
Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês
Ciclo
Segundo ciclo
Grau
Mestre
Percursos
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Inglês
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Francês
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Espanhol
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Alemão
Coordenador
Maria Antónia Coutinho
Data de abertura
Setembro de 2016
Número de vagas
20
Propinas
1.º ano, 1ª vez - 1.100,00
Horários
Regime misto, seminários em regime pós-laboral e P.E.S. em horário laboral. (a disponibilizar em http://www.fcsh.unl.pt/ensino/mestrados)
Objectivos educativos
- Conhecimento das linhas orientadoras da política educativa nacional, das didáticas e das metodologias de
investigação educacional;
- Capacidade de aplicação dos conhecimentos pedagógicos, didáticos e metodológicos a planos curriculares e práticas pedagógicas;
- Capacidade de adequação das práticas pedagógicas e didáticas às especificidades de disciplinas, níveis de
ensino, alunos e meios escolares;
- Capacidade de mobilização dos conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didáticos em atividades
de ensino-aprendizagem adequadas aos objetivos curriculares e programáticos, às especificidades dos alunos e dos meios escolares;
- Capacidade de refletir sobre as implicações éticas, sociais e culturais do exercício da atividade docente no
contexto do mundo contemporâneo, da política educativa nacional e da formação para a cidadania;
- Competências de aprendizagem e investigação mobilizáveis para a formação e o desenvolvimento profissionais ao longo da carreira.
Condições de acesso
As regras sobre a admissão ao Mestrado em Ensino (Formação Inicial de Professores) da FCSH/NOVA, no cumprimento do artigo 17º do DL nº 79/2014, são as descritas na legislação nacional, articuladas com os seguintes critérios para a ordenação final dos candidatos: Classificação de licenciatura (20%); Currículo académico e científico (30%); Currículo profissional (20%); Prova escrita presencial (20%); Entrevista (10%). A prova escrita presencial (obrigatória) consistirá na elaboração presencial de um texto, até 5 páginas, com a duração de 1 hora, em que o candidato fundamentará do ponto de vista científico e pedagógico a intenção e o enquadramento da sua candidatura, comprovando o domínio escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica (Art. 17º, 1, do DL n.º 79/2014). Os candidatos deverão possuir na sua formação o número de créditos, estipulado nos artigos 17.º e 18.º do DL 79/2014, na respetiva área da docência.
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos totais: 120 créditos (70 em unidades curriculares + 50 na componente não letiva).
Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto na no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 50 créditos (45 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada e 5 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada).
Acesso a outros cursos
Ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH/NOVA.
Regras de avaliação
1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos relativos à componente curricular do mestrado tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respetivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores. 4) A obtenção dos 60 créditos da componente letiva do mestrado precede a inscrição para a realização da Prática de Ensino Supervisionada. 5) Para a avaliação da componente não letiva consulte-se o regulamento interno da componente não letiva dos cursos de mestrado em ensino da FCSH/NOVA.