
Sistémica e Modelos da Informação - 1. e 2. semestre
Código
711011043
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
6
Professor responsável
Graça Rocha Simões, Graça Rocha Simões
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Objectivos
O objectivo fundamental da disciplina é o de conferir competências (sistémicas e instrumentais) que permitam assimilar a relevância dos contributos das teorias da informação, dos sistemas e da cibernética (e de modo geral das ciências «duras») para a compreensão do fenómeno comunicacional, nas suas vertentes técnica, interpessoal, grupal e societal.
O aluno deverá:
a) Possuir um elevado grau de familiarização com os mais importantes precursores, modelos e teorias formais que têm a informação como conceito central;
b) Possuir um elevado grau de familiarização com os mais recentes desenvolvimentos derivados dos do ponto anterior;
c) Ser capaz de reflectir sobre a aplicabilidade dos conceitos, modelos e teorias anteriormente analisados ao estudo da comunicação humana (interindividual, grupal e social).
Pré-requisitos
n.a
Conteúdo
1.A Teoria Matemática da Comunicação (Claude Shannon and Warren Weaver).
2.Noções básicas da Cibernética (Norbert Wiener).
3.A Teoria dos Sistemas (Ludwig von Bertalanffy)
4. Classificação e descrição de sistemas
5. A abordagem e o pensamento sistémico: aplicabilidade e limites.
6.Sobre redes e complexidade.
7.O computador e a mente humana: a questão da Inteligência Artificial.
8.Ciências Sociais e sistémica: aplicabilidade das teorias sistémicas à complexidade social.
Bibliografia
Bertalanffy, Ludwig von (2006). Teoria Geral dos Sistemas. Petrópolis: Editora Vozes.(1968)
Capra, Fritjof (1996). The Web of Life - A New Synthesis of Mind and Matter. Hammersmith, London: HarperCollins
Gleick, James (2012). Informação Uma história, uma teoria, um dilúvio. Lisboa: Temas e Debates/Círculo Leitores
Kast, Fremont E. and Rosenzweig, James E. (1985). Organization & Management - A Systems and Contingency Approach. NY: McGraw Hill Book Company
Luhmann, Niklas (2009). Introdução à Teoria dos Sistemas Aulas publicadas por Javier Torres Nafarrate. Petrópolis: Editora Vozes.
Silva, Porfírio (2007). A Cibernética Onde os reinos fundem. Lisboa: Edições quasi.
Parsons, Talcott (1974). O Sistema das Sociedades Modernas. São Paulo: Livraria Pione
Weaver, Warren e Shannon, Claude E. (1963). The Mathematical Theory of Communication. University of Illinois Press. (1949)
Wiener, Norbert (1984). Cibernética e Sociedade: O Uso Humano de Seres Humanos. São Paulo: Cultrix. (1951)
Método de ensino
O método de ensino é, no essencial, expositivo (70%) mas será dada especial importância, sempre que possível, ao uso da internet (30%) para sublinhar ou esclarecer teorias e conceitos.
Ensino presencial.
Método de avaliação
- Um trabalho (2000 - 2500 palavras) sobre tema a escolher em cada ano lectivo, de entre lista de temas definidos pela docente, entregue em papel e com apresentação em aula. A data de entrega do trabalho é definida semestre a semestre (50% da nota final).
- Um elemento de avaliação escrita presencial com duração de 60 minutos (frequência). A frequência realiza-se em data a definir semestre a semestre (50% da nota final).