
Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário
Ciclo
Segundo ciclo
Grau
Mestre
Coordenador
Maria Antónia Coutinho
Data de abertura
Não abre em 2016-2017.
Número de vagas
6
Propinas
1.º ano, 1ª vez - 1.100,00
Horários
Regime misto, seminários em regime pós-laboral e P.E.S. em horário laboral. (a disponibilizar em http://www.fcsh.unl.pt/ensino/mestrados)
Objectivos educativos
O estudante deverá ser capaz de:
- Consolidar conhecimentos científicos fundamentais, na perspetiva do ensino do português e do latim;
- Equacionar a problemática dos métodos de ensino, em função dos programas em vigor, das novas
tecnologias e das mais recentes perspetivas pedagógicas;
- Familiarizar-se com metodologias adequadas ao ensino do português e do latim;
- Mobilizar e aplicar conhecimentos científicos, pedagógicos, didáticos e metodológicos à definição, gestão e avaliação de planos curriculares e de práticas pedagógicas específicas do ensino do português e do latim;
- Desenvolver o conhecimento dos alunos em contexto escolar, percecionando semelhanças e diferenças,
particularmente em termos das necessidades, comportamentos, motivações e níveis de aprendizagem;
- Desenvolver a planificação e a implementação de práticas pedagógico-didáticas inovadoras;
- Relacionar as componentes formativa, reflexiva e investigativa com a atividade de docência (português e latim).
Condições de acesso
As regras sobre a admissão ao Mestrado em Ensino (Formação Inicial de Professores) da FCSH/NOVA, no cumprimento do artigo 17º do DL nº 79/2014, são as descritas na legislação nacional, articuladas com os seguintes critérios para a ordenação final dos candidatos: Classificação de licenciatura (20%); Currículo académico e científico (30%); Currículo profissional (20%); Prova escrita presencial (20%); Entrevista (10%). A prova escrita presencial (obrigatória) consistirá na elaboração presencial de um texto, até 5 páginas, com a duração de 1 hora, em que o candidato fundamentará do ponto de vista científico e pedagógico a intenção e o enquadramento da sua candidatura, comprovando o domínio escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica (Art. 17º, 1, do DL n.º 79/2014). Os candidatos deverão possuir na sua formação o número de créditos, estipulado nos artigos 17.º e 18.º do DL 79/2014, na respetiva área da docência.
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos totais: 120 créditos (70 em unidades curriculares + 50 na componente não letiva).
Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto na no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 50 créditos (45 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada e 5 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada).
Acesso a outros cursos
Ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH/NOVA.
Regras de avaliação
1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos relativos à componente curricular do mestrado tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respetivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores. 4) A obtenção dos 60 créditos da componente letiva do mestrado precede a inscrição para a realização da Prática de Ensino Supervisionada. 5) Para a avaliação da componente não letiva consulte-se o regulamento interno da componente não letiva dos cursos de mestrado em ensino da FCSH/NOVA.
Estrutura
Obrigatória | ||
Código | Nome | Créditos |
722160083 | Didática do Latim I | 10 |
722160084 | Didática do Latim II | 5 |
722160033 | Didática do Português I - 1. semestre | 10 |
722160035 | Didática do Português II - 2. semestre | 5 |
722171259 | Educação, Currículo e Multiculturalismo - 2. semestre | 5 |
722160086 | Prática de Ensino Supervisionada Ensino Português 3.º Ciclo no Ensino Básico e Secundário e Latim no Ensino Secundário | 45 |
722171257 | Psicologia Educacional - 1. semestre | 10 |
722160085 | Seminário de Orientação da PES em Ensino de Português no 3.º Ciclo Ensino Básico e Secundário e Latim no Ensino Secundário | 5 |
722171258 | Sistemas Educativos e Culturas Escolares - 2. semestre | 5 |
Opção Condicionada 1 | ||
Código | Nome | Créditos |
Opções | ||
722131101 | Aquisição e Perturbações da Linguagem - 1. semestre | 10 |
722131102 | Desenvolvimento da Linguagem em Contextos Multilingues - 2. semestre | 10 |
722131084 | Gramática do Português e Ensino - 1. semestre | 10 |
722131077 | Teoria do Texto - 2. semestre | 10 |
O estudante realiza 10 ECTS deste conjunto de opções condicionadas disponíveis no ano letivo. |
Opção Condicionada 2 | ||
Código | Nome | Créditos |
Opções | ||
722091123 | Cânone Literário do Português - 2. semestre | 10 |
722091158 | Matrizes Clássicas da Cultura Portuguesa - 2. semestre | 10 |
722091124 | Temas de Cultura Portuguesa - 2. semestre | 10 |
722091126 | Temas de Literatura em Português - 2. semestre | 10 |
O estudante realiza 10 ECTS deste conjunto de opções condicionadas disponíveis no ano letivo. |