Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Antropologia das Migrações

Código

711001069

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Antropologia

Créditos

6

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

Esta unidade curricular (u.c) tem como objectivo fornecer os instrumentos teóricos básicos para o estudo das migrações contemporâneas, privilegiando a perspectiva antropológica. Ao longo do semestre abordar-se-ão temas como transnacionalismos, diásporas, produção lugares, cidadania e regimes imigratórios, nacionalismos de longa distância, regimes de deportação e produção de fronteiras, circulação de objectos e alimentos, autoctonia e alóctonia, entre outros. No final da u.c., o aluno estará familiarizado com os principais autores a trabalhar nesta área de pesquisa, com os respectivos debates teóricos, mas também com diversos contextos etnográficos (incluindo imigração em Portugal e emigração portuguesa).

Pré-requisitos

n.a.

Conteúdo

- Das teorias da modernização à transnacionalidade: uma história das abordagens antropológicas às migrações
- As migrações em Chicago e em Yucatan: criatividade cultural, ecologia e o continuum rural-urbano
- (Des)tribalização, (des)urbanização e migrações laborais: continuidades e mudança social
- Teorias da dependência e a economia política das migrações
- Transnacionalismos e diásporas
- Geografias nacionais e o “lugar” dos refugiados
- Estudar migrações: dilemas metodológicos e especificidade das fontes
- Fronteiras, margens e deportabilidades
- Nacionalismos de longa distância e as políticas do passado
- Famílias e unidades domésticas translocais
- O género das migrações
- Trânsitos materiais
- Espaços rituais transnacionais
- Paisagens alimentares ou a produção de familiaridades e alteridades
- Em busca de “raízes”
- Multi-culturalismos
- Diásporas, migrações e lugares de pertença
- Cidadania cultural, subjectividades e imigração
- Super-diversidades

Bibliografia

Brettell, C, (2000), “Theorizing migration in Anthropology. The Cultural, Social and Phenomenological Dimensions of Movement”, in C. Brettell and J. F. Hollifield (eds.), Migration Theory, Londres, Routledge, pp. 148-197.
Brettell, C. (2008) “Introduction. Race, Ethnicity, and the Construction of Immigrant Identities”, in C. Brettell (ed) Constructing Borders / Crossing Boundaries. Race, Ethnicity, and Immigration, Lanham, Boulder, New York, Toronto, Plymouth, UK: Lexington Books, pp. 1-23.
Brubaker, R. (2015) Grounds For Difference. Cambridge, Massachusetts, London, England: Harvard University Press.
Braziel, J.; Mannur, A. (2010) Theorizing diaspora. Malden: Blackwell.
Schiller, N. G.; Basch, L.; Blanc, C. S. (1995) “From Immigrant to Transmigrant: Theorizing Transnational Migration”, Anthropological Quarterly, vol. 68, nº 1, pp. 48-63.
Vertovec, S. (2007) “Introduction: New directions in the anthropology of migration and multiculturalism”, Ethnic and Racial Studies, 30 (6), 961-978

Método de ensino

As aulas serão organizadas em: a) sessões expositivas de carácter teórico; b) sessões de discussão colectiva em torno de textos e de materiais visuais (documentário etnográfico, fotografia, multimédia, etc.); c) exercícios de exploração de materiais empíricos trazidos pelos docentes.

Método de avaliação

1 – Apresentação oral de 1 texto do programa em aula (20%).
2 – Trabalho escrito (máx. 10 págs.) apresentado em aula (30%) sobre um dos pontos do programa - entrega dos trabalhos a 23 de Maio;
As apresentações orais de textos e dos trabalhos serão agendadas para os 20 minutos finais de cada aula.
3 - Teste escrito presencial, sem consulta, que incidirá sobre toda a matéria leccionada e os textos apresentados em aula pelos colegas (50%) – 26 Maio
4 – Exame – 23 Junho

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