
Laboratório de Antropologia - 1. semestre
Código
711001067
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Antropologia
Créditos
6
Professor responsável
Amélia Frazão Moreira, Sónia Vespeira de Almeida
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
A unidade curricular pretende posicionar os estudantes finalistas de Antropologia nas múltiplas configurações e perspetivas da disciplina, no âmbito da profissionalização, da investigação e da participação na esfera pública. Pretende-se nomeadamente que os estudantes:
a) adquiram familiaridade com áreas temáticas e pesquisas desenvolvidas nos 2.º e 3.º ciclos em Antropologia, mediante partilha de experiências por parte de diferentes investigadores;
b) desenvolvam conhecimentos sobre as tendências de pesquisa e as atividades desenvolvidas pelos centros de investigação em Antropologia, com recurso a casos concretos;
c) experimentem uma aproximação a experiências profissionais desenvolvidas em instituições públicas e privadas, tais como autarquias, ONGs humanitárias e de ajuda ao desenvolvimento, museus e instituições da cultura, do património e do turismo, etc.
Pré-requisitos
n.a.
Conteúdo
1. Ser antropólogo, fazer Antropologia
2. Investigação em Antropologia
2.1. Tendências e problemáticas contemporâneas
2.2. Centros de Investigação em Antropologia
2.3. As revistas científicas de Antropologia
3. Experiências profissionais em Antropologia: patrimónios, direitos, diversidades
3.1. Transferências do conhecimento antropológico
3.2. Organizações governamentais
3.3. Organizações não-governamentais
Bibliografia
Angrosino & McCurdy et al. 2005. The Cultural Experience: Ethnography in Complex Society. Long Grove: Waveland Press
Barley, Nigel. 2000 [1983]. The Innocent Anthropologist: Notes from a Mud Hut. Long Grove: Waveland Press
Behar, Ruth. 1996. The Vulnerable Observer. Boston: Beacon Press
Crane, Julia e Angrosino, V. 1992. Field Projects in Anthropology: A Student Handbook.Long Grove: Waveland Press
Eriksen, Thomas Hylland. 2006. Engaging Anthropology. The Case for a Public Presence. New York : Berg.
Ervin, Alexander. 2005 [2000]. Applied Anthropology. Tools and Perspectives for Contemporary Practice. Boston, New York, San Francisco: Pearson.
Mosse, David. 2011. Adventures in Aidland: The Anthropology of Professionals in International Development. Oxford, New York: Berghahn Books
Pink, Sarah. 2006. Applications of Anthropology: Professional Anthropology in the Twenty-first century. Oxford, New York: Berghahn Books
Strang, Veronica. 2009. What Anthropologists do. New York: Berg
Van Maanen, John. 2011 [2008]. Tales of the Field: On Writing Ethnography (2nd Ed), Chicago: University of Chicago Press
Método de ensino
A U.C. é orientada segundo uma metodologia teórico-prática, motivando a interação com os estudantes e o debate em torno de ideias-chave e estudos casos relativos aos diferentes conteúdos programáticos. A U.C. contempla, em paralelo, uma componente de seminário, organizado sob a forma de exposições por participantes convidados, no âmbito da investigação, da atividade profissional e do ensino/formação.
Método de avaliação
A avaliação é constituída por uma prova escrita (40% da nota final) e por um ensaio (60% da nota final), com um máximo de 10 páginas (incluindo bibliografia) sobre um mínimo de três sessões realizadas por antropólogos convidados.