Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Ensino de Filosofia no Ensino Secundário

Ciclo

Segundo ciclo

Grau

Mestre

Coordenador

Luís Manuel Bernardo

Data de abertura

Setembro de 2016

Número de vagas

10

Propinas

1.º ano, 1ª vez - 1.100,00€

Horários

Regime misto, seminários em regime pós-laboral e P.E.S. em horário laboral. (a disponibilizar em http://www.fcsh.unl.pt/ensino/mestrados)

Objectivos educativos

- Compreensão das linhas orientadoras da política educativa nacional.
- Capacidade de aplicação dos fundamentos pedagógicos, das didáticas e das metodologias de investigação.
- Capacidade de adequação das práticas pedagógicas e didáticas à especificidade disciplinar, discente e
circunstancial.
- Capacidade de aplicação dos conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didáticos em atividades de ensino-aprendizagem.
- Capacidade de refletir sobre as implicações éticas, sociais e culturais do exercício da atividade docente, no contexto do mundo atual, da política educativa e da formação cívica.
- Competências de aprendizagem, formação e desenvolvimento profissionais contínuos.
- Desenvolvimento do saber filosófico adquirido e capacidade de o aplicar na orientação da actividade letiva.
- Capacidade de elaborar uma leitura consistente do Programa de Filosofia.
- Capacidade de planificar, de avaliar, de inovar no âmbito do processo de ensino-aprendizagem.

Condições de acesso

As regras sobre a admissão ao Mestrado em Ensino (Formação Inicial de Professores) da FCSH/NOVA, no cumprimento do artigo 17º do DL nº 79/2014, são as descritas na legislação nacional, articuladas com os seguintes critérios para a ordenação final dos candidatos: • Classificação de licenciatura (20%); • Currículo académico e científico (30%); • Currículo profissional (20%); • Prova escrita presencial (20%); • Entrevista (10%). A prova escrita presencial (obrigatória) consistirá na elaboração presencial de um texto, até 5 páginas, com a duração de 1 hora, em que o candidato fundamentará do ponto de vista científico e pedagógico a intenção e o enquadramento da sua candidatura, comprovando o domínio escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica (Art. 17º, 1, do DL n.º 79/2014). Os candidatos deverão possuir na sua formação o número de créditos, estipulado nos artigos 17.º e 18.º do DL 79/2014, na respetiva área da docência.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos totais: 120 créditos (70 em unidades curriculares + 50 na componente não letiva).
Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto na no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 50 créditos (45 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada e 5 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada).

Acesso a outros cursos

Ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH/NOVA.

Regras de avaliação

1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos relativos à componente curricular do mestrado tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respetivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores. 4) A obtenção dos 60 créditos da componente letiva do mestrado precede a inscrição para a realização da Prática de Ensino Supervisionada. 5) Para a avaliação da componente não letiva consulte-se o regulamento interno da componente não letiva dos cursos de mestrado em ensino da FCSH/NOVA.

Estrutura

Obrigatória
Código Nome Créditos
722031083 Didática da Filosofia I - 1. semestre 10
722031084 Didática da Filosofia II 10
722171259 Educação, Currículo e Multiculturalismo - 2. semestre 5
722031072 Filosofia da Educação - 2. semestre 10
722160059 Prática de Ensino Supervisionada em Filosofia - 1. semestre 45
722031069 Problemática do Ensino da Filosofia - 1. semestre 10
722171257 Psicologia Educacional - 1. semestre 10
722160057 Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada em Filosofia - 2. semestre 5
Opção Condicionada 1
Código Nome Créditos
Opções
722031042 Estética e Ontologia - 1. semestre 10
722031047 Filosofia do Direito e do Estado 10
722031032 Questões de Antropologia Filosófica - 1. semestre 10
722031043 Questões de Ética - 1. semestre 10
722031046 Questões de Filosofia do Conhecimento - 2. semestre 10
722031059 Questões de História da Filosofia - 1. semestre 10
722031054 Questões de Ontologia - 2. semestre 10
Os alunos realizam uma destas unidades curriculares.