
Ciências da Educação (interuniversitário)
Ciclo
Terceiro ciclo
Grau
Doutor
Coordenador
Carlos Ceia; José Manuel Matos (FCT-UNL)
Data de abertura
Setembro de 2016
Número de vagas
20
Propinas
8 250 /total = 2 750 /anual*3
Horários
Pós-laboral
Objectivos educativos
O diploma de Estudos Avançados em Ciências da Educação é atribuído no final do 1.º ano de estudos (60 ECTS) aos estudantes que:
a) Demonstrem capacidade de compreensão sistemática de questões e problemáticas da investigação em ciências da educação;
b) Evidenciem o domínio de metodologias de investigação em educação:
c) Evidenciem o domínio de aprendizagem reflexiva, de análise crítica, de avaliação e de síntese de iedais novas e complexas;
d) Comuniquem com os pares, com a comunidade académica e com a sociedade em geral, sobre questões e problemáticas da educação, com clareza de ideias e argumentos, e contribuindo para o desenvolvimento da sociedade baseada no conhecimento.
Adicionalmente, o diploma de Doutor em Ciências da Educação será conferido após a escrita e defesa da tese de doutoramento aos estudantes que:
e) Realizem trabalho de investigação original que contribua para o alargamento das fronteiras do conhecimento e que parte do qual mereça divulgação nacional ou internacional em publicações com comité de selecção.
O Curso de Doutoramento em Ciências da Educação serve pois de curso de formação para os estudantes que pretendem realizar investigação original que conduza à tese de doutoramento, contribuindo para a formação de investigadores e de líderes de processos de inovação fundamentada na pesquisa científica e, ao mesmo tempo, para a formação de professores e outros profissionais da educação que desejam aprofundar conhecimentos em Ciências da Educação mas não pretendem prosseguir para a escrita da tese de doutoramento.
Condições de acesso
Para ingressar no ciclo de estudos de doutoramento,o candidato deve satisfazer as condições estabelecidas na legislação nacional e nos normativos da UNL/ISPA,respeitando pelo menos 1 das seguintes condições: -Possuir o grau de mestre,ou equivalente legal,sobretudo professores e educadores de todos os graus de ensino,técnicos de educação e formação, trabalhadores e educadores sociais e das áreas da saúde; -Possuir o grau de licenciado e ser detentor de um currículo académico ou científico especialmente relevante, reconhecido pelo Conselho Científico (CC) das instituições associadas; -Ser detentor de um currículo académico, científico ou profissional, reconhecido pelo CC das instituições associadas. Os candidatos são selecionados tendo em conta o currículo académico e científico;currículo profissional; entrevista; e 1 texto com máx. de 5 págs descrevendo o interesse científico, pessoal e/ou profissional. Consulte http://www.fct.unl.pt/ensino/curso/doutoramento-em-ciencias-da-educacao
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 3 anos / 6 semestres. O estudante deverá completar com sucesso 180 créditos.
O Curso de Doutoramento (60 ECTS), está centrado na aquisição de competências e saberes em quatro áreas:
a) A reflexão sobre os fenómenos educativos e as questões que lhes estão subjacentes;
b) A formação em metodologias de investigação em educação, que visa dar ferramentas conceptuais e operacionais para o estudo dos fenómenos educacionais;
c) A formação em duas temáticas, uma em cada semestre do 1.º ano, das especialidades do curso em oferta;
d) A escrita de uma monografia, orientada por um professor, e que pode revestir diversos formatos, de acordo com o regulamento.
Após o Curso de Doutoramento, o doutorando desenvolve um trabalho de investigação original (120 ECTS), no âmbito de uma das especialidades e enquadrado numa das linhas ou projetos de investigação de um dos centros de investigação envolvidos no presente programa de doutoramento.
Acesso a outros cursos
O doutoramento é uma qualificação final.
Regras de avaliação
O ciclo de estudos conducente ao grau de doutor integra a realização de um curso de doutoramento constituído por unidades curriculares dirigidas à formação para a investigação; a realização de uma tese original e especialmente elaborada para este fim, adequada à natureza do ramo de conhecimento ou da especialidade e que contribua para o alargamento das fronteiras do conhecimento. As unidades curriculares de tipo seminário são classificadas na escala numérica de 0-20. A classificação final do curso de doutoramento é expressa pelas fórmulas Aprovado ou Não Aprovado. Nos casos de aprovação, a classificação final do curso de doutoramento é expressa no intervalo 10-20 na escala numérica de 0-20, fazendo a média aritmética das classificações, na qual as unidades curriculares com 10 ECTS. A classificação final da tese é expressa pelas fórmulas de Aprovado ou Recusado por votação nominal justificada não sendo permitidas abstenções.
Estrutura
Obrigatória | ||
Código | Nome | Créditos |
73221101 | Metodologias de Investigação em Educação | 10 |
73221115 | Monografia | 20 |
73221100 | Questões e Problemáticas da Educação - 1. semestre | 10 |
Opção Condicionada 1 | ||
Código | Nome | Créditos |
Opções | ||
73221113 | Seminário da Especialidade de Administração e Liderança em Educação - 2. semestre | 10 |
73221107 | Seminário da Especialidade de Educação e Formação de Adultos - 2. semestre | 10 |
73221104 | Seminário da Especialidade de Educação, Sociedade e Desenvolvimento - 2. semestre | 10 |
73221111 | Seminário da Especialidade de Formação e Supervisão de Professores - 2. semestre | 10 |
73221110 | Seminário da Especialidade de Literacias e Educação | 10 |
73221114 | Seminário da Especialidade de Necessidades Educativas Especiais - 2. semestre | 10 |
73221106 | Seminário da Especialidade de Psicologia e Educação | 10 |
73221108 | Seminário da Especialidade de Tecnologias, Redes e Multimédia na Educação e Formação | 10 |
73221105 | Seminário da Especialidade de Teoria e Desenvolvimento Curricular - 2. semestre | 10 |
Os seminários de especialidade são também os seminários opcionais. O aluno tem obrigatoriamente de escolher um Seminário Opcional distinto do Seminário da Especialidade. |