
Epidemiologia
Código
MF02
Departamento
Saúde Pública e Comunidade
Créditos
3
Professor responsável
Carlos Dias
Língua de ensino
Português/ Inglês
Objectivos
Com esta unidade curricular pretende-se que o estudante desenvolva conhecimentos e competências na área da disciplina de Epidemiologia e das suas principais utilizações em Saúde Pública e em investigação. Pretende-se que no final os estudantes desenvolvam conhecimento e compreensão acerca dos princípios e métodos epidemiológicos essenciais e da "estratégia" epidemiológica e a sua importância em Saúde Pública, e desenvolvam competências para aplicar esses princípios e métodos em contexto de investigação e apreciar de forma crítica e sistemática artigos científicos e relatórios de investigação epidemiológica.
Pré-requisitos
Ramo condições músculo-esqueléticas
Conteúdo
- Principais referências históricas da Epidemiologia
- Introdução aos princípios e métodos epidemiológicos. Atitude e "estratégia" epidemiológicas
- Tipos de estudo em epidemiologia
- Medição em epidemiologia
- Risco em Saúde Pública
- Especificidades da investigação epidemiológica e sua articulação com outras formas de investigação
- Critérios para a apreciação crítica de artigos e de estudos epidemiológicos
- Aplicações da epidemiologia em Saúde Pública
- Avaliação da experiência educacional
Bibliografia
- Beaglehole, R., Bonita, R., Kjellstrom, T.: Basic Epidemiology. Geneva, WHO, 1993.
- Brownson, R., Petitti, D. (eds.): Applied Epidemiology - Theory to Practice. Oxford, Oxford University Press, 1998.
- Kleinbaum, D, Kupper, L, Morgensten, H: Epidemiologic Research, Principles and Methods. New York, VNR co., 1982.
- Mausner, J.; Bahn, A. : Introdução à epidemiologia, Lisboa: Fundação C. Gulbenkian, 1990. Tradução do original em inglês: Epidemiology. An Introductory text, Filadephia, W.B. Saunders Company, 1984.
- Rothman, K & Greenland, S.: Modern Epidemiology. Philadelphia, Lippincott-Raven Pubs., 1998.
Método de ensino
Os métodos de ensino-aprendizagem incluem: aulas teóricas e seminários expositivos, aulas baseadas em cenários clínicos e estudo independente.
Método de avaliação
A unidade curricular é avaliada através de um teste de escolha múltipla (100%). Para obter aprovação na unidade curricular, o estudante tem que obter uma nota igual ou superior a 9,5 valores na atividade de avaliação.