
Diagnóstico Diferencial e Exames Complementares de Diagnóstico
Código
MF15
Créditos
3
Professor responsável
Jaime Branco
Língua de ensino
Português/ Inglês
Objectivos
Com esta unidade curricular pretende-se que os estudantes aprofundem o seu conhecimento e compreensão acerca das diversas naturezas das doenças músculo-esqueléticas de forma a conseguir diferenciar situações inflamatórias, mecânico-degenerativas e dolorosas e a ter referenciais para discernir sobre as diversas necessidades terapêuticas das anteriores situações. Pretende-se ainda que os estudantes conheçam os principais Exames Complementares de Diagnóstico utilizados para estudar as doenças músculo-esqueléticas, e as principais indicações para os solicitar. Por fim, pretende-se que os estudantes saibam identificar as alterações mais significativas nos Exames Complementares de Diagnóstico e relacionar os seus resultados com a clínica das principais doenças músculo-esqueléticas.
Pré-requisitos
Ramo condições músculo-esqueléticas
Conteúdo
- Definição e etiologia das doenças reumáticas
- Repercussão da patologia reumática sobre o indivíduo
- Síndromas inflamatórios, mecânicos e puramente dolorosos. Diagnóstico diferencial
- Sinais de alerta para situações requerendo intervenção especializada
- Doenças sistémicas e loco-regionais
- Aferição da disfuncionalidade e das capacidades remanescentes.
- Exames complementares laboratoriais, suas indicações e "leitura"
- Exames complementares de imagem, suas indicações e "leitura"
- Outros ECD para o estudo das doenças músculo-esqueléticas, suas indicações e "leitura"
- Relação dos dados dos ECD com a clínica das principais doenças músculo-esqueléticas
- Aplicações práticas sobre a solicitação e apreciação dos ECD no seu contexto clínico.
Bibliografia
- Branco JC; Grandes síndromas em reumatologia, Lisboa, Lidel, 2006
- Branco JC;Avaliação Diagnostica em Reumatologia, Lisboa, Permanyer, 2000
- Hakim A e Clunie G;Oxford handbook of rheumatology, Oxford, Oxford University Press, 2003
- Buchanan WW, Ceulaer K, Balint GP;Clinical Examination of the Musculoskeletal System. Assessing Rheumatic Conditions, Baltimore: Williams and Wilkins, 1996
- Lipsky PE. ;Algorithms for the Diagnosis and Management of Musculoskeletal Complaints, Am J Med; 103 (6A), 1997
Método de ensino
Os métodos de ensino-aprendizagem incluem aulas expositivas, apresentação e discussão de casos clínicos, aulas práticas laboratoriais e estudo independente.
Método de avaliação
A avaliação da unidade curricular é realizada através de um teste de escolha múltipla que tem uma ponderação de 100% para a classificação final. Para obter aprovação na unidade curricular, o estudante tem que obter uma nota igual ou superior a 9,5 valores na atividade de avaliação.