
Contextos Etnográficos (norte-americanos)
Código
711001066
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Antropologia
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
A u.c. tem como objetivo principal introduzir os estudantes a algumas linhas de força da realidade etnográfica e histórica do continente norte-americano, em particular na vertente norte-ameríndia e suas relações coloniais. Seguindo uma linha de análise que dá conta do saber etnográfico acumulado em arquivo, é desenvolvido o conhecimento do lugar primacial da tradição americanista na composição da Antropologia. A u.c. estimula a aptidão dos estudantes para pôr em diálogo alguns dos clássicos da etnografia norte-americana de \"salvação\" e de \"aculturação\" e as abordagens contemporâneas e cria competências analíticas e interpretativas através um enfoque mais aprofundado e diacrónico sobre alguns temas e contextos. A abordagem proposta incentiva a articulação, pelos estudantes, entre a decifração dos debates teóricos e o exame de etnografias particularmente significativas e de diferentes épocas, fazendo pontes para a observação de contextos norte-ameríndios da atualidade.
Pré-requisitos
n.a.
Conteúdo
MÓDULO I: A TRADIÇÃO ETNOGRÁFICA AMERICANISTA: ALCANCE E LIMITES
1. Recordando Franz Boas: o \"fracasso\" da Jesup North Pacific Expedition
2. O problema das \"áreas culturais\": da autocrítica à crítica pós-boasiana
3. O mito da Frontier e o dossiê da difusão do cavalo
MÓDULO II: DANÇA DO SOL: PROIBIÇÃO, SALVAÇÃO, REINVENÇÃO
1. James Walker em Pine Ridge: a redescoberta contemporânea de um clássico
2. Clyde Holler e a crítica das etnografias missionárias do século XX
3. A dança contemporânea, de Black Elk a Fools Crow
MÓDULO III: O LABIRINTO COLONIAL DA DANÇA DOS ESPÍRITOS
1. «All is gone»: a etnografia visionária de James Mooney
2. A polícia índia em contexto Lakota
3. Transformações antropológicas do \"messias do Nevada\"
4. Os Mórmones e os \"Lamanitas\": religião, academia e poder
5. O massacre de Wounded Knee, de 1890 ao American Indian Movement
MÓDULO IV: A CONTROVÉRSIA DA DANÇA DO PROFETA
1. A Antropologia difusionista de Leslie Spier: etnografia e arquivo
2. América em transe: os Shakers do estreito de Puget
Bibliografia
Darnell, Regna. 2001. Invisible Genealogies. A History of Americanist Anthropology. Lincoln: University of Nebraska Press
Gonzalez, Mario e Elizabeth Cook-Lynn. 1998. The Politics of Hallowed Ground: Wounded Knee and the Struggle for Indian Sovereignty. Urbana: University of Illinois Press
Hittman, Michael. 1997 [1990]. Wovoka and the Ghost Dance. Lincoln, London: University of Nebraska Press
Holler, Clyde. 1995. Black Elk´s Religion. The Sun Dance and Lakota Catholicism. New York: Syracuse University Press
Krupnik, Ignor e William W. Fitzhugh. (eds.). 2001. Gateways: Exploring the Legacy of the Jesup North Pacific Expedition, 1897-1902. Washington D.C.: National Museum of Natural History
Mails, Thomas E. 1978. Sundancing at Rosebud and Pine Ridge. Sioux Falls: Center for Western Studies, Augustana College
Nichols, David Andrew. 2008. Red Gentleman and White Savages: Indians, Federalists and the Search for Order on the American Frontier. Charlottesville: University of Virginia Press
Método de ensino
A u.c. segue uma metodologia teórico-prática, com uma primeira componente expositiva das ideias-chaves de cada ponto curricular por parte do docente, com recurso a diaporamas com citações de textos etnográficos e históricos, bem como imagens selecionadas, e em modo aberto de permanente interação com os estudantes, através de questões, comentários e intervenções livres. Num segundo momento, que pode interpenetrar a componente expositiva, os estudantes são convidados a analisar em pormenor, por meio de discussão coletiva, determinadas passagens ou outros conteúdos que permitem aprofundar a matéria sinteticamente exposta, e a realizar pequenos exercícios de análise e interpretação em grupo. Uma terceira componente é constituída pela realização de debates sobre a matéria lecionada.
Método de avaliação
A avaliação é constituída por duas provas escritas e pela realização de pequenos exercícios em aula, sendo que os estudantes podem optar por uma modalidade alternativa de avaliação com uma prova escrita global.