
Antropologia Portuguesa Contemporânea - 1. semestre
Código
711001014
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Antropologia
Créditos
6
Professor responsável
Paula Godinho
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
OA1. Conhecer, problematizar e utilizar os principais temas e paradigmas associados à Antropologia Portuguesa Contemporânea;
OA2. Desenvolver pensamento crítico na análise de realidades, processos e agentes sociais neste contexto, através da leitura crítica da
bibliografia;
OA3. Capacitar para trabalhar individualmente ou em equipa, e para comunicar oralmente e por escrito.;
OA4. Objetivar o saber pela participação em trabalhos de terreno
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
CP 1. Introdução: uma visão processual da antropologia portuguesa contemporânea.
CP2. Famílias e construções de género, vizinhanças e redes sociais.
CP3. Ruralidades e desruralização, comunitarismo e grupos sociais nos campos.
CP4. Ritualidades, novos ciclos festivos, expressividades urbanas
Bibliografia
BRITO, J. Pais de, coord. (1994) Fado: Vozes e Sombras, Lisboa, Museu Nacional de Etnologia.
BRITO, J. Pais de et al., coord. (1996) O Voo do Arado, Lisboa, Museu Nacional de Etnologia/IPM/MC.
COLE, Sally (1994) Mulheres da Praia o trabalho e a vida numa comunidade costeira, Lisboa, D. Quixote.
CORDEIRO, Graça I. (1997) Um lugar na cidade Quotidiano, memória e representação no bairro da Bica, Lisboa, D. Quixote.
GODINHO, Paula (2010) Festas de Inverno no Nordeste de Portugal - Património, mercantilização e aporias da cultura popular, Castro Verde, 100 Luz.
LEAL, João (2000) Etnografias Portuguesas (1870-1970), Lisboa, D. Quixote.
LIMA, Antónia P. (2003) Grandes Famílias, Grandes Empresas, Lisboa, D. Quixote.
OLIVEIRA, Ernesto Veiga de (1983) Festividades cíclicas em Portugal, Lisboa, D. Quixote.
PEREIRA, Benjamim, coord. (2006) Rituais de Inverno com máscaras, Bragança, Museu Abade de Baçal.
Método de ensino
As aulas dividem-se em aulas teóricas (apresentadas pela docente e convidados) e teórico-práticas, com debates a partir do visionamento de
filmes;
Ao longo do período lectivo, o/a estudante deverá desenvolver as suas capacidades de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação
escrita e oral, no âmbito desta UC, em conformidade com os objectivos de aprendizagem definidos.
Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME):
1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
2. Participativas, com análise de textos e filmes, seguidos de discussão
3. Activas, com realização de trabalho de terreno dirigido pela docente, apresentações individuais e de grupo
4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno
Método de avaliação
Avaliação: apresentação de um texto (25%), assiduidade e participação (15%) e um ensaio escrito (60%).