
Ensino de Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Ciclo
Segundo ciclo
Grau
Mestre
Coordenador
Ana Gonçalves Matos
Data de abertura
Não abre em 2016/2017.
Número de vagas
20
Propinas
1.º ano, 1ª vez - 1.100,00
Horários
Regime misto, seminários em regime pós-laboral e P.E.S. em horário laboral. (a disponibilizar em http://www.fcsh.unl.pt/ensino/mestrados)
Objectivos educativos
-Compreender as linhas orientadoras da política educativa nacional e sua evolução;
-Compreender os fundamentos pedagógicos, didácticos e metodológicos de investigação educacional; -Adequar as práticas pedagógicas e didácticas à especificidade da área disciplinar, níveis de ensino, alunos e meios escolares, incluindo a adaptação a contextos multiculturais;
-Mobilizar e aplicar os conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didácticos adquiridos à produção de actividades de ensino-aprendizagem e avaliação adequadas aos objectivos programáticos, bem como às especificidades dos alunos e dos meios escolares;
-Reflectir sobre as implicações éticas, sociais e culturais da profissão, no contexto dos problemas do mundo contemporâneo e formação para a cidadania;
-Desenvolver competências de investigação para desenvolvimento profissional.
Condições de acesso
As regras sobre a admissão ao Mestrado em Ensino (Formação Inicial de Professores) da FCSH/NOVA, no cumprimento do artigo 17º do DL nº 79/2014, são as descritas na legislação nacional, articuladas com os seguintes critérios para a ordenação final dos candidatos: Classificação de licenciatura (20%); Currículo académico e científico (30%); Currículo profissional (20%); Prova escrita presencial (20%); Entrevista (10%). A prova escrita presencial (obrigatória) consistirá na elaboração presencial de um texto, até 5 páginas, com a duração de 1 hora, em que o candidato fundamentará do ponto de vista científico e pedagógico a intenção e o enquadramento da sua candidatura, comprovando o domínio escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica (Art. 17º, 1, do DL n.º 79/2014). Os candidatos deverão possuir na sua formação o número de créditos, estipulado nos artigos 17.º e 18.º do DL 79/2014, na respetiva área da docência.
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos totais: 120 créditos (70 em unidades curriculares + 50 na componente não letiva).
Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto na no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 50 créditos (45 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada e 5 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada).
Acesso a outros cursos
Ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH/NOVA.
Regras de avaliação
1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos relativos à componente curricular do mestrado tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respetivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores. 4) A obtenção dos 60 créditos da componente letiva do mestrado precede a inscrição para a realização da Prática de Ensino Supervisionada. 5) Para a avaliação da componente não letiva consulte-se o regulamento interno da componente não letiva dos cursos de mestrado em ensino da FCSH/NOVA.
Estrutura
Obrigatória | ||
Código | Nome | Créditos |
722160022 | Didática do Inglês I - 1. semestre | 10 |
722160023 | Didática do Inglês II - 2. semestre | 5 |
722171259 | Educação, Currículo e Multiculturalismo - 2. semestre | 5 |
722171273 | Ensinar Literatura | 5 |
722171272 | Língua e Educação Intercultural/Language and Intercultural Education - 1. semestre | 5 |
722171275 | Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Inglês no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário - 1. semestre | 45 |
722171257 | Psicologia Educacional - 1. semestre | 10 |
722171274 | Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário - 1. semestre | 5 |
722171258 | Sistemas Educativos e Culturas Escolares - 2. semestre | 5 |
722171271 | Tecnologia no Ensino de Inglês | 5 |
Opção Condicionada 1 | ||
Código | Nome | Créditos |
Opções | ||
722121051 | Cruzamentos Culturais Luso-Britânicos - 1. semestre | 10 |
722121033 | Estudos Literários Ingleses - 1. semestre | 10 |
722121052 | Identidades Culturais Britânicas - 2. semestre | 10 |
722121050 | Imagem, Identidade e Realidade na Literatura Norte-Americana - 2. semestre | 10 |
722160026 | Inglês C2 - 2. semestre | 10 |
722121049 | Narrativas Literárias em Contextos Anglo-Portugueses | 10 |
722121053 | Representações Americanas: Identidade, Cultura e Artes - 1. semestre | 10 |
Os alunos escolhem duas destas unidades curriculares. |