
Desenvolvimento de Competência em Estudos do Sono
Código
UC15_MC
Departamento
Área de Ensino de Cardiopneumologia da ESSCVP
Créditos
14
Professor responsável
Maria Cristina de Brito Eusébio Bárbara Prista Caetano
Língua de ensino
Português / Inglês
Objectivos
É objetivo central desta unidade curricular a preparação sólida, assente em bases teóricas aprofundadas, complementares às do curso de licenciatura, na área de especialização. Pretende-se que o estudante desenvolva as competências teóricas e teórico-práticas, que servem de base ao seu trabalho de projeto ou estágio clínico de especialização, sendo esta unidade curricular a percursora daqueles momentos chave do curso.
Assim, as principais competências a desenvolver são:
1. Adquirir conhecimentos teóricos aprofundados sobre os vários distúrbios respiratórios do sono, os métodos diagnósticos, sua interpretação e as várias modalidades terapêuticas utilizadas.
2. Adquirir conhecimentos que lhe permitam posteriormente conceptualizar um trabalho de projeto ou um trabalho de estágio, na área dos Estudos do Sono.
Pré-requisitos
Esta UC é exclusiva da respetiva área de especialização. Dada a natureza das aulas e sendo que os alunos são colocados em diferentes locais de prática clínica ou empresarial, estas aulas são ministradas individualmente a cada aluno. O número de docentes (tutores) depende do número de vagas para cada área de especialização.
Conteúdo
1. Conhecimentos sobre os vários distúrbios respiratórios do sono (ex: Síndrome de apneia obstrutiva e central do sono; Síndrome de obesidade hipoventilação).
2. Aprendizagem de polissonografia: procedimentos técnicos; estadiamento neurofisiológico (macro e microestrutura do sono) e respiratório.
3. Conceitos gerais sobre as várias modalidades terapêuticas dos distúrbios respiratórios do sono, com particular ênfase para os ventiladores de pressão positiva contínua, binível e servoventiladores: modo de funcionamento e sua parametrização; procedimentos para adaptação ao doente; interfaces e acessórios; monitorização da eficácia e da adesão ao tratamento.
4. Apresentação de casos clínicos numa vertente diagnóstica e terapêutica.
5. Introdução ao tema e desenho de estudo a desenvolver no trabalho de projeto/trabalho de estágio no âmbito dos Estudos do Sono.
Bibliografia
Harrisons - Principles of Internal Medicine 17ª ed.
Comprehensive Respiratory Medicine. Richard K Albert, Stephen G Spiro, James R Jett. Mosby. 2nd Edition
Fishman`s - Pulmonary Diseases and Disorders 4th ed. 2008
Tratado de Pneumologia. MJ Marques Gomes e R Sotto-Mayor. 2003.
Sociedade Portuguesa de Pneumologia
http://www.sppneumologia.com
European Respiratory Society
http://www.ersnet.org/
British Thoracic Society
http://www.brit-thoracic.org.uk/
American Thoracic Society
http://www.thoracic.org/
American College of Chest Physicians
http://www.chestnet.org/
Asma brônquica
www.ginasthma.org
DPOC
www.goldcopd.com
Método de ensino
A metodologia a utilizar é a de Orientação Tutorial e de Trabalho de Campo. Neste regime, o estudante é acompanhado por um Docente, com grau de Doutor, de Mestre ou título de Especialista, o qual será o responsável por o orientar no estudo aprofundado dos temas constantes do conteúdo programático, indicando fontes de informação e estabelecendo um plano de trabalho. Será também solicitado um conjunto de trabalhos a efetuar e apresentar ao docente, sobre temas aprofundados. Esta fase de aquisição e aprofundamento de conhecimentos será complementada por trabalho de campo, em que o estudante terá oportunidade de se iniciar à prática da especialidade escolhida.
Simultaneamente, decorrerá o processo de escolha do tema do trabalho de projeto ou de estágio, cujo desenho será efetuado pelo estudante.
Método de avaliação
A avaliação será composta pelos diversos trabalhos de aprofundamento de conhecimentos, no mínimo de dois, e pelo desenho do estudo.