
Gestão do Território
Ciclo
Segundo ciclo
Grau
Mestre
Percursos
- Gestão do Território - Área de Especialização em Território e Desenvolvimento
- Gestão do Território - Área de Especialização em Planeamento e Ordenamento do Território
- Gestão do Território - Área de Especialização em Deteção Remota e Sistemas de Informação Geográfica
- Gestão do Território - Área de Especialização em Ambiente e Recursos Naturais
Coordenador
Carlos Pereira da Silva
Data de abertura
Setembro de 2016
Número de vagas
40
Propinas
1.º ano, 1ª vez - 1.100,00
Horários
Pós-laboral (a disponibilizar em http://www.fcsh.unl.pt/ensino/mestrados)
Objectivos educativos
1)Aprofundar os conhecimentos teóricos e metodológicos do Ordenamento e Gestão do Território;
2)Aplicar metodologias e técnicas de análise espacial, diagnóstico e prospetiva;
3)Desenvolver modelos de análise espacial com recurso a Tecnologias e Sistemas de Informação Geográfica;
4)Ter capacidade científica e técnica especializada para elaborar instrumentos de desenvolvimento e de planeamento territorial e para compreender as repercussões das decisões técnicas e políticas no território;
5)Conduzir e desenvolver estudos e projetos nas áreas do Ambiente, Planeamento e Desenvolvimento Territorial, Deteção Remota e SIG, numa perspetiva integrada de Gestão do Território;
6)Avaliar, científica e tecnicamente, estudos e projetos nos domínios do Ambiente, Desenvolvimento, Ordenamento e Gestão do Território.
7)Aplicar conhecimentos e competências na resolução de questões novas e/ou complexas, em contextos multidisciplinares.
8)Ter capacidade para desenvolver aplicações originais e trabalhos de investigação.
9)Comunicar o conhecimento e o saber fazer nos domínios da Geografia e Gestão do Território a públicos diferenciados.
Condições de acesso
1)Conforme o disposto no n.º 1 do artigo 17 do DL n.º 74/2006, republicado pelo DL 115/2013,. 2)Os candidatos que reúnam as condições de natureza académica e curricular expressas no número 1 do presente artigo serão selecionados e seriados tendo em atenção os seguintes critérios: a) Classificação de licenciatura; b) Currículo académico e científico; c) Currículo profissional; d) Eventual entrevista.
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 2 anos/4 semestres
Créditos totais: 120 créditos (60 em unidades curriculares + 60 (55+5) na componente não letiva)
Modalidades de componente não letiva: Dissertação ou Trabalho de Projeto ou Estágio com Relatório.
O aluno realiza 50 créditos no conjunto das unidades letivas oferecidas. O aluno pode realizar ainda 10 créditos em regime de opção livre (em unidades curriculares de nível pós-graduado da FCSH, da UNL, ou de outras instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante protocolo).
No 3.º semestre o aluno realiza obrigatoriamente o Seminário de Metodologias em Gestão do Território (5 ECTS).
Acesso a outros cursos
Acesso a ciclos de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH/NOVA.
Curso reconhecido para efeitos de progressão de carreira dos professores do(s) grupo(s) de recrutamento 200, 420 e 520, como previsto no Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Regras de avaliação
Ao diploma de pós-graduação é atribuída uma classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do diploma de pós-graduação é a média, por crédito, das classificações obtidas nas unidades curriculares em que o aluno realizou os 60 créditos da componente curricular do mestrado. Ao grau de mestre é atribuída a classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do grau de mestre será a média da classificação final da componente curricular do curso, com o peso de 40%, e da classificação atribuída à dissertação, ou ao trabalho de projeto ou ao estágio com relatório, com o peso de 60%.