
Método Etnográfico - 1. semestre
Código
711001048
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Antropologia
Créditos
6
Professor responsável
Sónia Vespeira de Almeida
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Desenvolver competências na construção de problemas de pesquisa antropologica
2. Conhecer as diferentes dimensões do método etnográfico
3. Desenvolver competências na recolha, análise de dados e na redacção dos resultados de pesquisa
4. Identificar e aplicar criticamente os métodos e técnicas de pesquisa a contextos empíricos distintos
5. Desenvolver exercícios de pesquisa em contextos familiares
Pré-requisitos
Recomenda-se frequência prévia da disciplina «Metodologia do Trabalho Científico».
Conteúdo
1. A magia do etnógrafo: uma introdução ao método etnográfico
2. A etnografia: caracterização, conceitos principais e a especificidade do conhecimento antropológico
3. O modelo cíclico de pesquisa antropológica
4. Ética na pesquisa antropológica
4.1. Identificação das principais questões éticas subjacentes à pesquisa antropológica
5. No terreno
5.1. A construção do terreno: escala de observação, acesso, escolha de informantes
5.2. Trabalho de campo e prática da observação-participante
5.3. Registo das observações: notas de campo, diário de campo, usos da imagem
5.4. Entrevistas: tipos de entrevistas, especificidade da entrevista etnográfica, procedimentos
5.6. Histórias de vida: recolha e análise dos materiais biográficos
6. Análise dos dados etnográficos e apresentação dos resultados da investigação
6.1. Construção de categorias de análise
6.2. Escrever a etnografia
6.3. O antropólogo e a audiência
Bibliografia
BEAUD, S.; WEBER, F., 2007 [1997], Guide de lenquete de terrain. Produire et analyser des données ethnographiques, Paris, La Découverte.
BURGESS, R., 1982, Field Research: A Sourcebook and Field Manual, Londres, Allen & Unwin SCHENSUL, J. e LECOMPTE, M. (eds), 1999
Ethnographer´s Toolkit (vol.2: Essential Ethnographic Methods: Observations, Interviews, and Questionnaires). California, London, Altamira
Press.
MADDEN, R., 2012, Being Ethnographic. A Guide to the theory and Practice of Ethnography, Los Angels, California, New Dehli, Singapore, Sage
ROBEN, A.C.G.M.; SLUKA, J. A. (eds), 2008, Ethnographic Fieldwork. An Anthropological Reader, Malden, Blackwell Publishing
SPRADLEY, J. P., 1980, Participant Observation, EUA, Harcourt Brace College Publishers.A preencher pelo docente responsável
Método de ensino
A unidade curricular encontra-se organizada em três tipos de aulas:
1. Aulas expositivas por parte da docente
2. Aulas práticas organizadas em torno da preparação do exercício final de pesquisa
3. Seminários centralizados no debate de textos previamente seleccionados sobre as diferentes dimensões do método etnográfico.
Método de avaliação
Avaliação
40% - Exercício de pesquisa etnográfica a realizar por grupos de estudantes
40% - Prova escrita global, sem consulta
10% - Comentário escrito a um dos textos porpostos para o seminário
10% - Presença regular nas aulas, participação nas aulas teóricas, nos seminários e nos exercícios realizados nas aulas práticas.