
Teorias Sócio-Antropológicas - 2. semestre
Código
711001044
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Antropologia
Créditos
6
Professor responsável
Paula Godinho, Rui Mateus Pereira, Sónia Vespeira de Almeida
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Os estudantes adquirem conhecimentos sobre vários autores clássicos das ciências sociais e as suas teorias. A partir destas, são encorajados a reflectir sobre as condições e processos de emergência, reprodução, reinterpretação e transformação das teorias em ciências sociais, bem como acerca das diferentes perspectivas de abordagem da sociedade. Em contraponto, questionar o senso comum permite aos estudantes compreender a necessidade da reflexão e o debate de ideias na aquisição de conhecimentos. Trata-se de uma unidade basilar para outras UC´s e para o resto do curso.
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
A disciplina de Teorias Sócio-antropológicas é pensada para a formação de uma base teórica em ciências sociais. Autores basilares como Marx & Engels, Durkheim, Weber, Gramsci e os estruturalistas, são o ponto de partida para temas que são debatidos por autores mais recentes como Bourdieu, Foucault e Goffman.
Bibliografia
BOURDIEU, Pierre (1999[1998]) A Dominação Masculina, Oeiras: Celta Editora
DURKHEIM. Émile (1984[1901]) As Regras do Método Sociológico. (2ª Edição). Lisboa: Presença.
FOUCAULT, Michel. (1998[1975]) Os corpos dóceis. in Vigiar e Punir. Petrópolis: Editora Vozes.
GIDDENS, Anthony (2005[1972]) Capitalismo e Moderna Teoria Social, (6ª Edição), Lisboa: Editorial Presença
GOFFMAN, Erving. (1993[1959]) A Apresentação do Eu na Vida de Todos os Dias. Lisboa: Relógio dÁgua
MARX, Karl. (1975) [1852] O 18 brumário de Luis Bonaparte. Lisboa: Vento de Leste.
WEBER, Max. (1996[1905]). A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. (4ª Edição). Lisboa: Presença
Método de ensino
As aulas compõem-se de uma apresentação pela docente dos autores e respectivas obras e a sugestão de leituras que servem de base para a discussão. Encoraja-se o debate e o espírito crítico. Em termos quantitativos a parte expositiva corresponde a cerca de 50% das aulas.
Método de avaliação
Haverá 2 modelos de avaliação, em alternativa:
A) Avaliação periódica: no final de cada módulo haverá um teste (Total=3). Serão consideradas para avaliação as duas frequências com classificação mais elevada. Estas notas podem ser majoradas até cinco valores através dos relatórios das actividades realizadas, da assiduidade e da discussão dos textos propostos.
B) Frequência Global (sem consulta) a realizar no final do semestre lectivo (31 de Maio de 2017).
Exame final: 28 de Junho de 2017, às 14 horas
Todo o plágio implica anulação das provas.