
Ciências da Comunicação
Ciclo
Segundo ciclo
Grau
Mestre
Percursos
- Ciências da Comunicação - Área de Especialização em Estudos dos Media e de Jornalismo
- Ciências da Comunicação - Área de Especialização em Estudos Aprofundados de Ciências da Comunicação
- Ciências da Comunicação - Área de Especialização em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias
- Ciências da Comunicação - Área de Especialização em Comunicação Estratégica
- Ciências da Comunicação - Área de Especialização em Comunicação e Artes
- Ciências da Comunicação - Área de Especialização em Cinema e Televisão
Coordenador
Maria Lucília Marcos
Data de abertura
Setembro de 2016
Número de vagas
80
Propinas
1.º ano, 1ª vez - 1.100,00
Horários
Pós-laboral (a disponibilizar em http://www.fcsh.unl.pt/ensino/mestrados)
Objectivos educativos
1)Saber desenvolver e aprofundar os conhecimentos obtidos ao nível do 1º ciclo na área das Ciências da Comunicação como parte hoje essencial das Ciências Sociais e Humanas, entendendo a posição estratégica dos fenómenos comunicacionais nas sociedades contemporâneas;
Condições de acesso
1)Conforme o disposto no n.º 1 do artigo 17 do DL n.º 74/2006, republicado pelo DL 115/2013, de 7 de agosto. 2)Os candidatos que reúnam as condições de natureza académica e curricular expressas no número 1 do DL serão selecionados e seriados tendo em atenção os seguintes critérios: a) Classificação de licenciatura; b) Currículo académico e científico; c) Currículo profissional; d) Eventual entrevista.
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 3 semestres
Créditos totais: 93 créditos (60 em unidades curriculares + 33 na componente não letiva)
Modalidades de componente não letiva: Dissertação, Trabalho de Projeto ou Estágio com Relatório.
Acesso a outros cursos
Ciclo de estudos conducente ao grau de doutor . Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH.
Curso reconhecido para efeitos de progressão de carreira dos professores do(s) grupo(s) de recrutamento 200 e 240, como previsto no Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Regras de avaliação
1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias. 2) Ao diploma de pós-graduação é atribuída uma classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do diploma de pós-graduação é a média, por crédito, das classificações obtidas nas unidades curriculares em que o aluno realizou os 60 créditos da componente curricular do mestrado. Ao grau de mestre é atribuída a classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do grau de mestre será a média da classificação final da componente curricular do curso, com o peso de 40%, e da classificação atribuída à dissertação ou ao trabalho de projeto, com o peso de 60%.