Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Antropologia Visual - 2. semestre

Código

711001017

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Antropologia

Créditos

6

Professor responsável

Catarina Alves Costa, Rodrigo Lacerda

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Abordar e definir o terreno dos usos da imagem em antropologia, estabelecendo relações com o documentário enquanto género cinematográfico, prática de investigação e produção de conhecimento na antropologia. 

b) Reflectir sobre questões da autenticidade, representação e ética no uso da imagem.
c) Desenvolver o olhar cinematográfico e antropológico na investigação e produção de conhecimento na antropologia.

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

1) Contextualização histórica do uso da imagem na antropologia.
2) História do documentário.
3) Usos da imagem na antropologia em Portugal.
4) Abordagens e questões contemporâneas do cinema na antropologia.
5) Reflexão estético-ética do uso da imagem na antropologia.

Bibliografia

BANKS, Marcus, Howard Morphy (eds), 1999 (1997) Rethinking Visual Anthropology. New Haven, London: Yale University Press.
BANKS, Marcus, Jay Ruby (eds), 2011, Made to Be Seen. Perspectives on the History of Visual Anthropology. Chicago, London: The University of Chicago Press

BARNOW, Eric, 1993 [1974], Documentary. A History of Non-fiction Film. New York: Oxford University Press.
HOCKINGS, Paul (ed.), 1975, Principles of Visual Anthropology, The Hague: Mouton. MACDOUGALL, David, 1998, Transcultural Cinema. Princeton, NJ: Princeton University Press.
MACDOUGALL, David, 2006, The Corporeal Image. Film, ethnography and the senses. Princenton, NJ: Princeton University Press.

RIBEIRO, José da Silva, 2004, Antropologia Visual. Da minúcia do olhar ao olhar distanciado. Lisboa: Edições Afrontamento.

ROSE, Gillian, 2012, Visual Methodologies. An Introduction to Researching with Visual Materials, London, Thousand Oaks, California, New Delhi, Sage Publications.

Método de ensino

As aulas são constituídas por apresentação teórica de uma problemática específica, visionamento de filmes relativos a esta e participação dos alunos na discussão. A meio de semestre, os alunos deverão fazer uma apresentação na aula de um trabalho teórico-prático.

Método de avaliação

10 % participação e assiduidade

40% trabalho teórico-prático de fotografia (10% proposta escrita; 30% apresentação e discussão oral do trabalho)
50% ensaio final (5 páginas) escrito em casa + mini teste curto escrito na aula

Cursos