NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Desenvolvimento de Competência em Estudos do Sono

Código

UC15_MC

Departamento

Área de Ensino de Cardiopneumologia da ESSCVP

Créditos

14

Professor responsável

Maria Cristina de Brito Eusébio Bárbara Prista Caetano

Língua de ensino

Português / Inglês

Objectivos

É objetivo central desta unidade curricular a preparação sólida, assente em bases teóricas aprofundadas, complementares às do curso de licenciatura, na área de especialização. Pretende-se que o estudante desenvolva as competências teóricas e teórico-práticas, que servem de base ao seu trabalho de projeto ou estágio clínico de especialização, sendo esta unidade curricular a percursora daqueles momentos chave do curso.

Assim, as principais competências a desenvolver são:

1. Adquirir conhecimentos teóricos aprofundados sobre os vários distúrbios respiratórios do sono, os métodos diagnósticos, sua interpretação e as várias modalidades terapêuticas utilizadas.

2. Adquirir conhecimentos que lhe permitam posteriormente conceptualizar um trabalho de projeto ou um trabalho de estágio, na área dos Estudos do Sono.

Pré-requisitos

Esta UC é exclusiva da respetiva área de especialização. Dada a natureza das aulas e sendo que os alunos são colocados em diferentes locais de prática clínica ou empresarial, estas aulas são ministradas individualmente a cada aluno. O número de docentes (tutores) depende do número de vagas para cada área de especialização.

Conteúdo

1. Conhecimentos sobre os vários distúrbios respiratórios do sono (ex: Síndrome de apneia obstrutiva e central do sono; Síndrome de obesidade hipoventilação).

2. Aprendizagem de polissonografia: procedimentos técnicos; estadiamento neurofisiológico (macro e microestrutura do sono) e respiratório.

3. Conceitos gerais sobre as várias modalidades terapêuticas dos distúrbios respiratórios do sono, com particular ênfase para os ventiladores de pressão positiva contínua, binível e servoventiladores: modo de funcionamento e sua parametrização; procedimentos para adaptação ao doente; interfaces e acessórios; monitorização da eficácia e da adesão ao tratamento.

4. Apresentação de casos clínicos numa vertente diagnóstica e terapêutica.

5. Introdução ao tema e desenho de estudo a desenvolver no trabalho de projeto/trabalho de estágio no âmbito dos Estudos do Sono.

Bibliografia

Harrison’s - Principles of Internal Medicine 17ª ed.

Comprehensive Respiratory Medicine. Richard K Albert, Stephen G Spiro, James R Jett. Mosby. 2nd Edition

Fishman`s - Pulmonary Diseases and Disorders 4th ed. 2008

Tratado de Pneumologia. MJ Marques Gomes e R Sotto-Mayor. 2003.

Sociedade Portuguesa de Pneumologia

http://www.sppneumologia.com

European Respiratory Society

http://www.ersnet.org/

British Thoracic Society

http://www.brit-thoracic.org.uk/

American Thoracic Society

http://www.thoracic.org/

American College of Chest Physicians

http://www.chestnet.org/

Asma brônquica

www.ginasthma.org

DPOC

www.goldcopd.com

Método de ensino

A metodologia a utilizar é a de Orientação Tutorial e de Trabalho de Campo. Neste regime, o estudante é acompanhado por um Docente, com grau de Doutor, de Mestre ou título de Especialista, o qual será o responsável por o orientar no estudo aprofundado dos temas constantes do conteúdo programático, indicando fontes de informação e estabelecendo um plano de trabalho. Será também solicitado um conjunto de trabalhos a efetuar e apresentar ao docente, sobre temas aprofundados. Esta fase de aquisição e aprofundamento de conhecimentos será complementada por trabalho de campo, em que o estudante terá oportunidade de se iniciar à prática da especialidade escolhida.

Simultaneamente, decorrerá o processo de escolha do tema do trabalho de projeto ou de estágio, cujo desenho será efetuado pelo estudante.

Método de avaliação

A avaliação será composta pelos diversos trabalhos de aprofundamento de conhecimentos, no mínimo de dois, e pelo desenho do estudo.

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