda desenvolver nos estudantes da área da saúde estratégias de comunicação e de autoconhecimento facilitadoras da sua prática clínica.
Pré-requisitos
Conteúdo
A UC ocupa 12 semanas e organiza-se em 6 módulos de 2 sessões:
Literatura
MN: Definição
Crítica ética e leitura lit.
Close Reading e close listening
Instrumentos e exercícios de análise narrativa
Narrativa e comunicação
O que é comunicar?
Comunicação, competência narrativa e relação médico/doente
Relação sintoma/signo e descodificação da doença
Linguagem, semântica e experiência da doença
Medicina
Experiência clínica/experiência moral
Escuta e empatia. Biografia pessoal e trajetória da doença
Hospitalidade, incerteza, probabilidade e risco. O tripé conceptual da MN
EBM e prova. Medicina evolucionária e tecnomedicina
Filosofia
Linguagem e afeto
Eu e o outro: construção dialógica da ipseidade
Tempo, memória e self narrativo
Enfermagem
Narrativas e Enfermagem
Corpo doente e doença como evento interpessoal
Narrativa relacional: uma ética pós-moderna para a enfermagem
Ética
Enquadramento histórico da ética narrativa
Articulação com outras metodologias éticas
Problemas éticos da clínica
Bibliografia
ATTRIDGE, D. The Singularity of Literature. Routledge, 2004
CAREL, H. Illness: The Cry of the Flesh. Acumen, 2008
CASSEL, E.J. The Nature of Suffering and the Goals of Medicine. OUP, 2004
CHARON, R. Narrative Medicine. Honoring the Stories of Illness. OUP, 2006
ENGEL, J. D. et al. Narrative in Health Care. Radcliff Publishing, 2008
FELDMAN, M.D., CHRISTENSEN, J.F. (Eds.) Behavioural Medicine. McGraw-Hill, 2008
FERNANDES, I. et al. Contar (com) a Medicina. Edições Pedago, 2015
FRANK, A. W. (1995) The Wounded Storyteller. The Univ. of Chicago Press, 2013
HELL, D., Soul hunger. The feeling human being and the life sciences. Daimon Verlag, 2010
Hurwitz, B. & P. Spinozzi (eds.), Discourses and Narrations in the Biosciences, ACUME 2, Vol. 8, Germany: V&R Unipress, 2011
JURECIC, A. Ilness as Narrative. Pittsburgh UP, 2012
RUDNYTSKY, PL Charon, R. Psychoanalysis and Narrative Medicine. State Univ. of New York Press, 2008
ZANER, R. Ethics and the clinical encounter. Prentice Hall, 1988
Método de ensino
Cada módulo parte da adequada moldura teórico-conceptual, ao mesmo tempo que salvaguarda a articulação necessária com as aprendizagens nos módulos precedentes. Tendo a MN uma dimensão eminentemente prática, todos os módulos contemplam também estratégias de ensino /aprendizagem que favorecem a interiorização dos conceitos, graças a exercícios de leitura e audição (close reading e close listening), de análise (enunciados narrativos (não)ficcionais, casos clínicos, imagens, filmes, etc.) e de escrita (reflexiva e criativa).
Método de avaliação
A avaliação processa-se do seguinte modo: cada estudante realiza uma ficha no final de cada módulo (respeitante aos conteúdos lecionados) e sujeita a avaliação quantitativa (0-20) correspondendo a 30 % da nota final; realiza ainda um trabalho final de cerca de 15 pp, num módulo à sua escolha e sujeito a avaliação quantitativa (0-20) correspondendo a 70 % da nota final.
Procura-se assim assegurar a assimilação dos conteúdos de cada módulo por parte dos estudantes e permitir um aprofundamento da matéria na área do seu interesse / especialidade.