Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Primatologia

Código

711001057

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Antropologia

Créditos

6

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

O objectivo deste curso é familiarizar os alunos com a variabilidade dentro da Ordem dos Primatas, usando sempre uma perspectiva evolutiva. O conteúdo deste curso está estruturado à volta de toda o Ordem Primatas, isto é, será usada a taxonomia para organizar os conteúdos temáticos e a sua sequência ao longo do curso. Exemplos específicos de espécies serão usados com o objectivo de criar uma visão mais detalhada da variabilidade da história natural dentro da ordem. Serão abordados tópicos como anatomia, distribuição, adaptação, características morfológicas, e comportamento de vários grupos de primatas. Sempre que possível serão abordados alguns exemplos dentro dos seguintes temas gerais: reprodução e desenvolvimento, comunicação, manipulação, uso de ferramentas e aprendizagem.

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

Introdução à Primatologia: Importância dos estudos com primatas; O que é um primata; Taxonomia dos primatas vivos; Distribuição geográfica e Habitat.
Ecologia dos Primatas: Dieta, Distribuição dos alimentos e Padrões de distribuição; Procura do alimento e predação.
Locomoção.
Sistemas de acasalamento dos Primatas: estratégias reprodutivas dos primatas; sociabilidade dos primatas; custos e benefícios de viver em grupo; organização social; selecção sexual.
Histórias de vida: reprodução nos primatas; estratégias R e K.
Primatas Juvenis e Jogo.
Cognição e inteligência dos primatas: modelos para a evolução da inteligência; conhecimento social e ecológico; “Teoria da Mente”; ferramentas e ferramentas sociais; aprendizagem e transmissão cultural.
Evolução dos primatas: Omomídeos e Adapídeos; os primeiros antropóides; a emergência dos Hominóides; a radiação dos Hominóides.

Bibliografia

Boyd, R. & Silk, J. B., 2003. How humans evolved. 3rd Ed. London, W.W. Norton.
Conroy, G. C., 1990. Primate evolution. London, W. W. Norton.
Caldecott, J. & Miles L. (eds.), 2005. World Atlas of Great Apes and their Conservation. Prepared at the UNEP World Conservation Monitoring Centre. University of California Press, Berkeley, USA.
Goodall. J.. 1986. The Chimpanzees of Gombe Pattems of Behavior. Combridge, The Belknap Press of Harvard University Press.
Kormos, R. & Boesch, C. (eds), 2003. West African chimpanzees: status survey and conservation action plan. Cambridge, Switzerland IUCN Gland.
Matsuzawa, T. (ed.), 2001.Primate origins of human cognition and behaviour. Tokyo, Springer-Verlag.
McGrew, W. C., Marchant. L F. & Nishida. T. (eds.), 1998. Great Ape Societies. Cambridge, Cambridge University Press.
Rowe, N., 1999. The pictorial guide to the living primates. New York, Pogonias Press.
Smuts, B., 1987. Primate Societies. Chicago. Chicago University Press.

Método de ensino

O funcionamento da disciplina será em dois tempos:
a) parte das aulas serão de carácter expositivo por parte do docente, permitindo contudo discussão de alguns temas com os alunos.
b) algumas aulas funcionarão em regime de seminário (discussão de temas com base em artigos científicos) ou serão centradas na apresentação de trabalhos/temas pelos alunos.

Método de avaliação

Avaliação adoptada será o regime de “Avaliação sem exame” e terá por base um trabalho escrito de pesquisa bibliográfica sobre um tema à escolha de entre os conteúdos programáticos da disciplina. A avaliação é efectuada de acordo com os seguintes critérios:
1) Trabalho escrito com apresentação oral;
2) Participação nas discussões em aula.

Cursos