NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Medicina narrativa

Código

11214

Unidade Orgânica

NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

SP

Créditos

3

Professor responsável

Prof. Doutora Isabel Fernandes

Língua de ensino

Português

Objectivos

A UC visa dar formação sobre o papel, a importância e os limites das narrativas e da comunicação no encontro clínico, cruzando saberes (literatura, medicina, enfermagem, filosofia, ética) e procurando contribuir para práticas terapêuticas eticamente conscientes. Destinado tanto a estudantes, investigadores e profissionais da área da saúde como a estudantes e investigadores das Humanidades, tem como um dos seus objetivos primários a aquisição de conhecimentos relativamente ao recente conceito de Medicina Narrativa bem como dos respetivos métodos e práticas (Charon 2006; Hurwitz 2011). Através desses métodos e práticas (close reading, close listening, creative / reflective writing, etc.) a UC propõe-se ainda desenvolver nos estudantes da área da saúde estratégias de comunicação e de autoconhecimento facilitadoras da sua prática clínica.

Pré-requisitos

 

Conteúdo

A UC ocupa 12 semanas e organiza-se em 6 módulos de 2 sessões:

Literatura

• MN: Definição

• Crítica ética e leitura lit.

• Close Reading  e close listening

• Instrumentos e exercícios de análise narrativa

Narrativa e comunicação

• O que é comunicar?

• Comunicação, competência narrativa e relação médico/doente

• Relação sintoma/signo e descodificação da doença

• Linguagem, semântica e experiência da doença

Medicina

• Experiência clínica/experiência moral

• Escuta e empatia. Biografia pessoal e trajetória da doença

• Hospitalidade, incerteza, probabilidade e risco. O tripé conceptual da MN

• EBM e prova. Medicina evolucionária e tecnomedicina

Filosofia

• Linguagem e afeto

• Eu e o outro: construção dialógica da ipseidade

• Tempo, memória e self narrativo

Enfermagem

• Narrativas e Enfermagem

• Corpo doente e doença como evento interpessoal

• Narrativa relacional: uma ética pós-moderna para a enfermagem

Ética

• Enquadramento histórico da ética narrativa

• Articulação com outras metodologias éticas

• Problemas éticos da clínica

 

Bibliografia

ATTRIDGE, D. The Singularity of Literature. Routledge, 2004

CAREL, H. Illness: The Cry of the Flesh. Acumen, 2008

CASSEL, E.J. The Nature of Suffering and the Goals of Medicine. OUP, 2004

 

CHARON, R. Narrative Medicine. Honoring the Stories of Illness. OUP, 2006

ENGEL, J. D. et al. Narrative in Health Care. Radcliff Publishing, 2008

FELDMAN, M.D., CHRISTENSEN, J.F. (Eds.) Behavioural Medicine. McGraw-Hill, 2008

FERNANDES, I. et al. Contar (com) a Medicina. Edições Pedago, 2015

FRANK, A. W. (1995) The Wounded Storyteller. The Univ. of Chicago Press, 2013

HELL, D., Soul hunger. The feeling human being and the life sciences. Daimon Verlag, 2010

Hurwitz, B. & P. Spinozzi (eds.), Discourses and Narrations in the Biosciences, ACUME 2, Vol. 8, Germany: V&R Unipress, 2011

JURECIC, A. Ilness as Narrative. Pittsburgh UP, 2012

RUDNYTSKY, PL Charon, R. Psychoanalysis and Narrative Medicine. State Univ. of New York Press, 2008

ZANER, R. Ethics and the clinical encounter. Prentice Hall, 1988

 

Método de ensino

Cada módulo parte da adequada moldura teórico-conceptual, ao mesmo tempo que salvaguarda a articulação necessária com as aprendizagens nos módulos precedentes. Tendo a MN uma dimensão eminentemente prática, todos os módulos contemplam também estratégias de ensino /aprendizagem que favorecem a interiorização dos conceitos, graças a exercícios de leitura e audição (close reading e close listening), de análise (enunciados narrativos (não)ficcionais, casos clínicos, imagens, filmes, etc.) e de escrita (reflexiva e criativa).

Método de avaliação

A avaliação processa-se do seguinte modo: cada estudante realiza uma ficha no final de cada módulo (respeitante aos conteúdos lecionados) e sujeita a avaliação quantitativa (0-20) correspondendo a 30 % da nota final; realiza ainda um trabalho final de cerca de 15 pp, num módulo à sua escolha e sujeito a avaliação quantitativa (0-20) correspondendo a 70 % da nota final.

Procura-se assim assegurar a assimilação dos conteúdos de cada módulo por parte dos estudantes e permitir um aprofundamento da matéria na área do seu interesse / especialidade.

 

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