
Ensino de Geografia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Ciclo
Segundo ciclo
Grau
Mestre
Coordenador
Fernando Ribeiro Martins
Data de abertura
Setembro de 2016
Número de vagas
12
Propinas
1.º ano, 1ª vez - 1.100,00
Horários
Regime misto, seminários em regime pós-laboral e P.E.S. em horário laboral. (a disponibilizar em http://www.fcsh.unl.pt/ensino/mestrados)
Objectivos educativos
1) Conhecer as linhas orientadoras da política educativa nacional e sua evolução genérica;
2) Desenvolver a capacidade de adequação das práticas pedagógicas e didáticas à especificidade da área disciplinar, níveis de ensino, alunos e meios escolares;
3) Mobilizar e aplicar conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didáticos no desenvolvimento de atividades de ensino-aprendizagem colaborativas adequadas aos documentos curriculares mas, também, às especificidades dos alunos e meios escolares;
4) Aprofundar conhecimentos científicos, tecnológicos, éticos e culturais e aplicá-los na prática letiva;
5) Construir instrumentos didático-pedagógicos que permitam um desenvolvimento de competências e a aplicação adequada dos saberes;
6) Habilitar à fundamentação de juízos e opções didático-pedagógicas que tenham em consideração aspetos sociais, científicos e éticos relevantes para a docência da disciplina de Geografia no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário.
Condições de acesso
As regras sobre a admissão ao Mestrado em Ensino (Formação Inicial de Professores) da FCSH/NOVA, no cumprimento do artigo 17º do DL nº 79/2014, são as descritas na legislação nacional, articuladas com os seguintes critérios para a ordenação final dos candidatos: Classificação de licenciatura (20%); Currículo académico e científico (30%); Currículo profissional (20%); Prova escrita presencial (20%); Entrevista (10%). A prova escrita presencial (obrigatória) consistirá na elaboração presencial de um texto, até 5 páginas, com a duração de 1 hora, em que o candidato fundamentará do ponto de vista científico e pedagógico a intenção e o enquadramento da sua candidatura, comprovando o domínio escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica (Art. 17º, 1, do DL n.º 79/2014). Os candidatos deverão possuir na sua formação o número de créditos, estipulado nos artigos 17.º e 18.º do DL 79/2014, na respetiva área da docência.
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos totais: 120 créditos (70 em unidades curriculares + 50 na componente não letiva).
Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto na no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 50 créditos (45 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada e 5 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada).
Acesso a outros cursos
Ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH/NOVA.
Regras de avaliação
1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos relativos à componente curricular do mestrado tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respetivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores. 4) A obtenção dos 60 créditos da componente letiva do mestrado precede a inscrição para a realização da Prática de Ensino Supervisionada. 5) Para a avaliação da componente não letiva consulte-se o regulamento interno da componente não letiva dos cursos de mestrado em ensino da FCSH/NOVA.
Estrutura
Obrigatória | ||
Código | Nome | Créditos |
722160055 | Didática da Geografia I | 10 |
722160081 | Didática da Geografia II - 2. semestre | 10 |
722171259 | Educação, Currículo e Multiculturalismo - 2. semestre | 5 |
722160082 | Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Geografia | 45 |
722171257 | Psicologia Educacional - 1. semestre | 10 |
722160080 | Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino da Geografia - 1. semestre | 5 |
722171258 | Sistemas Educativos e Culturas Escolares - 2. semestre | 5 |
722160079 | Tecnologias no Ensino da Geografia - 1. semestre | 10 |
Opção Condicionada 1 | ||
Código | Nome | Créditos |
Opções | ||
722041025 | Ambiente e Mudanças Globais | 10 |
722041029 | Cartografia Digital e Design - 1. semestre | 10 |
722041077 | Catástrofes Ambientais e Sociedade | 10 |
722041080 | Degradação de Ecossistemas Mediterrâneos - 1. semestre | 10 |
722041034 | Desenvolvimento Regional e Local | 10 |
722041081 | Energia e Ambiente - 2. semestre | 10 |
722041047 | Geografia da Globalização | 10 |
722041085 | SIG e Ordenamento do Litoral - 2. semestre | 10 |
722041089 | Transportes e Mobilidade - 1. semestre | 10 |
Os estudantes realizam 20 créditos no conjunto destas unidades curriculares. |