Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Ciências da Educação

Ciclo

Segundo ciclo

Grau

Mestre

Coordenador

David Justino

Data de abertura

Setembro de 2016

Número de vagas

20

Propinas

1.º ano, 1ª vez - 1.100,00€

Horários

Pós-laboral (a disponibilizar em http://www.fcsh.unl.pt/ensino/mestrados)

Objectivos educativos

1) Adquirir conhecimentos aprofundados em áreas estruturantes das Ciências da Educação;
2) Capacidade de pesquisa, interpretação e análise da produção científica na área de Ciências da Educação;
3) Competências de diagnóstico de situações educativas problemáticas, tanto a nível político, como a nível pedagógico;
4) Capacidade de implementação de estratégias de intervenção em situações educativas problemáticas, relacionadas com o ponto anterior.

Condições de acesso

1)Conforme o disposto no n.º 1 do artigo 17 do DL n.º 74/2006, republicado pelo DL 115/2013, de 7 de agosto. 2)Os candidatos que reúnam as condições de natureza académica e curricular expressas no número 1 do presente artigo serão selecionados e seriados tendo em atenção os seguintes critérios: a) Classificação de licenciatura; b) Currículo académico e científico; c) Currículo profissional; d) Eventual entrevista.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 3 semestres
Créditos totais: 93 créditos (60 em unidades curriculares + 33 na componente não letiva)
Modalidades de componente não letiva: Dissertação, Trabalho de Projeto ou Estágio com Relatório.
Número de créditos em regime de opção livre: 10 créditos (o aluno pode realizar 10 créditos em regime de opção livre em unidades curriculares de nível pós-graduado da FCSH/NOVA, da UNL, ou de outras instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante protocolo.)

Acesso a outros cursos

Acesso a ciclos de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH/NOVA.

Curso reconhecido para efeitos de progressão de carreira dos professores do(s) grupo(s) de recrutamento 200, 300, 310, 320, 330, 340 e 350, como previsto no Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Regras de avaliação

Ao diploma de pós-graduação é atribuída uma classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do diploma de pós-graduação é a média, por crédito, das classificações obtidas nas unidades curriculares em que o aluno realizou os 60 créditos da componente curricular do mestrado. Ao grau de mestre é atribuída a classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do grau de mestre será a média da classificação final da componente curricular do curso, com o peso de 40%, e da classificação atribuída à dissertação, ou ao trabalho de projeto ou ao estágio com relatório, com o peso de 60%.

Estrutura

Obrigatória
Código Nome Créditos
722141040 Métodos em Ciências da Educação - 1. semestre 10
Opção Condicionada 1
Código Nome Créditos
Opções
722081040 Conhecimento, Educação e Sociedade - 2. semestre 10
722141061 Educação Comparada 10
722141037 Educação e Multiculturalismo - 1. semestre 10
722031072 Filosofia da Educação - 2. semestre 10
722031067 História e Políticas Educativas - 1. semestre 10
722141062 Psicologia da Educação - 1. semestre 10
Os alunos fazem no mínimo 40 créditos no conjunto destas unidades lectivas. Os alunos escolhem ainda 10 créditos de opção livre.
Opção Condicionada 2
Código Nome Créditos
Opções
722141049 Dissertação em Ciências da Educação 33
722141051 Estágio com Relatório em Ciências da Educação 33
722141050 Trabalho de Projecto em Ciências da Educação 33
Para a realização da componente não lectiva conducente ao grau de mestre, os alunos devem optar por uma das modalidades oferecidas.