
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Alemão
Ciclo
Segundo ciclo
Grau
Mestre
Este percurso é um perfil de
Data de abertura
Não abre em 2016-2017.
Número de vagas
Propinas
Horários
Regime misto, seminários em regime pós-laboral e P.E.S. em horário laboral. (a disponibilizar em http://www.fcsh.unl.pt/ensino/mestrados)
Objectivos educativos
1) Exercício autónomo da docência do Inglês e do Alemão, segundo as exigências programáticas, numa perspetiva de investigação e formação contínuas ao longo da sua futura prática profissional;
2) Capacidades de reflexão, análise e investigação do processo de ensino/aprendizagem destas disciplinas, conducentes a uma gestão adequada e inovadora das expetativas e das necessidades dos alunos dos níveis e ciclos abrangidos, nomeadamente nos domínios dos falar, ouvir, ler e escrever;
3) Competências pedagógicas da Formação de Professores do Inglês e do Alemão, aprofundando os conhecimentos científicos, tecnológicos, éticos e culturais e a sua aplicação prática;
4) Capacidade de reflexão linguística, de sistematização e aprofundamento dos conhecimentos sobre o funcionamento destas línguas, das suas gramática e sobre o modo de estruturação de textos/discursos, com vista a um domínio correto e adequado dos modos de expressão linguística, tanto oral como escrita;
5) Capacidade de reflexão sobre os textos literários, gerindo a relação entre cultura literária e literacia, no espaço e no tempo, com abertura aos novos modos de expressão e de criação, nomeadamente tecnológicos.
Condições de acesso
As regras sobre a admissão ao Mestrado em Ensino (Formação Inicial de Professores) da FCSH/NOVA, no cumprimento do artigo 17º do DL nº 79/2014, são as descritas na legislação nacional, articuladas com os seguintes critérios para a ordenação final dos candidatos: Classificação de licenciatura (20%); Currículo académico e científico (30%); Currículo profissional (20%); Prova escrita presencial (20%); Entrevista (10%). A prova escrita presencial (obrigatória) consistirá na elaboração presencial de um texto, até 5 páginas, com a duração de 1 hora, em que o candidato fundamentará do ponto de vista científico e pedagógico a intenção e o enquadramento da sua candidatura, comprovando o domínio escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica (Art. 17º, 1, do DL n.º 79/2014). Os candidatos deverão possuir na sua formação o número de créditos, estipulado nos artigos 17.º e 18.º do DL 79/2014, na respetiva área da docência.
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Acesso a outros cursos
Regras de avaliação
Estrutura
Obrigatória | ||
Código | Nome | Créditos |
722160024 | Didática do Alemão I | 10 |
722160025 | Didática do Alemão II | 5 |
722160022 | Didática do Inglês I - 1. semestre | 10 |
722160023 | Didática do Inglês II - 2. semestre | 5 |
722171259 | Educação, Currículo e Multiculturalismo - 2. semestre | 5 |
722160047 | Prática de Ensino Supervisionada em Inglês e Alemão | 45 |
722171257 | Psicologia Educacional - 1. semestre | 10 |
722171257 | Psicologia Educacional - 1. semestre | 10 |
722160039 | Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada em Inglês e Alemão | 5 |
722171258 | Sistemas Educativos e Culturas Escolares - 2. semestre | 5 |
Opção Condicionada 1 | ||
Código | Nome | Créditos |
Opções | ||
722121051 | Cruzamentos Culturais Luso-Britânicos - 1. semestre | 10 |
722121033 | Estudos Literários Ingleses - 1. semestre | 10 |
722121052 | Identidades Culturais Britânicas - 2. semestre | 10 |
722121050 | Imagem, Identidade e Realidade na Literatura Norte-Americana - 2. semestre | 10 |
722160026 | Inglês C2 - 2. semestre | 10 |
722121049 | Narrativas Literárias em Contextos Anglo-Portugueses | 10 |
722121053 | Representações Americanas: Identidade, Cultura e Artes - 1. semestre | 10 |
Os alunos escolhem uma destas unidades curriculares. |
Opção Condicionada 2 | ||
Código | Nome | Créditos |
Opções | ||
722160027 | Alemão C1 | 10 |
722101015 | Cultura Alemã - 1. semestre | 10 |
Os alunos escolhem uma destas unidades curriculares. |