NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Desenvolvimento de Competência em Fisiologia e Estudos da Função Respiratória

Código

UC16_MC

Departamento

Área de Ensino de Cardiopneumologia da ESSCVP

Créditos

14

Professor responsável

Liliana Bárbara Perestrelo de Andrade e Raposo

Língua de ensino

Português / Inglês

Objectivos

Pretende-se que o aluno desenvolva as competências teóricas e teórico-práticas, que sirvam de base ao seu trabalho de projeto ou estágio, sendo esta unidade curricular a percursora daqueles momentos do curso. É o objetivo central desta unidade, a preparação do aluno assente em bases teóricas aprofundadas, complementares às do curso de licenciatura, com vista ao desenvolvimento posterior de um trabalho de projeto ou de um estágio clínico de especialização.

Assim, as principais competências a adquirir são:

1. Adquirir conhecimentos teóricos aprofundados na área da Fisiologia e Função Respiratória;

2. Identificar, de forma detalhada, os procedimentos técnicos utilizados no âmbito da Fisiologia e Função Respiratória.

3. Desenhar um trabalho de projeto ou um trabalho de estágio, na área da Fisiologia e/ou função Respiratória.

Pré-requisitos

Esta UC é exclusiva da respetiva área de especialização. Dada a natureza das aulas e sendo que os alunos são colocados em diferentes locais de prática clínica ou empresarial, estas aulas são ministradas individualmente a cada aluno. O número de docentes (tutores) depende do número de vagas para cada área de especialização.

Conteúdo

1. Fisiologia Respiratória

2. Material e equipamento utilizado no estudo da função respiratória

3. Aprofundamento de conhecimentos sobre modelos de estudo da função respiratória:

a. Espirometria

b. Pletismografia Corporal Total

c. Transferência alvéolo- capilar pelo Monóxido de Carbono

d. Gasometria arterial

e. Provas de broncomotricidade

f. Oscilometria de Impulso

g. Óxido Nítrico exalado

h. Pressões Respiratórias Máximas

i. Pressão de Oclusão

4. Principais alterações ventilatórias e sua relação com as patologias mais comuns:

a. Obstrutiva

b. Restritiva

c. Mista

5. Noções sobre higiene e controlo da Infeção Hospitalar

Bibliografia

Ruppel, G., Manual of Pulmonary Function Testing, Sixt Edition, Mosby Year Book, 1994

Couto, A e Reis Ferreira, J.M., O diagnóstico Funcional Respiratório na prática clínica (Introdução à Fisiopatologia Respiratória), Calouste Gulbenkian, 1992

Couto, A. et al, Gases no sangue, Da fisiologia à clínica – Lidel, 2001

Rente, P. E Pimentel, T., A Patologia do Sono, Lidel, 2004

Couto, A. e Reis Ferreira, J.M., Estudo Funcional Respiratório (Bases fisiológicas e Aplicação na prática clínica) – Lidel, 2004

Cardoso, PC, Ferreira, JMR. Oscilometria de Impulso – Novo método de avaliação da função respiratória. Rev. Port. Pneumol 1998; IV (2) 175-205

American Thoracic Society/ European Respiratory Society.Recommendations for Standardized Procedures for the Measurement of Exhaled Lower Respiratory Nitric Oxide and Nasal Nitric Oxide, 2005.Am J RespirCrit Care Med 2005; 171: 912-930

Smith HJ, Reinhold P, Goldman MD. Forced oscillation technique and impulse oscillometry.EurRespir J 2005; 31: 72-105

Método de ensino

A metodologia a utilizar é a de Orientação Tutorial e de Trabalho de Campo. Neste regime, o estudante é acompanhado por um Docente, o qual será o responsável por o orientar no estudo aprofundado dos temas constantes do conteúdo programático, indicando fontes de informação e estabelecendo um plano de trabalho.

Serão também solicitados um conjunto de trabalhos a efetuar e apresentar ao docente, sobre temas aprofundados.

Simultaneamente, decorrerá o processo de escolha ou atribuição do tema do trabalho de projeto ou de estágio, cujo desenho terá de ser efetuado pelo estudante, para posterior realização do estudo.

Método de avaliação

A avaliação será composta pelos trabalhos de aprofundamento de conhecimentos e pelo desenho do estudo.

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