
Reumatologia
Código
MF13
Créditos
4
Professor responsável
Jaime Branco
Língua de ensino
Português/ Inglês
Objectivos
Esta unidade curricular visa proporcionar aos estudantes uma visão global das doenças reumáticas e da sua relevância em termos de Saúde Pública. No final desta unidade curricular pretende-se que o estudante aprofunde o seu conhecimento e compreensão sobre os grandes síndromas reumatológicos e as principiais opções terapêuticas e desenvolva competências para avaliar o potencial impacto das doenças reumáticas a nível pessoal, familiar e social e caracterizar de forma autónoma o sintoma dor.
Pré-requisitos
Ramo condições músculo-esqueléticas
Conteúdo
- Breve referência à história da Reumatologia Portuguesa
- A importância da Reumatologia no contexto das unidades de saúde
- A importância das doenças reumáticas em termos de Saúde Pública. Projeto ONDOR
- A necessidade de uma Abordagem Multidisciplinar
- Reumatologia: conceito e nomenclatura básica
- Princípios para a elaboração de uma História Clínica e realização de Exame Objetivo sumário na perspetiva do fisioterapeuta
- Grandes síndromas reumatológicos: Raquialgias; Gonartrose e coxartrose; Osteoartrose nodal das mãos; Artrite reumatoide; Espondilartropatias; Doenças Reumáticas sistémicas; Osteoporose; Reumatismos periarticulares; Fibromialgia
- Abordagem terapêutica do Doente Reumático
- Apresentação crítica de casos-padrão
Bibliografia
- Branco JC; Grandes Síndromes em Reumatologia, Lisboa, Lidel, 2006
- Canoso JJ;Rheumatology in Primary Care, NB Saunders, 1997
- Harris ED & Genovese MC;Primary Care Rheumatology, 2000
- Maziéres B, Catagrel A, Laroche M, Constantin A;Guide Pratique de Rhumatologie, London, Mosby. , 1999
- Silva JA;Reumatologia Prática, Coimbra, Diagnóstico, 2004
Método de ensino
Os métodos de ensino-aprendizagem incluem aulas expositivas, apresentação e discussão de casos clínicos, aulas práticas laboratoriais e estudo independente.
Método de avaliação
A avaliação da unidade curricular é realizada através de um teste de escolha múltipla que tem uma ponderação de 100% para a classificação final. Para obter aprovação na unidade curricular, o estudante tem que obter uma nota igual ou superior a 9,5 valores na atividade de avaliação.